“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

sábado, 14 de junho de 2014

Os Deveres dos Pais - Parte 17


XVI. Treine-os lembrando-se continuamente das promessas das Escrituras
 

Eu menciono isso também brevemente, para guardá-lo contra o desânimo. Você possui uma clara promessa ao seu lado: “Treina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pr. 22:6). Pense no que consiste ter uma promessa como esta. As promessas eram a única lamparina de esperança que encorajava o coração dos patriarcas antes da Bíblia ser escrita. Enoque, Noé, Abraão, Isaque Jacó, José, - todos estes viveram com base em algumas promessas, e prosperaram em suas almas. As promessas são as bebidas medicinais que em todas as épocas, têm apoiado e fortalecido os crentes. Aquele que tem um simples texto ao seu lado, nunca precisará desanimar. Pais e mães, quando os seus corações estiverem desapontados e prestes a estancar, olhem paras as palavras deste texto e sejam confortados.

Pense em quem é que está nos prometendo. Esta não é palavra de homem, que pode mentir ou se arrepender; esta é palavra do Rei dos Reis, que nunca muda. Se Ele disse alguma coisa, Ele não a cumprirá? Ou se Ele falou algo, Ele não o fará para o bem? E nem é coisa alguma difícil demais para que Ele a execute. As coisas que são impossíveis para o homem, são possíveis para Deus. Leitor, se nós não recebermos os benefícios da promessa sobre a qual estamos dependendo, a culpa não está Nele, mas em nós mesmos.

Pense, também, no que essa promessa contém antes de se recusar a ser encorajado por ela. Ela fala de um certo momento em que o bom treinamento especialmente produzirá fruto – “quando [a criança] for velha”. Certamente, há conforto nisso. Você poderá até não ver com os seus próprios olhos o resultado de um treinamento cuidadoso, mas você não sabe que benditos frutos poderão brotar disso, até mesmo bem depois de você morrer. Não é o modo de Deus nos dar tudo de uma só vez. “O porvir” é muitas vezes o tempo que Ele escolhe para trabalhar tanto nas coisas da natureza, quanto nas coisas da graça. “O porvir” é a estação quando as aflições produzem o fruto pacífico da justiça (Heb. 12:11). O “porvir” foi o tempo em que o filho que havia se recusado a trabalhar na vinha do seu pai se arrependeu e retornou (Mt. 21:29). E o “porvir” é o tempo para o qual os pais devem olhar se eles não veem sucesso no seu próprio tempo. Você deve semear na esperança e plantar na esperança.

“Lança o teu pão sobre as águas”, diz o Espírito, “porque depois de muitos dias, o acharás.” (Ec. 11:1). Muitos filhos, eu não duvido, se levantarão no dia do juízo e bendirão aos seus pais pelo bom treinamento recebido, os quais nunca mostraram sinal algum de terem tirado proveito dele durante toda a vida dos seus pais. Siga avante, portanto, em fé, e esteja certo de que o seu labor não será totalmente desperdiçado. Por três vezes Elias teve de se reclinar sobre o filho da viúva antes que ele revivesse. Siga o seu exemplo, e persevere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário