"Anos
atrás, as crianças aprendiam a ler a partir das cartilhas - livros que as
ensinavam o alfabeto e continham textos que frequentemente se revolviam ao
redor de Deus e da Sua Palavra. As crianças liam versículos bíblicos, princípios
das Escrituras, e histórias sobre os personagens bíblicos à medida que elas
aprendiam a identificar as letras e as palavras."
Assim
inicia-se o prefácio à publicação atual do "The Pictorial Primer: Easy
Lessons for Little Ones at Home" - uma compilação de duas famosas
cartilhas usadas nas escolas públicas norte-americanos no século XIX, tempo que
aquele país ainda educava e dava ao mundo muitas mentes piedosas e eruditas. Seguindo
o bem-sucedido modelo de uma cartilha antiga chamada de "The New English
Primer", do tempo da colonização norte-americana pelos pais
puritanos, essas cartilhas, usadas até o início do século XX naquele país,
baseavam-sem num ensino tradicional, simples, na alfabetização pelo método
fonético e sobretudo num forte ensinamento doutrinário e moral bíblico.
Embora
reconhecidamente antiquadas para o mundo secularizado atual, as lições contidas
nessas cartilhas envergonham até as nossas escolas cristãs de hoje - pela centralidade
da Palavra e das verdades de Deus como conteúdo principal da educação; pelo
ensino destemido das doutrinas cristãs através de diversos catecismos infantis, e pela simplicidade e profundidade
dos textos que as crianças pequeninas liam e a seu tempo, interpretavam.
Aos poucos gostaria de dar aos leitores uma idéia do conteúdo dessa clássica cartilha educacional tão amplamente utilizada no passado, e de seu básico, porém excelente conteúdo cristão, que pode ser usado ainda hoje por pais e professores, especialmente com crianças em idade de alfabetização. Quem sabe não é tarde demais para olharmos para trás e aprendermos alguma coisa desses sábios e piedosos preceptores educacionais que colheram frutos que também desejamos colher na educação das nossas crianças, seja na escola como no lar.
Essas
Cartilhas ficaram famosas por começar a ensinar
o ABC com a famosa rima:
A é de Adão, o primeiro homem criado;
Ele a lei de Deus quebrou, e assim no mundo
entrou o pecado.
B
é da Bíblia, que para nos guiar foi dada;
Apesar
de escrita por homens, foi por Deus inspirada.
C
é de Cristo, que para morrer entregamos;
DEle
- e de graça ! - a salvação nós ganhamos.
Não posso prometer, mas gostaria de disponibilizar quando puder a tradução de todo o alfabeto em rimas. Para hoje, escolhi uma porção dessa Cartilha que é uma espécie de Catecismo de
Personagens Bíblicos, que tem como título:
PERGUNTAS FÁCEIS PARA CRIANÇAS PEQUENAS
R. Adão.
P. Quem
foi a primeira mulher?
R. Eva.
P. Quem
foi o primeiro assassino?
R. Caim.
P. Quem
foi o primeiro mártir?
R. Abel.
P. Quem
foi o homem mais velho?
R.
Metusalém.
P. Quem
construiu a arca?
R. Noé.
P. Quem
foi o homem mais fiel?
R.
Abraão.
P. Quem
foi o homem mais manso?
R.
Moisés.
P. Quem
foi o homem mais paciente?
R. Jó.
P. Quem
lutou com o anjo de Deus?
R. Jacó.
P. Quem
liderou Israel na entrada em Canaã?
R.
Josué.
P. Quem
foi o homem mais forte?
R.
Sansão.
P. Quem
matou Golias?
R. Davi.
P. Quem
foi lançado na cova dos leões?
R. Daniel.
P. Quem
morreu para nos redimir?
R. Jesus
Cristo.
P. Quem
é Jesus Cristo?
R. O
Filho de Deus.
P. Quem
foi a mãe de Cristo?
R. Maria
P. Quem
foi o discípulo amado?
R. João.
P. Quem
traiu Jesus?
R.
Judas.
P. Quem
negou o seu Mestre, Cristo?
R.
Pedro.
P. Quem
foi morto na hora por haver mentido?
R.
Ananias e Safira.
P. Quem
foi o primeiro mártir cristão?
R. Estevão
P. Quem
foi o principal apóstolo dos Gentios?
R.
Paulo.
Como você
pode notar dessa pequena porção do Primer, ele era bem tradicional no sentido
de ensinar a ler pelos sons das letras e das sílabas, de enfatizar a fluidez na
leitura antes da compreensão, além de colocar bastante ênfase na memorização
para o ensino das crianças pequenas, mesmo que elas não pudessem compreender
ainda todas as verdades ali ensinadas. Contudo,
o sucesso acadêmico desse método, a julgar-se pelos milhares de exemplares desses
livretos que foram vendidos e pelos séculos de comprovada eficácia educacional
falam por si próprios quando comparados à falência dos métodos atuais, além do
que é mais importante: as crianças estavam desde pequenas absorvendo uma visão
de mundo cristã que iria impactar toda a sua vida. Nas
palavras de Alexa Menard:
"O que a Cartilha deu, sim, à criança...
foi um mapa para um mundo maior do que ela mesma, a confirmação adulta da predisposição
natural da criança de se maravilhar com o mundo, e um espectro mais amplo de
entendimento, e uma seleção melhor de materiais para com eles expressar seu deslumbre."
A Cartilha essencialmente elevou a consciência da criança para um nível de
existência que vai além de sua vida cotidiana.
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