“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Livro da Queda do Homem para Crianças Thomas H. Gallaudet - História 1: A Permissão




História 1

A Permissão
 

  

Quando o seu pai ou a sua mãe lhe dizem que você pode sair para brincar, eles permitem que você faça isso. Às vezes você lhes pergunta se você pode olhar um livro bonito cheio de figuras, e eles dizem “sim”, e deixam que você pegue o livro. Eles estão permitindo que você o veja, e isso é o mesmo que dizer que eles lhe dão permissão para olhá-lo. Se o seu pai tem uma horta, e ele lhe diz que você pode ir e colher alguma fruta para comer, ele está lhe dando permissão para fazer isso.
Quais são outras coisas que os seus pais ou professores lhe dão permissão para fazer? Veja se você consegue pensar em algumas delas.
Bem, agora eu estou pronto para lhe contar a história sobre a permissão que Deus deu a Adão e a Eva, de comer das frutas que cresciam naquele jardim bonito no qual Ele lhes colocou.
Você sabe que Adão e Eva foram os primeiros homem e mulher que Deus criou, e o jardim bonito em que eles moravam era chamado de Éden. Deus fez aquele jardim para que eles habitassem nele. Era um lugar muito gostoso. O ar era puro e doce. O clima não era quente demais nem frio demais. Era como um dos dias mais agradáveis no início do verão.
O jardim estava cheio de todo tipo de árvores bonitas, e muitas delas davam as frutas mais deliciosas; e um riacho transparente corria ali no meio para regar o jardim, para fazer as árvores e plantas crescerem. Era ali que Adão e Eva viviam; ambos santos e felizes; amando a Deus e um ao outro, e cuidando do jardim.
Deus lhe deu permissão para comerem das frutas que cresciam em todas as árvores, com exceção de uma que ficava no meio do jardim. Do fruto daquela árvore Deus lhe mandou que não comessem. Ele lhes disse que eles comessem daquela fruta, eles iriam certamente morrer. Eu irei lhe contar mais sobre essa árvore na próxima história. O que eu quero que você pense agora é em como Deus foi tão bondoso em fazer aquele belo jardim para que Adão e Eva morassem nele, e em dar a eles permissão para comer de tantos tipos das mais deliciosas frutas que cresciam nas muitas árvores que enchiam o jardim.
Se o dono de uma chácara enorme e muito bonita lhe dissesse que você poderia entrar lá qualquer hora, e colher as frutas que você escolhesse, e o tanto que você quisesse, apenas tendo o cuidado de não mexer numa certa árvore, a qual ele não quer que você toque, - você iria achar esse homem muito bondoso por lhe dar essa permissão.
Você pode, talvez, ficar imaginando por que ele não deixa que você colha frutas daquela árvore, e ele pode preferir não lhe dizer o porquê dele fazer isso. Ainda assim, se ele é um homem bondoso, você saberia que ele tem bons motivos para fazer isso; e você com certeza não teria motivo nenhum de reclamar, porque todas as frutas pertencem a ele, e ele já estaria sendo muito bondoso só de lhe permitir entrar ali e colher algumas.
Imagine que essa pessoa fosse o seu próprio pai, e que ele deixasse você entrar no seu jardim e comer dos muitos tipos de fruta, justamente para lhe mostrar como ele é um pai bondoso, e como você deveria amá-lo por toda a sua bondade para com você. E imagine que ele lhe proibisse de tomar a fruta de uma árvore somente, para fazer você sentir que ele tem o direito de lhe dar ordens como bem desejar, e para ver se você iria sentir isso, e ser obediente a ele.
Você não deveria ser muito agradecido a ele por sua bondade, e amá-lo ainda mais por lhe dar essa permissão e por toda a sua bondade para com você? Você não deveria sentir que, já que todas as árvores e as frutas do jardim pertencem a ele, ele, se quiser, tem o direito de lhe proibir de comer da fruta de uma dessas árvores?
Adão e Eva não deveriam ter sentido isso para com Deus, o seu pai celeste, que lhes criou, e que fez de tudo para lhes beneficiar e alegrar?
“Sim”, você diz, “eles deveriam, com certeza”.
Bem, então tenha cuidado para que você se sinta assim para com os seus pais, e para com aqueles que cuidam de você. Seja agradecido quando você recebe a permissão para ter, ou para fazer, qualquer coisa que lhe faz bem e feliz. Não reclame quando lhe proibirem de ter, ou de fazer, qualquer coisa. Fique satisfeito. Seja submisso. Seja obediente. E se você não tem sido sempre assim, mais ainda é que você deveria se sentir arrependido de toda a sua má-criação, e que você deveria orar a Deus pedindo que ele lhe ajude a sentir e a fazer o que for certo, no futuro.

 
Para colorir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário