“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Livro da Queda para Crianças - História 10: "A Sentença"

Esse é o último capítulo deste livreto de Thomas H. Gallaudet que estivemos postando neste blog", que conta a história da Queda do Homem para crianças, com exemplos e ilustrações, e que desmembra os acontecimentos daquele triste evento que aconteceu no Éden, mas que tem influenciado as vidas de todas as pessoas, crianças e adultos, até o dia de hoje. Mais importante, ele está repleto de conselhos e encorajamentos para que as crianças não caiam em pecado e aprendam a perceber e a escapar das tentações do inimigo, do pecado e das suas tristes consequências, sempre apontando para o Senhor Jesus como o Salvador dos pequeninos. Esperamos que os leitores tenham tirado proveito dessa série de posts, e esperamos disponibilizar este material neste blog em um só arquivo para ser impresso com mais facilidade, e informaremos também caso este material seja publicado no Brasil em forma de um livreto, bem como informações sobre como adquiri-lo.



História 10

A SENTENÇA

Se o diretor de uma escola descobre que um dos alunos ficou com tanta raiva de outro, que bateu nele com tanta força, e o deixou de olho roxo, ele faria bem em chamar os dois meninos para comparecerem diante dele, na presença de toda a escola, e fazer perguntas para saber o que aconteceu.

Depois de descobrir a verdade, o diretor sente que é o seu dever punir o menino que machucou o outro. Ele o faz ficar em pé num banco, para que todos os outros alunos o vejam. Ele diz a ao menino: "Por causa de sua conduta tão ruim em ficar com raiva e bater no seu colega, você deve, por três dias, trazer seu almoço para a escola, e ficar de castigo de meio dia às duas da tarde, e o seu almoço deve ser somente pão e água."

Isso, ou seja, dizer ao menino qual seria o seu castigo, era a sentença que o mestre passou sobre ele.

Um juiz sentencia um homem que é culpado de roubar a ficar preso, e um homem que é culpado de assassinato, à morte.

Houve uma sentença que Deus passou sobre Adão e Eva, depois que Ele pronunciou a maldição contra Satanás. Como eles devem ter se sentido tristes e culpados quando a receberam!

Deus disse a Eva que ela iria sentir muita dor e tristeza, e a Adão que ele também deveria sofrer grandemente. Por causa desse pecado, a terra toda iria ser amaldiçoada. Ela iria começar a brotar espinheiros e ervas daninhas. Aconteceria uma grande mudança. As coisas iriam parecer bem diferentes do que haviam sido no Éden. Adão e Eva não iriam mais comer as frutas deliciosas de que o jardim estava cheio. Eles teriam logo que deixar aquele lugar, para nunca mais retornar. Adão teria que trabalhar e se esforçar duramente para tirar a sua comida do solo, cavando e cultivando a terra. E, por fim, os dois teriam que morrer, e os seus corpos se misturariam com o pó da terra.

O pecado foi a causa destes males para Adão e Eva; olhe ao redor de você, e veja quanta dor, e sofrimento, e problemas o pecado ainda nos causa!

A sentença de morte tem passado sobre todo homem, pois todos pecaram. Você sofre porque você é um pecador. Se você estiver vivo, você terá, como Adão e Eva, que se encontrar com a dor, com o sofrimento e com problemas. E, por fim, você vai morrer. Deus diz a você, como ele disse a Adão: "Tu és pó, e ao pó voltarás." (Gênesis 3:19)

Pense em como o pecado é maligno. Ele é um mal terrível porque é cometido contra Deus. Quando você peca, você faz esse mal ficar maior. E então: você não deveria se arrepender? Você não vai se arrepender de todos os seus pecados, e ir a Cristo, e amá-lo, e obedecer seus mandamentos?

A Bíblia nos conta que, após passar sentença sobre Adão e Eva, Deus os expulsou do Éden. Isso era parte do seu castigo, e eles devem ter sentido isso muito duramente. Eles sabiam que eles nunca iriam ter permissão para retornar àquele jardim, e desfrutar novamente das suas agradáveis caminhadas e sombras, e respirar o seu ar puro e cheiroso, e comer os seus deliciosos frutos.  Ali eles haviam se sentido seguros sob a proteção do seu amigo Todo-Poderoso. Deus os havia visitado e conversado com eles (pelo menos, temos motivo para pensar assim). Eles haviam sido felizes ao amar e obedecer a Ele, e ao amar e fazer bem um ao outro. Todas as suas necessidades tinham sido satisfeitas, e, se eles apenas tivessem continuado satisfeitos e obedientes, esse agradável jardim, com todas as suas alegrias puras e santas, ainda seria a sua casa. Que pensamento doloroso, pensar que eles estavam agora para perder esse lar e seguir adiante aguentando dor, trabalho suado, tristeza e morte, e um mundo amaldiçoado e mudado por causa do seu pecado!

Que tristeza para Adão e Eva! Pense em como eles devem ter se sentido quando eles deram sua ultima olhada para o Éden!

Mas há um lugar mais brilhante e belo, mais alegre e amável do que o Éden era. É o céu, o paraíso de Deus. Ali, não há pecado, nem qualquer tentação para pecar;  nenhuma dor, ou doença; nenhum problema ou tristeza. Tudo é santidade e paz. Tudo é perfeita alegria. Não há medo de mudança. As alegrias do céu serão eternas. (Salmo 16:11 e Mateus 25:46)

Seus habitantes estarão sempre crescendo em conhecimento, em bondade, e em felicidade. Sua alegria estará em aprender mais de Deus e de Jesus Cristo; em amar o Senhor e servi-lo, e em se alegrar fazendo o bem a todos ao seu redor.

Aqueles frutos deliciosos, o ar cheiroso e todos os prazeres do jardim no qual Adão e Eva viveram, não são nada perto das alegrias do paraíso celestial.

Que coisa triste foi para Adão e Eva serem expulsos do Éden! E como você se sentirá, minha querida criança, se você tiver que experimentar a tristeza de ser para sempre expulso do Éden celeste?

Mas você não precisa ficar de fora. Há um caminho seguro pelo qual você pode conseguir entrar ali, para nunca ser expulso. Jesus Cristo é este caminho. Ele morreu na cruz para que o caminho para o céu fosse aberto a você. Ele está pronto e esperando para lhe tomar pela mão, e levá-lo por este caminho. Você irá até Ele? Você sabe que, quando Jesus estava na terra, ele disse: "Deixai vir a mim os pequeninos, e não os embaraceis." (Lucas 18:16)

Você irá para esse bom e compassivo Salvador? Ele o ama tanto,  - sim, Ele ama você que está lendo esse livro - que ele desceu do céu e morreu na cruz de propósito para salvar você! Você vai se demorar ainda mais para ir até Ele?

Vá a Cristo, como um homem pobre, doente e à beira da morte vai ao médico que vem visitá-lo, sentindo que a sua única esperança de vida está no que esse médico bondoso e habilidoso fará por ele.

Vá a Cristo, sentindo-se como Pedro quando ele estava afundando nas águas, e estava perto de se afogar, e sentiu que ele não tinha força em si mesmo, e clamou: "Senhor, salva-me, ou perecerei!" (Mateus 14:30)

Vá a Cristo, sentindo-se como o publicano arrependido quando ele "bateu no seu peito, dizendo: 'Deus, tem misericórdia de mim, um pecador!'" (Lucas 18:13)

Vá a Cristo, sentindo que você é de fato um pecador, e que a lei de Deus justamente o sentenciou ao castigo, como fez com Adão e Eva.

Vá a Cristo, sentindo que está perdido em você mesmo, sem nenhuma bondade e sem nenhuma força em si próprio, e que você vem para ser salvo por ele, e para receber essa salvação como um presente de graça que você não merece de maneira nenhuma.

Você vai fazer isso? Você vai agora ficar sozinho e buscar a Cristo? Você vai orar a Deus pelo seu Espírito Santo para que lhe ajude a fazer isso? Jesus nos disse: "Peça, e você receberá; busque, e você achará, bata, e será aberto a você". E: "Aquele que vem a mim Eu de modo nenhum lançarei fora". (Mateus 7:7; João 6:37)
 
Para Colorir:
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário