“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Série "Meu Livrinho de Religião", Livro 1: ESTOU APRENDENDO SOBRE A BÍBLIA



Estou Aprendendo Sobre...


A Bíblia




 

Livro 1 - Aprendendo sobre a Bíblia

 

Série "Meu Livrinho de Religião"

 

Por: Karis B. G. Anglada Davis

Professor: _________________

Aluno(a): _________________



Série "Meu Livrinho de Religião" 

Esse material surgiu há cerca de dez anos quando, recém casada, comecei a dar aulas de Escola Dominical na Fazenda Boas Novas, em Dom Eliseu, Pará, Brasil. A igrejinha simples, de madeira, mas bonita e bem projetada, em que se congrega o povo simples daquela região rural, é hoje uma congregação da Igreja Presbiteriana Central do Pará-Belém, e busca promover a verdadeira religião cristã e bíblica, como entendida e explicada pela fé reformada e encontrada na Confissão de Fé e nos Catecismos de Westminster.

Há poucos metros da igreja, a minha "turminha" de Escola Dominical se reunia numa espécie de coreto aberto, com teto de palha e bancos de madeira, onde crianças de 3 a 12 anos se reuniam para cantar louvores e ouvir com avidez e expectativa a sua próxima lição sobre Deus e a fé cristã.

Como eu mesma cresci sobre o sólido fundamentos das verdades de Deus, debaixo da pregação e dos estudos sistemáticos do meu pai, o Pr. Paulo Anglada, fiquei alegre e satisfeita quando, ao me encarregarem de dirigir a Escola Dominical, me sugeriram que, em vez de ensinar, como é de costume, as histórias da Bíblia sequencialmente, eu fizesse com os alunos um estudo temático das verdades de Deus, baseado no Catecismo Infantil publicado pela Editora PES, "Um Catecismo para Meninos e Meninas".

Deus tem levado e trazido a minha família por caminhos inesperados, mas o fato é que, agora com cinco filhos, e depois de cinco anos morando no exterior, e de estudos diversos voltados para a educação cristã infantil, estamos de volta nesta mesma fazenda, com muita alegria e projetos de expandir o reino de Deus entre as crianças dessa comunidade. Muitas daquelas crianças já são jovens e estão começando a estudar o Catecismo Maior, um estudo mais aprofundado dessas mesmas verdades, que pretendemos disponibilizar e publicar no futuro.

Convencidos que estamos da importância e dos frutos que o estudo das doutrinas e do Catecismo podem gerar na vida de crianças e jovens de todas as idades, disponibilizamos este material, que é uma espécie de esboço para pais e professores de Escola Dominical ou de Educação Religiosa em escolas e lares cristãos. Que nossos leitores possam ser ajudados por esse estudo, e que Deus seja conhecido e glorificado pelas crianças de nosso país.

 
A Autora.
 

Livro 1 - A Bíblia


 


Tema: A Revelação e a Palavra de Deus


Versículo para Memorizar: II Timóteo 3:16,17


"Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, para a correção, para a repreensão, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".

 

Perguntas do Catecismo para Crianças

 

P. 14 - Onde você aprende a amar e a obedecer a Deus?
R. Somente na Bíblia

P. 15 - Quem escreveu a Bíblia?
R. Santos homens que foram inspirados pelo Espírito Santo.

P. 114 – Como o Espírito Santo nos conduz à salvação?
R. Ele usa a Bíblia, que é a Palavra de Deus.

P. 115 – Como podemos conhecer a Palavra de Deus?
R. Somos ordenados a ouvir, ler e estudar as Escrituras.



DEUS SE REVELA



 Deus quis revelar às pessoas várias coisas sobre si mesmo. Isso é algo maravilhoso, pois Deus não precisava fazer isso. Mas ele resolveu Se revelar a nós de diversas maneiras:

1. Pela Sua Criação: quando vemos as coisas belas e perfeitas que Deus criou aprendemos sobre o poder, a sabedoria, e a grandeza de Deus. Salmo 19:1

2. Pela Nossa Consciência: a consciência é uma voz de Deus no nosso peito, que nos diz que algumas coisas são certas e outras coisas são erradas. Todas as pessoas têm uma consciência, e nós devemos dar ouvidos a ela. Ela nos fala que existe um Deus, e nos adverte e não pecar. È pecado não ouvir a voz da consciência.

3. Pela Sua Palavra Externamente: Deus revela muito mais de Si mesmo às pessoas pela Sua Palavra, a Bíblia. Somente a Bíblia nos fala o que Deus espera de nós e o plano de Deus para salvar o homem. Somente na Bíblia podemos conhecer a Deus e a Jesus Cristo. É por isso que a Bíblia deve ser levada a todas as pessoas do mundo inteiro.

4. Pela Sua Palavra Internamente: Não adianta somente nós termos uma Bíblia e tentarmos conhecê-la por nós mesmos. Nós precisamos do Espírito Santo para nos ensinar as verdades da Bíblia internamente. Sem a bênção de Deus, nós não iremos entender verdadeiramente as verdades espirituais da Bíblia.

5. Por Seu Filho, Jesus Cristo: Jesus é a imagem de Deus. Se nós vemos a Cristo, nós vemos a Deus Pai, e se nós o conhecemos, nós conhecemos a Deus. Jesus é a melhor e mais perfeita revelação de Deus.

Nós temos todas essas revelações de Deus. Mas a revelação da Criação e da Consciência não servem para nos salvar. Cristo é a revelação perfeita de Deus e nós precisamos conhece-lo e crer nele para sermos salvos. Mas Jesus não está mais aqui nesse mundo para que o vejamos com os nossos olhos. Por isso a Bíblia é tão importante para nós, hoje, porque é nela que nós aprendemos sobre Deus e sobre Seu Filho, sobre o que Jesus fez, sobre como podemos ser salvos e sobre como devemos viver para agradar a Deus.


A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA



A Bíblia é a Palavra de Deus. O que Deus nos ensina nela é muito importante; é o que de mais importante podemos saber. Algumas coisas são importantes, mas podemos viver sem elas; coisas como energia elétrica, água encanada, geladeira, cama e travesseiro, são coisas importantes, mas podemos viver sem elas. Mas ninguém vive sem água, sem comida, sem sono, sem luz, não é mesmo?

Assim também a Bíblia nos diz o que é mais importante para as nossas vidas aqui na Terra e também para a vida futura, para a vida eterna. Por isso, o Salmo 19 e no Salmo 119 nos dizem que a Bíblia é a comida que faz viver e alimenta a nossa alma; que ela é a luz para o nosso caminho; que ela é um remédio contra o pecado, que ela é um tesouro mais precioso que o ouro, que ela é como o mel que alegra o nosso coração, e como uma coroa que nos exalta. Ela é também o mapa da nossa viagem para a eternidade que nos guia a cada dia nos dizendo o caminho que devemos seguir. Sem a Bíblia, nós estamos perdidos e não teremos como chegar com segurança no céu.


A Bíblia nos conta uma grande história do plano de Deus para nos salvar de nosso pecados. O Antigo Testamento conta a história da Criação, das primeiras pessoas, de como Adão e Eva pecaram contra Deus e deixaram de ser santos e felizes; conta a história de um povo que Deus escolheu para ser seu, o povo de Israel; conta a história de vários crentes da antiguidade, como Abraão, José, Moisés, Davi, Daniel... Mas essas histórias não servem só para nos entreter ou ensinar lições morais e exemplos de vidas. Toda a Bíblia contém verdades, e nós precisamos aprender as verdades escritas na Bíblia. As verdades da Bíblia são chamadas de Doutrinas. Na Bíblia encontramos verdades que nos ensinam:

- Sobre Deus e Sobre Seu Filho, Jesus Cristo.

- Sobre o Homem e seu Pecado.

-Sobre a Lei de Deus e o Dever que Ele Requer de Nós.

- Sobre o Plano de Salvação de Deus.

- Sobre a Igreja.

- Sobre o que Acontecerá no Futuro.

Os principais ensinos ou doutrinas da Bíblia são organizados nos nossos símbolos de fé. Existem muitos símbolos de fé, uns grandes, outros pequenos. Eles se baseiam na Palavra de Deus e organizam os versículos e os ensinos bíblicos para que as verdades se tornem claras para nós. O credo apostólico e o Catecismo para Crianças são dois símbolos de fé que vocês conhecem, mas existem vários outros, como a Confissão de Fé de Westminster, os Catecismos Maior e Menor de Westminster, o Catecismo de Heidelberg, a Confissão de fé Belga, Os Cânones de Dort, etc.


VOCÊ CONHECE A SUA BÍBLIA?
 
 A Bíblia é dividida em duas partes: O Antigo ou Velho Testamento, que nos conta desde a Criação do homem e a história do Povo de Israel, o povo escolhido de Deus e nos promete que Jesus viria a esse mundo. E o Novo Testamento, que começa com o nascimento do Messias Prometido, e contém também os escritos dos discípulos de Jesus. O Antigo testamento tem 39 livros. O novo tem 27. A Bíblia toda tem 66 livros ao todo, e eles são a verdadeira e completa Palavra de Deus.
 

 


CARACTERÍSTICAS DA BÍBLIA


A Bíblia nos ensina várias coisas sobre ela mesma. Leia esses versículos e aprenda o que eles nos ensinam sobre a Palavra de Deus:

II Timóteo 3: 16 e II Pedro 1:21: A Bíblia é inspirada por Deus. O Espírito Santo colocou as Palavras que Deus queria escrever nas mentes de homens crentes.Por isso ela é Palavra de Deus e tem autoridade para nos dizer o que fazer, e nós devemos obedecê-la.

João 10: 35: A Bíblia é inerrante. Como a Bíblia é a Palavra de Deus, e Deus é perfeito, a Bíblia também é perfeita, ela não tem erros ou falhas.

II Timóteo 3:17: A Bíblia é suficiente: Ela nos ensina tudo o quer precisamos saber para sermos salvos e para vivermos de maneira agradável a Deus.

Salmo 119:89: Ela é imutável: A Bíblia não muda, ela é válida para todas as pessoas de todos os tempos.

Salmo 19:9 e 119:151: A Bíblia é verdadeira. Tudo o que está escrito na Bíblia é verdade. Ela não contém mentira alguma.

Salmo 119:130: Ela é clara ou simples. Qualquer pessoa, com a ajuda do Espírito Santo, pode entender todas as coisas mais importantes da Bíblia.

Salmo 19: 7,8: A Bíblia é pura, reta, fiel.

Salmo 119:98,99: A Bíblia dá sabedoria, ela nos faz mais sábios que todas as pessoas que não a conhecem.

Apocalipse 22:18,19: Não devemos acrescentar nem tirar nada do que está escrito na Palavra de Deus. Devemos aceita-la como ela nos foi dada.

Salmo 119:9,11: A Bíblia nos guarda do pecado.

A Bíblia tem autoridade porque Ela é a Palavra de Deus. A Bíblia tem sempre a Palavra Final. Ela está sempre certa, porque Deus está sempre certo. E ela nos ensina tudo o quer precisamos saber para sermos salvos e para vivermos de maneira agradável a Deus. Ela é útil para todos os momentos da nossa vida. (Dt. 4:2)

Por isso o catecismo nos diz que ela é a única regra de fé e de prática. Ela é uma lei suficiente para nos dizer o que devemos crer para a salvação e para nos dirigir sobre como podermos glorificar e ter prazer em Deus.


LIÇÕES SOBRE COMO USAR BEM A BÍBLIA



- Ame a Palavra de Deus, de todo o coração.

- Busque ouvir e ler a Bíblia frequentemente, orando para que Deus abra os seus olhos para entender o que ouve e lê.

-Estude as verdades de Deus com esforço. Como? Lendo e ouvindo com atenção quando vai à igreja, lendo bons livros sobre a Bíblia, estudando os Catecismos.

- Memorize a Bíblia. Guarde-a no coração, pense nela todo o dia.

- Creia e Confie nela, aceite-a como Palavra de Deus, e se alegre nela.

- Espere nas suas promessas, descansando nelas, esperando confiantemente.

- Fale da Bíblia para outros, para que eles também sejam salvos e aprendam a agradar a Deus.

- Valorize a Bíblia, fazendo dela o seu maior tesouro.

- Obedeça os Mandamentos da Bíblia: pratique-os de todo o coração, rapidamente e com alegria.

- Cante a Bíblia. Devemos louvar a Deus com a Sua Palavra e verdades. Ela deve Inspirar os nossos cânticos.

- Tema, respeite os juízos e as ameaças da Palavra de Deus.

- Aborreça e odeie tudo o que é contrário a ela; fique triste quando os homens a desobedecem ou esquecem, tenha zelo ou cuidado por ela.



REVISÃO DO CAPÍTULO


1. Quais são as cinco maneiras pelas quais Deus nos revela a Si mesmo?
Pela ________________, pela __________________, pela ________________,

Pela ______________________, Por ___________________________.

2. O que aprendemos sobre Deus na natureza?
________________________________________________________

3. O que é a consciência?
________________________________________________________

4. O que significa conhecer a Palavra de Deus internamente?
________________________________________________________

5. Por que a Bíblia é hoje a melhor revelação que nós temos de Deus?
________________________________________________________

6. O que são doutrinas bíblicas?
________________________________________________________

7. A Bíblia está cheia de doutrinas que nos ensinam sobre o quê?

R: Sobre ______________________, ____________________________,
__________________________________, _________________________, ______________________________________.

8. Escolha das palavras abaixo os nomes que resumem estas características da Bíblia:

     verdadeira      inerrante      inspirada      clara   -   suficiente

A Bíblia é Palavra de Deus escrita por homens guiados pelo Espírito Santo. Ela é______________

A Bíblia contém tudo o que precisamos sabe para sermos salvos e viver de modo agradável a Deus. Ela é ________________________.

A Bíblia não tem falhas, nem erros, ela é perfeita. Ela é ____________________.

Tudo o que encontramos na Bíblia é verdade. Ela é ___________________________.

Qualquer pessoa pode entender as verdades principais da Bíblia. Ela é ____________.

9. Responda essas perguntas sobre a Bíblia:
 
Ela é dividida em quantas partes? _______________

Quantos livros a Bíblia tem ao todo?_______________

Quantos livros existem no Antigo Testamento?______________

Quantos livros existem no Novo Testamento? _______________

Qual o acontecimento mais importante da história, com que começa o Novo Testamento?______________________________________________.

10. Cite cinco maneiras sobre como você pode usar bem a Palavra de Deus na sua vida:

______________________________      ______________________________

______________________________      ______________________________

______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário