“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Os Deveres dos Pais - J. C. Ryle - Parte 18

Nota da tradutora:

Este é o conselho final de J. C. Ryle aos pais e, portanto, o último post desta série. Não deixe de ler os preciosos conselhos anteriores, pois constituem em um bom resumo geral do ensinamento bíblico sobre a importância do bom treinamento e sobre como ele deve ser executado no contexto da criação e instrução diária dos nossos filhos.
Se você deseja acessar os posts anteriores, clique no tema "Educação no Lar" e acesse uma das 18 partes desta série.
Que o Senhor nos conceda a graça e a capacitação que só Ele pode conceder para a execução desta tão relevante tarefa!

Soli Deo Gloria.


Treine-os, finalmente, em contínua oração pela bênção divina em tudo o que você fizer.
 

Sem a bênção do Senhor, os seus maiores esforços não farão bem algum. Ele tem os corações de todos os homens em Suas mãos e, a não ser que Ele toque o coração dos seus filhos pelo Seu Espírito, você se desgastará sem propósito algum. Regue, portanto, a semente que você tem semeado nas suas mentes com incessante oração. O Senhor está muito mais disposto a ouvir do que nós estamos para orar; muito mais pronto para conceder bênçãos do que nós estamos para pedi-las, mas Ele ama ser implorado por elas. E eu coloco esta questão da oração diante de você como a pedra de acabamento e o selo de tudo o que você faz. Eu suspeito que o filho de muitas orações dificilmente será lançado fora.

Olhe para os seus filhos como Jacó olhou para os seus; ele diz a Esaú que eles eram “os filhos com que Deus agraciou ao seu servo” (Gn. 33:5). Olhe para eles como José olhou para os seus; ele disse ao seu pai: “estes são os meus filhos, que Deus me deu aqui” (Gn. 48:9). Conte-os, juntamente com o salmista, que disse: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Sl. 127:3). E então peça ao Senhor, com santa ousadia, que seja gracioso e misericordioso para com as Suas próprias dádivas. Veja como Abraão intercede por Ismael, porque ele o amava: “Oh, que Ismael viva diante de Ti” (Gn. 17:18). Veja como Manoá fala ao Anjo sobre Sansão: “Como governaremos esta criança e o que devemos fazer para com ele?” (Jz. 13:12). Observe o quão ternamente Jó cuidava das almas dos seus filhos: “Ele oferecia holocaustos de acordo com o número de todos eles, pois dizia: talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.” (Jó. 1:5). Pais, se vocês amam aos seus filhos, vão e façam do mesmo modo. Você nunca poderá mencionar os seus nomes diante do trono da misericórdia de Deus com demasiada frequência.

E agora, leitor, em conclusão, deixe-me enfatizar novamente a necessidade e a importância de utilizar-se de absolutamente todos os meios ao seu alcance, se é que você deseja treinar os seus filhos para o céu.

Eu bem sei que Deus é um Deus soberano, e que faz todas as coisas de acordo com o conselho da Sua própria vontade. Eu sei que Reoboão era filho de Salomão, e Manassés, o filho de Ezequias e que nem sempre você vê pais piedosos terem uma semente piedosa. Mas eu também sei que Deus é um Deus que age por Seus meios, e eu estou certo, se você menosprezar os meios que eu tenho mencionado, os seus filhos dificilmente se tornarão bons cristãos.

Pais e mães, vocês podem levar os seus filhos para serem batizados, e tê-los na lista de membros da Igreja de Cristo – vocês podem conseguir padrinhos piedosos para responder por eles e lhe ajudar com as suas orações; você pode enviá-los para a melhor das escolas, e dar a eles Bíblias e Livros de Oração, e encher as suas mentes de conhecimento, mas se durante todo esse tempo, não houver um treinamento regular em casa, eu lhe digo claramente: eu temo que haverá muita dificuldade, no final, quanto às almas dos seus filhos. O lar é o lugar em que os hábitos são formados; o lar é o lugar em que as fundações do caráter são lançadas; o lar é que dá direção aos nossos gostos, e preferências, e opiniões. Veja, portanto, eu lhe suplico, para que haja um cuidadoso treinamento em casa. Feliz, de fato, é o homem que pode dizer como Bolton disse, no seu leito de morte, aos seus filhos: “Eu creio, sim,  que nenhum de vocês ousará me encontrar diante do tribunal de Cristo em um estado não-regenerado”.

Pais e mães, eu lhes admoesto solenemente diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, tome para si todas as dores necessárias para treinar os seus filhos no caminho em que devem andar. Eu lhes admoesto não somente pelo bom estado das almas dos seus filhos; eu lhes admoesto pelo bem do seu próprio conforto e paz futura. Verdadeiramente, é do seu interesse que você faça isso. Verdadeiramente, a sua própria felicidade, em grande medida, depende disso. Os filhos sempre foram o arco do qual as mais afiadas flechas foram lançadas para penetrar o coração dos homens.

Os filhos têm preparado as taças mais amargas que o homem já pôde beber. Os filhos tem causado as lágrimas mais tristes que o homem já pôde derramar. Adão poderia lhe dizer isso; Jacó poderia lhe dizer isso, e Davi poderia lhe dizer isso. Não há outro sofrimento na terra, como aquele que filhos têm trazido sobre os seus pais. Oh, tome cuidado, para que a sua própria negligência não venha a produzir miséria para você na sua velhice. Cuidado, para que você não venha a chorar debaixo do mal tratamento de um filho mal-agradecido; nos dias em que os seus olhos estiverem fracos, e a sua força natural, abatida.

Se você já desejou que os seus filhos sejam os restauradores da sua vida, e os nutridores da sua velhice; se você quer ter para eles bênçãos e não maldições – alegrias, e não sofrimentos – Judás e não Rúbens – Rutes e não Orpas – se você não quer, como Noé, ser envergonhado pelos seus atos, e, como Rebeca, ter a sua vida fatigada por eles: se este é o seu desejo, lembre-se do meu conselho continuamente: treine-os, enquanto jovens, no caminho correto.

E quanto a mim, eu concluirei dedicando a minha oração a Deus por todos aqueles que leem este livro, que todos vocês possam ser ensinados por Deus a sentir o valor das suas próprias almas. Esta é uma razão pela qual o batismo é, muitas vezes, uma mera forma, e o treinamento cristão é desprezado e menosprezado. `Muitas vezes os pais não sentem nem por si mesmos, e portanto, eles também não sentem pelos seus filhos. Eles não percebem a tremenda diferença entre o estado natural e o estado da graça, e portanto, eles estão contentes em deixá-los em paz.

Agora que o Senhor ensine a todos vocês que o pecado é aquela coisa abominável que Deus odeia. Então eu sei que você pranteará pelos pecados dos seus filhos e se esforçará para arrancá-los como o ferro do fogo.

Que o Senhor ensine a todos vocês o quão precioso é Cristo, e que majestosa e completa é a obra que Ele realizou para a nossa salvação. Então, eu tenho confiança de que você utilizará de todos os meios para trazer os seus filhos a Jesus, para que eles vivam por Ele. Que o Senhor ensine a todos vocês a sua necessidade do Espírito Santo, para renovar, para santificar, e para despertar as suas almas. Então, eu tenho certeza de que você encorajará os seus filhos a orarem a Ele sem cessar, e a nunca descansar, até que Ele tenha descido aos seus corações com poder, e feito deles novas criaturas.

Que o Senhor conceda isso, e então eu tenho boa esperança de que você treinará bem os seus filhos – treinará bem para essa vida, e treinará bem para a vida porvir; treinará bem para a terra, e treinará bem para o céu; treinará para Deus, para Cristo e para a eternidade.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário