“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Série "Meu Livrinho de Religião" Livro 2: A PESSOA DE DEUS


Estou Aprendendo Sobre...
 
 
A Pessoa de Deus

 
Livro 2 - Aprendendo sobre
A Pessoa de Deus
 
Série "Meu Livrinho de Religião"
 
Por: Karis B. G. Anglada Davis
Professor: _________________
Aluno(a): _________________

 
 

LIVRO 2 - A Pessoa de Deus

Tema: A Trindade, O Ser de Deus, e o Caráter de Deus.

Versículo para Memorizar:

I Timóteo 1:17
"Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!"

Perguntas sobre a Pessoa de Deus no Catecismo para Crianças



P. 6– Existe mais de um Deus?
R. Existe somente um Deus.

 P. 7– Em quantas pessoas existe esse único Deus?
R. Em três pessoas.

 P. 8 – Quem são elas?
R. O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

P. 9 – Quem é Deus?
R. Deus é um espírito e não possui um corpo como os homens.

 P. 10 – Onde está Deus?
R. Deus está em toda parte.

P. 11 – Você pode ver Deus?
R. Não. Eu não posso vê-lO, mas Deus sempre me vê.

P. 12 – Deus sabe de todas as coisas?
R. Sim. Nada pode ser escondido de Deus.

P. 13 – Deus pode fazer tudo?
R. Sim. Deus pode fazer toda a Sua santa vontade.

 






 
UM SÓ DEUS

 
 A Bíblia nos diz que só existe um Deus verdadeiro (Leia Deuteronômio 6:4) Todas as outras pessoas ou imagens que as pessoas chamam de deus, podem ser os deuses deles, mas são ídolos falsos, não são o Deus verdadeiro que encontramos na Bíblia.
Deus é Espírito, não possui um corpo como nós, e por isso nós não podemos vê-lO. Mas isso não quer dizer que Deus não é real e verdadeiro. Há muitas coisas que existem de verdade, mas que nós não podemos ver, nem tocar. Por exemplo, o calor, o medo, a dor. (João 4:24; I Timóteo 1:17; Deuteronômio 4:15)

Os nomes de Deus na Bíblia nos revelam um pouco sobre quem Deus é: Deus é chamado também de o Senhor, o Todo-Poderoso, o Rei dos Reis.

A TRINDADE


Existe só um Deus verdadeiro, mas existem três pessoas nesse único Deus. Essas três pessoas não são três deuses, mas um só Deus. As três pessoas da Trindade são: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. (Mateus 28:19; I João 5:7; Gênesis 1:26ª)
Cada pessoa da Trindade é diferente e distinta uma da outra, e às vezes fazem trabalhos diferentes. Por exemplo, foi Deus Pai quem escolheu desde a eternidade aqueles que seriam os seus eleitos. A Pessoa da Trindade que veio a esse mundo com corpo humano foi Deus Filho, Jesus. E no dia de pentecoste foi Deus Espírito Santo que desceu sobre os crentes em forma de chama de fogo.

Isso é um mistério para nós. Não podemos entender como é que podem existir três pessoas, que fazem e dizem coisas diferentes uma da outra, mas que formam apenas um único Deus. Mas sabemos que isso é verdade pois Deus nos diz isso na Bíblia. (II Coríntios 13:14; I Pedro 1:2)

Abra a sua Bíblia: Na História do Batismo de Jesus que lemos em Mateus 3:13-17 nós encontramos as três pessoas da Trindade fazendo ou dizendo alguma coisa diferente da outra. O que Deus Pai está fazendo e falando? O que Jesus está fazendo? O que o Espírito Santo está fazendo?

QUALIDADES DO SER DE DEUS


Quem é Deus? Como Ele é? Como é a Sua Pessoa? Quais são as suas características?  Deus não tem características ruins, tudo sobre Ele é bom e perfeito. As qualidades ou atributos de Deus são as perfeições de Deus. Se nós queremos conhecer a Deus, e como é a Sua Pessoa, nós estudamos sobre os atributos de Deus. Vamos estudá-los agora.

1- Deus é Independente. Ele não precisa de nada que está fora dEle. Ele não precisa de nada, não precisa do que Ele criou, e nem precisa de nós ou da nossa ajuda. Ele é feliz e satisfeito só com Ele mesmo. Nós somos tão diferentes, pois precisamos de muitas coisas que estão fora de nós, como o ar que respiramos, a comida que nos alimenta, os nossos pais que cuidam de nós, etc. (Atos 17:25)
2 - Deus é Eterno. Ele não tem começo, nem fim. Ele sempre existiu e vai viver para sempre. Deus nos criou semelhantes a Ele, pois ele nos criou com uma alma eterna, que nunca vai morrer, mas nós não existimos desde sempre, nós fomos criados. Deus nunca foi criado, ele existe de eternidade a eternidade. (Salmo 90:2)
3 - Deus é Onipresente. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Nós, com o nosso corpo, só podemos estar em um lugar de cada vez. Mas Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo.  É importante sabermos disso porque:
- quando estamos com problemas, podemos sempre clamar e orar a Deus, de qualquer lugar. Ele está sempre conosco e nos ouve.
- Deus sempre nos vê quando fazemos coisas erradas. Não podemos esconder nada de Deus. Quando ninguém está perto, Deus está ali. Ele está em todo lugar. (Jeremias 23:24)
4 - Deus é Imutável. Ele nunca muda. Deus não fica velho e não muda de idéia como nós mudamos. (Malaquias 3:6ª).
5 – Deus é Onisciente. Ele sabe de todas as coisas. Deus não é como nós, que precisamos aprender. Mesmo que estudemos a nossa vida toda, sempre existirá muitas coisas que ainda não sabemos. Mas Deus sabe de tudo. Ele conhece até os nossos pensamentos. (Salmo 139:1-2).
6- Deus é Onipotente. Ele pode todas as coisas. Isso quer dizer que Deus tem todo o poder: para criar tudo do nada, para fazer milagres, curar doentes, mandar na natureza, e até ressuscitar mortos. Nada é impossível para Deus. (Mateus 19:26b).


ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS


Os atributos ou características morais de Deus têm a ver com o caráter de Deus, com a sua boa vontade. Mesmo que o Ser de Deus fosse tão poderoso e maravilhoso como vimos, seria terrível se Deus tivesse um caráter ruim, mau, falso, perverso ou injusto. Mas podemos louvar e dar graças a Deus pois Deus é bom, santo, amoroso e justo.
Os atributos morais de Deus são o amor, a veracidade, a santidade e a justiça.
1- DEUS É AMOR. (I João 4:8, 16) Isso significa que Deus nos ama e quer o nosso bem. Não podemos compreender bem esse amor de Deus, porque ele é tão diferente do nosso amor. Mas se o Espírito Santo nos revelar o amor de Deus, então poderemos não só conhecer, mas até experimentar e sentir o amor de Deus! Vamos estudar um pouco mais sobre o maravilhoso amor de Deus?

Quem Deus ama?

- Jesus. Deus ama o Filho desde a eternidade. (João 17:25; Mateus 3:17)
- O mundo. Deus ama todas as suas criaturas, em especial os seres humanos.
- Os eleitos. Deus ama a Igreja de modo especial, mesmo antes de serem convertidos (Efésios 2:4,5; I João 3:1), a ponto de os salvar e até os adotar como seus próprios filhos.

Como é o amor de Deus?

- É soberano e independente. Deus ama porque ele quis amar, não porque merecemos ser amados.
- É infinito, ilimitado. O amor de Deus é maior do que podemos imaginar (Efésios 3:18-19)
- É eterno. Não tem começo, nem fim. (Jeremias 31:3)
- É imutável. Deus nos ama sempre e nos amará até o fim, mesmo que Ele não se agrade dos nossos pecados.

Como Deus revela o seu amor a nós?

Nós podemos ver o amor de Deus quando vemos a Sua bondade, a sua misericórdia, a sua paciência e a sua graça para conosco.

- Bondade. Deus é bom para conosco e dEle recebemos tudo que é bom. Ele só nos dá e só faz conosco o que é bom. Isso nos deve levar à gratidão e adoração e nos fazer bondosos para com os outros.
- Misericórdia. A misericórdia de Deus é como uma profunda dor na alma de Deus pelos sofrimentos da sua criação e especialmente pelos do seu povo. Ele sente nossas dores, pois ele não nos criou para sofrer. Nós sofremos por causa do nosso pecado.
- Paciência. Deus é paciente quando nós pecamos, e não nos castiga logo. Ele tem o poder de agüentar a sua ira e a sua justiça. Ele suporta grandes ofensas e não se vinga imediatamente. Deus tolera o pecado. Nós devemos ser assim também quando outras pessoas nos ofendem. (Salmo 105:8; Salmo 86:15)
- Graça. A graça de Deus é a vontade que Deus tem de salvar pecadores que não merecem. É a misericórdia que Deus tem dos seus eleitos. (Efésios 2).

 
2- DEUS É VERDADEIRO. Deus é o único Deus verdadeiro e fiel cumpridor de suas promessas (João 17:3; Deuteronômio 32:4). Deus nunca mente, nunca engana, podemos sempre confiar nele. Deus é fiel e verdadeiro em tudo o que nos diz na Bíblia, em tudo que ele promete; Ele é fiel em nos perdoar e nos salvar até o fim.

3- DEUS É SANTO. Quando alguma coisa é santa significa que ela é separada das outras coisas, diferente das outras,  é pura e especial. Deus é um ser único, distinto e separado de todos os outros seres e exaltado acima de todos. Deus também é separado de todo pecado, erro, falta ou injustiça. Por isso, Deus odeia o pecado, e por isso Jesus precisou morrer para nos salvar. E nós também devemos ser santos e separados do pecado, porque Deus é santo. (Levítico 11:44, 45)

4- DEUS É JUSTO. Deus é justo e reto. Ele é a Lei maior. As suas leis são justas e Deus é um rei justo e um juiz justo que pune o pecado e recompensa as pessoas que buscam a justiça. Ele é justo conosco e Ele nos julga.  E a Bíblia diz que um dia Ele julgará todo o mundo com justiça (Salmo 119:142). Devemos louvar a Deus pela sua justiça e devemos também ser justos para com o nosso próximo.

 


O PLANO ETERNO DE DEUS


A Bíblia nos diz também que Deus tem um plano eterno que inclui e governa todas as coisas e todas as pessoas. Deus é Soberano. Ele criou todas as coisas e governa tudo de acordo com a Sua vontade. Deus decretou desde sempre tudo o que acontece. Tudo está nos planos de Deus. Ele sempre vai fazer a sua vontade santa e perfeita. Não acontece nada que Deus não saiba e não tenha decretado. (Isaías 14:24-27; Isaías 46:9-11)
Deus reina sobre a vida de todas as pessoas e cuida de todas as suas criaturas. Ele nunca é tomado de surpresa pelas coisas que acontecem, porque desde a eternidade Ele planejou e estabeleceu todas elas. Mas isso não quer dizer que Deus inventou ou planejou o pecado, nem que Deus nos obriga a agir contra a nossa vontade.
O Plano Eterno de Deus é realizado “em Cristo” e visa sempre a glória de Deus.

Todos essas características da Pessoa de Deus, juntas, formam a Glória de Deus. Somente o nosso Deus é grande e glorioso, poderoso e soberano sobre tudo o que acontece; por isso Ele é chamado de Altíssimo, Rei, e Senhor, e por isso devemos ter grande reverência e temor ao falarmos sobre a Sua Pessoa, ao mencionarmos o seu nome, a sua palavra e as suas obras.  Devemos também ficar impressionados com a Sua Majestade, e servir a Ele em amor, humildade e obediência, vivendo sempre para mostrar e falar da Sua Imensa Glória.

 
REVISÃO DO CAPÍTULO


Os alunos podem tentar responder essas perguntas mentalmente, ou sortear algumas para responder por escrito. O professor pode também selecionar algumas delas para compor um teste, ou distribuí-las entre os alunos.

 
  1. Muitas pessoas acreditam que existem vários deuses. O que a Bíblia diz sobre isso? Esses deuses são verdadeiros?
  2. O que significa dizer que Deus é Espírito?
  3. Se não podemos ver Deus com os nossos olhos, nem tocá-lo com nossas mãos, isso significa que Deus não é real?
  4. Dê exemplos de outras coisas que nós não podemos ver ou tocar.
  5. Você pode dizer um outro nome que a Bíblia dá para Deus e o que ele significa?
  6. Complete: Há apenas ______ Deus. Nesse Deus existem ______pessoas diferentes. Chamamos isso de  ___________________.
  7. Complete: As três pessoas da trindade são: _____________,______________,______________________.
  8. Quando Jesus foi batizado, como podemos ver ou ouvir: Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo?
  9. Como podemos saber que as pessoas da Trindade são diferentes e não se confundem? Você vê cada uma fazendo coisas diferentes?
  10. Diga uma coisa que só Deus o Pai fez.
  11. Diga uma coisa que só Deus o Filho fez.
  12. Diga uma coisa que só o Espírito Santo fez.
  13. Nós podemos entender a Trindade? Como sabemos que é isso é verdade?
  14. O que são os atributos de Deus?
  15. Diga os seis atributos do Ser de Deus.
  16. O que é ser independente?
  17. O que é ser eterno?
  18. O que é ser onipresente?
  19. O que é ser imutável?
  20. O que é ser onisciente?
  21. O que é ser onipotente?
  22. Quando falamos em bom ou mal, verdadeiro ou mentiroso, santo ou impuro, justo ou injusto, estamos falando de características pessoais (do ser de alguém) ou morais (do caráter de alguém)?
  23. Quais são os quatro atributos morais de Deus?
  24. Quem Deus ama?
  25. Dê uma característica do amor de Deus.
  26. Como você pode saber que Deus ama alguém ou alguma coisa? Como Deus revela o seu amor a nós?
  27. O que significa dizer que Deus é verdadeiro?
  28. O que é ser santo?
  29. Deus é separado do que?
  30. Complete: Um juiz justo é aquele que __________ o pecador e _______________ o justo.
  31. Como chamamos a vontade, os planos e o eterno propósito de Deus?
  32. Deus é tomado de surpresa por algum acontecimento?
  33. A vontade de Deus é sempre boa?
  34. Complete: O Plano eterno de Deus visa sempre a _____________ de Deus.
  35. Pare e pense na história bíblica da criação do mundo e do homem, e da queda de Adão e Eva. O que aprendemos nessa história sobre os atributos pessoais e morais de Deus? Quais os atributos de Deus que a Bíblia nos revela nessa história?
  36. Qual dos atributos de Deus mais impressiona você? Por quê?
  37. Quando estudamos sobre Deus, qual deve ser a nossa atitude, a nossa resposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário