“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

terça-feira, 1 de março de 2016

ARTIGO EDUCAÇÃO CLÁSSICA: CONSIDERAÇÕES E PROPOSTAS FINAIS



Considerações e Propostas Finais
 

Nesse artigo eu busquei fornecer aos leitores um histórico que os ajudasse a perceber a origem, as ênfases principais que definem a educação clássica histórica, e a compreenderem os motivos do ressurgimento atual dessa corrente. Consideramos, a seguir, como seus princípios e ênfases de origem pagã podem representar um perigo para os seus adeptos cristãos que ingenuamente e impensadamente incorporem todas as suas práticas e sugestões. Vimos também que, como metodologia, as práticas educacionais clássicas tem sido usadas por muitos grupos cristãos no decorrer da história, desde que estas sejam passadas pelo crivo da Palavra de Deus e dos princípios pedagógicos bíblicos. Na realidade, vimos que esta atração dos cristãos pela educação clássica deve-se ao fato desta ser baseada numa epistemologia mais verdadeira e em práticas pedagógicas que são, muitas delas, primariamente bíblicas e saudáveis. Por isso, os cristãos nunca deveriam encantar-se com tudo o que é clássico e pagão, mas sim com os verdadeiros clássicos produzidos pelos grandes homens de Deus, e com os imutáveis princípios da pedagogia cristã que são eminentemente bíblicos. Somente depois disso eles devem buscar o que há de verdadeiro, de respeitável, de justo, de boa fama, de virtuoso ou de louvável na educação clássica secular, certificando-se de que sejam conteúdos ou práticas dignos de serem ouvidos, aprendidos ou praticados por quem professa o santo nome de Cristo.
 

Esperamos também que esta última seção sobre as ênfases e práticas clássicas tenha dado aos leitores uma visão melhor das principais tenentes do ensino clássico. Você deve ter notado que muitas dessas ênfases são consideradas "tradicionais" e "ultrapassadas" pela pedagogia moderna, como o conteudismo, a memorização de fatos e a repetição; outras estão na vanguarda das descobertas pedagógicas, como a importância da leitura e da interpretação, da consideração das características individuais de aprendizado de cada criança, a ênfase nos temas transversais e na interdisciplinaridade, e a necessidade da aplicação prática do conhecimento em projetos úteis. Isso acontece porque as ênfases clássicas não seguem os modismos e as teorias pedagógicas do momento, mas baseiam-se naqueles métodos e práticas testados e aprovados pelo tempo como boas e eficazes práticas educacionais. E essa é uma das principais causas de sua estabilidade e sucesso. Diferentemente das teorias progressistas e construtivistas, que ainda estão sendo "testadas", as práticas clássicas têm o respaldo de séculos e até milênios de resultados observados. Não que outros métodos não funcionem ou não possam ser até melhores em vários sentidos, mas os educadores clássicos propositadamente preferem os métodos mais tradicionais por terem os seus resultados já bem testados e aprovados.


 

O propósito deste artigo foi introdutório, ou seja, dar aos educadores brasileiros, pais e professores, uma visão inicial da educação clássica cristã ainda pouco conhecida em nossa país como tem sido praticada em outros lugares, especialmente pelos seus defensores cristãos. Gostaria de observar que a "educação cristã clássica" não deve ser confundida com a "educação genuinamente cristã"; ela é apenas uma de suas modalidades, uma manifestação eficaz e  preferida por muitos pais e educadores cristãos, em especial por aqueles que tem praticado a educação domiciliar, que bem se coaduna ao caráter individualizado e ao método tutorial clássico. Lembramos que há outros educadores cristãos que argumentam em prol de uma educação de tendência mais vocacional, tradicional ou eclética. Mas espero que a partir dessas informações introdutórias, os educadores cristãos brasileiros que se identificarem com essa modalidade possam continuar pesquisando, aplicando e produzindo currículos e materiais didáticos cristãos de qualidade.

 

Por isso resolvi fornecer aqui no final uma lista de leituras teóricas, de alguns currículos clássicos cristãos e de outros recursos disponíveis em inglês e em português que podem auxiliar os educadores a formular o seu próprio currículo clássico. Eu gostaria que Deus me desse a graça e a capacitação para oferecer-lhes algo mais prático, mais pronto, e mais mais útil, como listas de livros clássicos apropriados para as várias faixas-etárias, ou talvez um modelo de um currículo cristão mais completo, com planos de série, de disciplinas e até de aulas, segundo outros modelos excelentes a que tenho tido acesso na língua inglesa. E quem sabe até recursos didáticos repletos de conteúdos e verdades cristãs integrando todas as disciplinas apropriadas às faixas etárias das crianças.

 

Mas ainda que isso não se torne uma realidade, quero lhes incentivar a ousarem formular um currículo próprio cristão e clássico para seus filhos e alunos. Uma das principais características do currículo clássico é que ele é individualizado e baseado em livros originais, e isso é uma boa-nova para pais e professores que estão desejando formular um currículo próprio para os seus alunos, sem depender de material didático específico para uma determinada série e disciplina. Essa é uma das principais vantagens de uma educação clássica no contexto brasileiro cujo mercado de materiais didáticos cristãos é escasso.  Montar um currículo clássico cristão próprio pode dar mais trabalho ao educador cristão, mas isso é plenamente possível e em geral resultará num ensino de qualidade acadêmica e moral muito superior ao que tem sido oferecido na maioria das escolas públicas e privadas de nosso país, a julgar pelo seus resultados em outros países e nas poucas experiências de educadores brasileiros. Um grande número de obras clássicas adultas e infantis já foi traduzida e está disponível em nossa língua. Os conteúdos de um ensino sólido para a fase gramatical estão disponíveis em gramáticas, enciclopédias, bons livros, atlas, mapas e recursos nas diversas disciplinas, e até mesmo na internet. Basta que o educador faça uma boa pesquisa e um plano simples para começar a ensinar de uma forma relativamente sistemática o ensino dos fatos e fundamentos do conhecimento, e o aluno irá progredir a seu tempo em direção aos estágios mais avançados da lógica e da retórica. Acredito que, com as poucas informações que tenho dado aqui, os pais poderão ser encorajados, guiados e habilitados a estudar e usar primeiramente o clássico dos clássicos, a Palavra de Deus como um precioso recurso educacional, e também a pesquisar mais recursos teóricos, a selecionar bons livros para seus alunos, e a elaborarem um plano de ação com base nos melhores recursos disponíveis.

 

À medida que vocês forem aplicando esse material aos seus alunos, não se esqueçam de registrar e compartilhar os seus esforços e resultados com outros pais que ficarão gratos pela sua ajuda. Muitos dos materiais clássicos disponíveis no mercado norte-americano, por exemplo, são simplesmente compilações e registros das idéias, abordagens, práticas e currículos produzidos pelos próprios pais e professores, que ousaram registrar e publicar suas experiências e suor com outros pais sedentos. Uma mãe que buscou e não encontrou um bom livro de histórias bíblicas para crianças resolveu, com o apoio de seu marido teólogo, escrever essas histórias como a sua mãe lhe contara. Ela passou muitos anos de sua vida escrevendo essas histórias, e postumamente elas foram compiladas e hoje o  "Livro de Histórias da Bíblia" de Catherine Vos é um dos mais fiéis e úteis recursos educacionais para o ensino da Bíblia para crianças. Outra mãe com formação em história resolveu montar um programa de aulas de história mundial cronológicas e resumidas, que exprimissem a perspectiva cristã e fossem centradas em Cristo, as quais se tornaram os quatro volumes de "O Mistério da História", que tem sido aclamada por muitos pais e educadores. Susan Bauer, educada em casa por sua mãe segundo os moldes clássicos, quando veio a ser professora, sentiu a necessidade de materiais de História que fossem contados de maneira interessante para crianças, e ela mesma produziu os quatro volumes de "A História do Mundo" para crianças. E quando ela percebeu a dificuldade que seus alunos de redação tinham para escrever, ela se propôs a oferecer um método simples e clássico de redação baseado em bons livros e técnicas simples e clássicas que ela têm posto em prática com sucesso entre seus alunos e leitores.

 

Outros pais e educadores têm traduzido materiais, escrito ficções cristãs, produzido listas de sugestões de bons livros infantis clássicos, escrito programas de matemática, ciências, geografia, etc., nos moldes clássicos e cristãos, escrito resenhas de livros e recursos existentes, gravado audiobooks, criado livros de perguntas de interpretação e programas de unidades para acompanhar a leitura de livros clássicos, escrito programas curriculares inteiros da mais alta qualidade, fundado casas publicadoras, criado aplicativos educativos e incentivado os educadores cristãos com blogs, cursos on-line, aulas à distância e de muitas outras formas criativas. Use os seus talentos dados por Deus e ore para que Ele lhe mostre em que você pode contribuir para a educação cristã por meio da sua experiência de ensinar "classicamente e cristãmente" os seus filhos e alunos. Alguns irão criticar suas iniciativas, questionar sua qualificação, rebaixar seus métodos "atrasados", porque muito do que você fará será diferente do modelo vigente e incomodará os educadores seculares e até outros educadores crentes, formados nos moldes seculares. Mas ousem ser diferentes e fiéis ao seu chamado, ainda que isso signifique suportar com paciência as suspeitas e o ridículo da pedagogia secular moderna, se é que você está comprometido com o ensino na verdade e convencido da necessidade de dar aos seus filhos e alunos um melhor fundamento, para que eles sejam habilitados e enriquecidos pelo conhecimento da verdade, através de métodos verdadeiros, para que cresçam e amadureçam com alimentos genuínos, e para que, a seu tempo, venham a produzir frutos de verdade e piedade. É dever de cada pai e professor, com a ajuda de Deus, buscar os melhores meios para que a geração futura seja perfeitamente habilitada para servir ao Senhor, sustentando e  promovendo a verdade de Deus num mundo de ignorância, falácias, mentiras e ventos passageiros de doutrinas e filosofias humanas que se levantam contra o conhecimento de Cristo.

 

"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste, e que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."          - II Timóteo 3:12-17


 

Lista de Materiais Educacionais Clássicos


 

Longe de ser exaustiva, segue uma lista de materiais Informativos e didáticos clássicos (ou de outras alternativas mais tradicionais) de que tenho tido conhecimento ou experiência e que indico aos meus leitores. A maioria deles está disponível apenas em língua inglesa, mas indicarei com um asterístico(*) o que pode ser encontrado em Português. Todas essas listas estão em construção. É bem vinda a indicação de materiais pedagógicos, didáticos ou outros recursos que possam ser adicionados a qualquer uma destas listas.

Materiais Informativos sobre a Educação Clássica

 

Os seguintes livros e artigos em geral apresentam uma defesa da educação clássica, e propõe um esquema de como ela pode ser implementada na escola ou no homeschooling, alguns apresentando uma espécie de manual da educação clássica, sugerindo métodos de ensino, práticas diárias, e lista de livros de leitura e didáticos, além de listas de habilidades e temas para serem desenvolvidos em cada fase, ano ou etapa.



 

Abadie; Camila e Gustavo. Blog Encontrando a Alegria. Curso Homeschooling 1.0 *



*Como Educar Sua Mente: O Guia para Ler e Entender os Grandes Autores. É Realizações


Bluedorn, Harvey. Teaching the Trivium: Christian Homeschooling in a Classical Style*

  Ensinando o Trivium. Editora Monergismo. Lançamento 2016


Bortins, Leigh A. The Core: Teaching Your Child the Foundations of Classical Education  


Ceducpi. I Congresso de Educação Cristã e Clássica em Teresina-PI, 23-25/07/2015 (palestras disponíveis no site ceducpi.com ou no u-tube)*

CLARK, Gordon Haddon. A Christian Philosophy of Education.



Classical Conversations. Classical Christian Education Made Approachable

 

Cowan, Louise; Guiness, Os. Invitation to the Classics: A Guide to Books You've Always Wanted to Read


Confraria de Artes Liberais. Web-page, cursos e Conferência de 2014. (www.artesliberais.com.br)*



Davis, Karis B. G. Anglada: Fundamentos Históricos e FIlosóficos da Educação Bíblico-Reformada*
________. Educação Clássica Cristã? Artigo disponível no site www.maçãs de ouro.com*

 

Layman, Jack.  Filosofias Educacionais Modernas. Em: Fundamentos Bíblicos e Filosóficos da Educação.*

 

Macaulay, Susan Shaeffer. For the Children's Sake

 

Marshall McLuhan. O Trivium Clássico: O Lugar de Thomas Nashe no Ensino de Seu Tempo. Editora É Realizações. *


Sayers, Dorothy L. The Lost Tools of Learning

                                     As Ferramentas Perdidas da Educação. Tradução de Gabriele Greggersen. (Disponível no site  www.cslewis.com.br)*

 


 

__________. Tempos Pós-Modernos*

 



 


 
Wilson, Douglas. Classical Education and the Homeschool


CURRÍCULOS COMPLETOS:

Classical Conversations- instituição clássica e cristã, indica materiais e leituras de obras clássicas, fornece alguns materiais didáticos próprios e organiza grupos locais semelhante a uma cooperativa, com eventos para formação dos pais e professores, e com aulas práticas para os alunos.)


Veritas Press- Fornece currículo clássico e cristão, reúne e indica materiais e produz aulas e curdos em diversas mídias, além de materiais didáticos próprios.


Classical Christian Homeschooling- página que oferece sugestão de um currículo clássico e cristão completo, com conteúdos e materiais por séries e disciplinas, inclusive com catálogo online.

 
Tapestry of Grace- Currículo Clássico e Cristão interdisciplinar e aprofundado, com base no ensino cronológico da história.


Rod & Staff Curriculum & Christian Light Publications. Oferecem um currículo completo e excelentes livros didáticos. Não se auto-denomina como clássico, mas sua ênfase na memorização, ensino fonético, e riqueza de conteúdo são decididamente clássicas. Produzido pelos menonitas norte-americanos, é o currículo mais bíblico e genuinamente cristão de que tenho conhecimento. Eles buscam incorporar histórias, versículos apropriados e ensinamentos bíblicos em cada aula de gramática, geografia, etc.

 
Christian Liberty Press- Excelentes materiais acadêmicos para complementar qualquer currículo.

 
Sonlight Curriculum- um currículo tradicional/clássico, baseado em muitos materiais e propostas clássicas existentes. Suas listas de literatura em inglês para a pré-escola são bastante úteis.


My Father's World- currículo baseado em leituras e experimentos (Método Charlotte Mason, que usa certas práticas do clássico, como a leitura de "livros de verdade")


Alpha e Omega Publications- oferecem várias propostas de currículos cristãos, mais ou menos integrados. Usam alguns métodos clássicos.


A Beka Academy- Curso Completo cristão e tradicional (não se diz clássico, mas é excelente, bastante tradicional e incorpora muitas práticas clássicas como a memorização e repetição nas séries inferiores, escrita cursiva, e excelentes textos. Possuem amplo material didático e oferecem todas as aulas do Jardim da Infância ao 12o. Ano em aulas em DVD ou streaming. Para quem quer que os filhos tenham uma educação bilingue no Brasil,  não conheço uma opção melhor, especialmente para a pré-escola e primeiras séries do ensino fundamental. Eles oferecem o curso para alunos no exterior, com várias opções de matrículas (só livros/ livros e dvs-independente/livros e dvds-acreditado, com acompanhamento e certificados). O custo é o lado negativo, já que o dólar está caro no momento, mas acredito que ainda sai mais acessível do que a maioria das escolas particulares. Obs. A teologia nas aulas de Bíblia é arminiana.


Bob Jones Curriculum. Oferece materiais e currículo cristão tradicional e completo em inglês semelhantes aos da A Beka. Não sei se eles oferecem DVDs para todas as séries. Teologia: Fundamentalista e Arminiana.


*Editora Mackenzie. Materiais Didáticos para todas as séries do Ensino Fundamental. Em Português. (Observação: Não é clássico, mas busca ser cristão. Acho que só vendem para escolas, mas vale checar)


*Fundamento Cristão. Materiais Didáticos Cristãos traduzidos e adaptados da renomada A BEKA Academy. Disponível atualmente em português para idades de 2-5 anos, e estão trabalhando no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Eles oferecem materiais do aluno e materiais de apoio de estilo tradicional usando o método fônico de alfabetização, além livros de leitura progressiva para o nível do aluno, e histórias com edificantes lições morais. Observação: a teologia por trás das histórias bíblicas na versão americana é arminiana. Produtos e catálogos disponíveis no site: www.fundamentocristão.com.br


*Materiais Didáticos SECAB- Sistema de Ensino Cristão Águia Brasil. (Muito bom: cristão, integrado e educativo- não chega a ser clássico, mas é um pouco mais conteudista do que o material pre-escolar do Mackenzie). www.secab.com.br/ vendas@secab.com.br/acessoriapedagogica@secab.com.br. Fone: 41 (3296-7822/32967823/88446991/99614488)


*Nadalim. Carlos. Autor do Blog e Curso "Como Educar seus Filhos em Casa".  Ele dá sugestões de leituras e atividades para a formação pré-escolar e alfabetização pelo método fonético. (perspectiva católica)


*Abadie, Camila. Blog e curso sobre Ensino Clássico em Casa. Blog Encontrando a Alegria. Curso Homeschooling 1.0 (perspectiva católica)

 

BÍBLIA E DOUTRINAS:    


*A Bíblia Sagrada - Edição Almeida Revista e Atualizada.


*Bíblia Sagrada. Histórias Ilustradas por José Bérez Montero. Sociedade Bíblica do Brasil.
 

*Kenneth Taylor - A Bíblia Ilustrada para os Pequeninos.

__________________Minha Primeira Bíblia.

__________________Minha Primeira Bíblia Ilustrada. Ed. Cultura Cristã.


*A Bíblia do Bebê. SBB


The Childs Story Bible, de Catherine Vos. Eerdmans. Um dos melhores livros de histórias bíblicas escritas para crianças em idade do ensino fundamental. (ainda em Inglês)


*Hunt, Susan. Samuca e Seu Pastor. Ficção ilustrativa baseada no Salmo 23. Editora Fiel. Excelente! (para ser lido para crianças pequenas- para leitura e interpretação por crianças maiores)

 
*Coleção Já Sei Ler. Editora Cultura Cristã. (Personagens e histórias bíblicas para quem está aprendendo a ler).

 
*Moisés. Pôster com figuras adesivas. Sociedade Bíblica do Brasil (excelente para crianças pequenas- o pôster serve para todas as idades).

 
*Jesus. Pôster com figuras adesivas. Sociedade Bíblica do Brasil.


*O Detetive da Bíblia. Editado por Peter Martin. Sociedade Bíblica do Brasil (atividade educativa)

 
*365 Atividades da Bíblia. (com reservas-figuras). Editora Bicho Esperto

*Clássicos da Bíblia. Vários livretos sobre o antigo e novo testamento. SBN. Bem barato.

 
*Conduzindo os Pequeninos a Deus. Por Miriam Schoolhouse. Editora Fiel. Histórias Bíblicas acompanham ensino de doutrinas para crianças em idade pré-escolar até as primeiras séries do ensino fundamental. Excelente!

 
*O ABC de Deus para a Vida. Por Joel Beeke e Diana Klein- Devocionais para crianças a partir de versículos que reforçam o ABC- Para crianças em idade Pré-escolar. Knox Publicacões.


*Investigando a Palavra de Deus. (Vol. 1-5) Editora Monergismo. Material estilo Escola Dominical que investiga a Bíblia livro por livro e cronologicamente, trabalhando em cada ano parte do Antigo e parte do Novo Testamento.


*Série Edificando sobre a Rocha. Histórias de acontecimentos reais na vida de cristãos de várias épocas, incluindo crianças. Com leitura bíblica e perguntas de aplicação. Knox Publicações.

 
*Grande Livro de Perguntas e Respostas. Sinclair Ferguson. Ensino das doutrinas e da vida cristã para crianças pequenas. Adaptável a várias idades. Excelente. Editora Cultura Cristã.


*Série Referência Bíblica Essencial. O Mundo da Bíblia; Personagens da Bíblia. Tim Dowley. Editora Cultura Cristã.


*O Pequeno Catecismo para Crianças. Editora PES.

 
*O Catecismo Menor de Westminster

 
*O Catecismo Maior e Confissão de Fé de Westminster.

 

ARTE:

The Classical Child - Currículo de Música Clássica e estudo dos grandes compositores.


God and the History of Art.


History of Art - Creation to Contemporary - abordagem cristã da história da arte em cartões.

 
Barry Stebbing-livros de arte do pré ao ensino fundamental.


Drawing with Children. Mona Brooks.

 

Drawing through History (vol 1-2)

 

Hoffman Academy. Curso Completo de Piano Online para crianças.

 
*Alfabarte. Ed. Cia das Letrinhas.

 
(Aguardo recomendações de bons materiais de arte em Português!)

 

HISTÓRIA:

The Mystery of History - Linda Lacour Hobar. Currículo Completo de História Mundial em 4 Volumes. Clássico, Cristão e Cronológico. Para várias faixas etárias.


The Story of the World. Susan Wise Bauer. História mundial contada para Crianças em 4 Volumes. Peace Hill Press


Streams of Civilization. Mary Stanton & Albert Hyma. A História das Civilizações. Em 2 Volumes. (cristão e profundo- para alunos do Quinto Ano em diante.


*Biografias de 50 Meninos e 50 meninos que mudaram a história. Irene Howat. Christian Focus. Aguarde Lançamento em Português pela Knox Publicações.*


History Lives. Crônicas da Igreja. Série de Biografias da História da Igreja em 5 volumes. C.Focus.

 
Reformation Heroes. Diana Kleyn e Joel Beeke. Reformation Heritage Books.

 
*Adams, Simons. Atlas Ilustrados (4 volumes: Mundo Antigo, Explorações e Impérios, Mundo Medieval, Mundo Moderno). Editora Zastras.


*Kent, Peter. A Cidade ao Longo dos Tempos. Editora Zastras.


*Grande História Universal. Época Clássica. (e outros volumes). Editora Folio.


*Enciclopédia do Estudante vol16. História do Brasil: Das origens aos século XXI (e outros volumes). Editora Moderna.


MATEMÁTICA

Saxon Math - Um dos mais aclamados cursos de matemática e preferido pela maioria dos currículos e instituições clássicas. Abordagem Incrementada ao invés das séries tradicionais. Disponível em todos os níveis (K-12). Em Inglês.


Singapore Math.


Math U-See


*Nós e a Tabuada. Editora Saraiva.

 
*Coleção Matemática Completa. Giovanni e Bonjorno. Editora FTD.

 

(aguardo indicações em Português)

 

INGLÊS/GRAMÁTICA/ESCRITA

 

Rod & Staff English Curriculum- Excelente Currículo Cristão para Ensino da Língua Inglesa.

 

Shurley English- abordagem para o ensino da gramática da língua inglesa através de rimas, etc.

 

Institute for Excellence in Writing, Spelling, etc. Andrew Pudewa.

 

Writing With Ease. Série "The Complete Writer", de Susan Bauer. Teoria, prática e currículo de leitura e escrita usando métodos e textos clássicos.

 

Músicas para ajudar na Memorização de Conteúdo. Grammar Songs, Geography Songs, Addition Songs, Subtraction Songs, Multiplication Songs, Division Songs, etc. www.audiomemory.com.

 

PORTUGUÊS / ALFABETIZAÇÃO/LEITURA

 

*Gramática. Nilson Teixeira de Almeida. Ed. Saraiva

 

*Minimanual de Gramática. Editora Difusão Cultural do Livro.

 

*Manual Compacto da Gramática da Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Editora Rideel.

 

*Coleção No Capricho. Vol A-E. (gramática, ortogafia e caligrafia integradas). Editora FTD. (excelente)

 

*Branca Alves de Lima Caminho Suave. Caminho Suave Edições. (Cartilha de Alfabetização pela Imagem) (indispensável)

 

*Material Curso Fonético do prof. Carlos Nadalim. Ver Blog: Como educar seus filhos.

 

*Cartilha de Alfabetização. Editora Bicho Esperto. (Boa)

 

*Atividades Criativas. Editora Bicho Esperto.

 

*Treinando a Coordenação Motora. Editora Bicho Esperto.

 

*Supercartilha de Caligrafia. Bicho Esperto.

 

*Escolinha Todo Livro (Maternal-1o. Ano). Editora Todo Livro. (preferido das crianças para trabalhar alfabeto, números, caligrafia, coordenação motora, etc.)

 

*Escolinha Esperta. Diversão e Aprendizado para Colorir. Ed. Bicho Esperto (trabalha alfabeto e formas geométricas, mais 10 temas de várias disciplinas- excelente!!!)

 

*365 Histórias. Uma História por Dia. Ed. Bicho Esperto e Rideel (leituras extras -seculares e bíblicas- que podem ser selecionadas para leitura em voz alta, interpretação de textos, etc.)

 

*Série Construindo sobre a Rocha. Ed. Knox Publicações. (pode ser usado para leitura e interpretação de textos)

 

*Exemplos de Livros Clássicos Infantis: (ver editoras citadas para mais títulos).

As Crônicas de Nárnia. Ed. Martins Fontes

O Peregrino e a História Completa de A Peregrina. Ed. 100%Cristão

O Peregrino em Quadrinhos. Ed. 100% Cristão

Livros de Priet Prins: A Fuga, Dissipando a Tirania, Quando o Dia Nasceu, Lutando pela Liberdade. Ed. Clire

As Fábulas de Esôpo. Ed. Martins Fontes

Potter, Beatrix. As Aventuras de Pedro Coelho. Cia das Letras

Livros do Richard Scarry. Ed. Martins Fontes

Livros do Dr. Seuss. Cia das Letras.

Advinha o Quanto Eu Te Amo. Ed. Martins Fontes

Babar e Sua Família. Cia das Letras.

Beleza Negra. Cia das Letras.

O Grufalo/ O Filho do Grufalo. Ed. Brinque Book

Coleção de Laura Ingals Wilder. Ed. Record

O Mistério do Vagão e outros livros da coleção de Gertrude Chandler Warner. (leitura de mistério para juniores). Editora Ediouro Paradidáticos

Heidi

Pequenas Mulheres

Hans Brinker

A Teia de Charllote

Stuart Little

Anne dos Green Gables

etc.

 

CIÊNCIAS/GEOGRAFIA

 

Ciências no Princípio e Ciências no Mundo Antigo. Dr. J. L. Wile. Berean Builders - Dois livros sequenciais escritos do ponto de vista cristão e usado por educadores clássicos. O primeiro trata das ciências a partir dos dias da criação. O segundo explora a ciência conforme as descobertas científicas eram feitas durante a história.

 

Christian Liberty Nature Reader. (Série Livro 1-7?) Christian Liberty Press.

 

Serie de Geografia da Rod & Staff - material tradicional para todas as séries.

 

A Child's Geography: Explore His Earth. (e outros volumes). Ann Voskamp. Material profundo, cristão e baseado em métodos clássicos.

 

*Atlas Infantil. O Clima. Editora Schwager & Steinlein Verlag GmbH.

 

*Escolinha Esperta. Diversão e Aprendizado para Colorir. Ed. Bicho Esperto (trabalha 8 temas relacionados às ciências). (Indispensável)

 

*A Livraria Laselva tem uma publicação própria para crianças colorirem-bastante informativa, sobre vários temas: animais e frutos da amazônia, viagem pelo mundo, e outros. (Acho os livrinhos um pouco caros para o tamanho (+- 30,00 cada livrinho pequeno, mas excelente para quem gosta de reproduzir para as crianças colorirem./ Não encontrei na internet, verifique na livraria Laselva mais próxima de você.)

 

*Editora Cia das Letras: Ao Sul da África / Às margens do Amazonas, etc.

 

Listas de Livros Clássicos Recomendados:

 

Infelizmente nossas fontes de boas leituras estão em sua maioria, em língua inglesa. Mas você pode, a partir dessas listas, fazer uma pesquisa de livros recomendados que já tenham sido traduzidos para o português. Quem sabe nosso próximo projeto pode ser o de reunir colaboradores para oferecermos em português uma boa lista de obras clássicas e cristãs para crianças e jovens. Recomendações são bem-vindas!

 

Para Adultos:

 

Como conseguir uma educação liberal sem ir a Universidade? Lista de Obras Clássicas divididas em quatro anos de leituras para adultos. <http://www.diygenius.com/how-to-get-a-liberal-arts-education-without-going-to-university/>

 

*Lista de Leitura Recomendada no livro de Mortimer Adler: Como Ler um Livro.

 

Os Guiness. Invitation to the Classics- guia cristão para leitura de obras clássicas.

 

Para Crianças:

 

Honey for a Child's Heart by Gladys Hunt- lista de boas leituras para crianças de 0-14 anos

 

Honey for a Teen's Heart - Lista de bons livros para adolescentes.

 

Catálogo da Veritas Press para indicações de leituras por séries.

 

1000 Good Books List- lista compilada por um grupo de mães que praticam homeschooling.

 

Ambleside Online - é um currículo online de graça baseado no ideal de Charlotte Mason

 

A Complete Classical Christian School Reading List: Grades 1-8, by Justin Taylor. in: www.blogs.thegospelcoalition.org.

 

 

Boas Fontes de Literatura Cristã (e de nossos clássicos) em Geral:

 

*Monergismo


*Editora Os Puritanos


*Editora Fiel


*Clire


*Editora Cultura Cristã


*Knox Publicações


*Editora PES

 
*Sociedade Bíblica do Brasil

 
*Blog O Tempora, O Mores

 
*Blog Mulheres Piedosas

 
*Blog Maçãs de Ouro


*Blog Universo Criacionista


Reformation Heritage Books

 
Solid Ground Christian Books


Westminster Bookstore


Ligonier Ministries

 
Editoras com Material Educativo Infantil em Português (com reservas):

Editora Hagnos (livros infantis)

Editora 100%Cristão

Editora Mundo Cristão

Editora Vida

Editora Concórdia

Editora Martins Fontes

Editora Ediouros Paradidáticos

Editora Brinque Book

Editora Record

Editora Bicho Esperto

Editora Rideel

Editora Concórdia

Editora Moderna

Editora FTD

Editora Ática

Cia das Letrinhas

Ciranda Cultural

Bibliografia:


 

Adler, Mortimer; Van Doren, Charles. How to Read a Book. Touchstone, New York: 1972.

 

Anglada, Karis B. G. Correntes do Currículo. Em: Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Bíblico-Reformada (TCC) Disponível em postagem no blog Maçãs de Ouro.blogspot.com

 

Bauer, Susan. The Well-Trained Mind. W. W. Norton & Company: 2009.

CLARK, Gordon Haddon. A Christian Philosophy of Education. 3.ed. Unicoi, Tennessee: The Trinity Foundation, 2000. 196p. (The works of Gordon Haddon Clark, v. 10)

Layman, Jack. Filosofias Educacionais Modernas. Em:Fundamentos Bíblicos e Filosóficos da Educação. Série Perspectivas Cristãs da Educação. ACSI- Purposeful Design Publications. São Paulo, 2004.

 

Guiness, Os; Cowan, Louise. Invitation to the Classics. Baker Books: Michigan, 1998.

 

Sampson, Robin. What your Child Need to Know When. Heart of Wisdom Publishing: 2009.

Sayers. Dorothy. As Ferramentas Perdidas da Educação.

Veith, Gene Edward. Tempos Pós-Modernos: uma avaliação cristã do pensamento e da cultura da nossa época. 1.ed. São Paulo: Cultura Cristã:1999.

Wilson, Douglas. Recovering the Lost Tools of Learning. Crossway Books. Wheaton, 1999.

 

6 comentários:

  1. Estou muito agradecida por est post, aliás, por esse blog!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá.. Estou relendo estes posts e artigos sobre educação clássica cristã. Irei sair do Brasil para morar permanentemente em uma região da Ásia. Tenho pesquisado por sistemas que além de oferecer o currículo homeschooling, conceda a creditação/certificado do ensino fundamental e médio. em inglês. recebi sugestão da Clonlara. Mas persisto em minha pesquisa por um programa cristão (inglês)que confira o diploma. Se souberem de algo, fico muito agradecida. carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    2. A Pensacola Christian Academy oferece curso cristao completo do k-4 ao 12 ano. Bem tradicional, professores excelentes. A perspectiva cristã nas aulas de Bíblias não é reformada, pois são Arminianos, mas a quantidade de textos bíblicos que a criança memoriza compensa este problema na minha opinião. Vc pode escolher fazer online ou DVDs

      Excluir
  4. Você também pode optar por usar só livros, livros e vídeos estudo independente, e o certificado, em que as provas e trabalhos são enviados, e e emitido um boletim oficial. O site e abekaacademy.org

    ResponderExcluir