“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Os Deveres dsos Pais (J. C. Ryle) - Parte 16


XV: Treine-os lembrando-se continuamente do poder do pecado.

Eu mencionarei isto brevemente, para guardá-lo contra expectativas que não são biblicamente fundamentadas. Você não deve esperar que as mentes dos seus filhos sejam uma página de papel  branca e pura, e que você não terá problema algum desde que use dos meios corretos. Eu lhe aviso claramente: você verá que as coisas não são assim.
É doloroso ver quanta corrupção e maldade existe no coração de uma pequena criança, e o quão cedo isso começa a gerar frutos. Temperamentos violentos, vontade-própria, orgulho, inveja, resentimento, ira, preguiça, egoísmo, engano, esperteza, falsidade, hipocrisia, uma terrível tendência para aprender o que é mal, uma dolorosa lentidão para aprender o que é bom, uma disposição para fingir ou inventar qualquer coisa a fim de se conseguir aquilo que se quer – todas estas coisas, ou algumas delas, você deve estar preparado para ver, até mesmo naqueles que são da sua própria carne e sangue. Em pequenas formas, estas coisas aparecerão ainda em uma idade muito tenra; é quase atemorizante observar o quão naturalmente tais coisas parecem brotar. As crianças não precisam de lição alguma para aprender a pecar.

Mas você não deve ficar desencorajado e desanimado pelo que você vê. Você não deve pensar ser algo estranho ou incomum que pequenos corações possam ser tão cheios de pecado. Este é o único legado que o nosso pai Adão nos deixou; é aquela natureza caída com a qual nós viemos ao mundo, é a herança que pertence a todos nós. Ao invés, que isso lhe faça ainda mais diligente para utilizar de todos os meios que lhe parecem mais apropriados, pelas bênçãos de Deus, para agir contra o erro. Que isso lhe torne mais e mais cuidadoso, naquilo que lhe cabe fazer, para manter os seus filhos longe do caminho da tentação.

Nunca dê ouvidos àqueles que dizem que os seus filhos são tão bonzinhos, e bem-educados, e dignos de confiança. Ao contrário, pense que os seus corações são sempre como uma substância inflamável. No melhor dos casos, eles só querem uma faísca para incendiar as suas corrupções. Os pais dificilmente são cuidadosos demais. Lembre-se da depravação natural dos seus filhos, e fique alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário