“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Lições da Vida de João Calvino


Hoje, dia 31 de Outubro, comoramos os 501 anos da Reforma Protestante. Muito tem sido falado de Martinho Lutero, que com sua coragem, foi usado por Deus para mostrar os muitos erros que haviam tomado conta da Igreja de Deus durante a Idade Média, e para ensinar ao povo as verdades da Palavra de Deus e a boa-nova da salvação pela fé em Cristo somente. Se quiser aprender mais sobre a Reforma, esse blog contém histórias e poemas sobre isso. Hoje vamos falar de um homem que também foi muito usado por Deus durante a reforma, chamado João Calvino, e vamos tirar lições de sua vida para sabermos como ser úteis e produtivos para o reino de Deus mesmo enquanto somos jovens. O texto abaixo foi traduzido do livro “Heroes of the Reformation: Life-Changing Lessons for the Young” (Heróis da Reforma: Lições de Mudar a Vida para Jovens), de Richard Newton 1813-1877), com permissão da editora Solid Ground Christian Books.

João Calvino 1509-1564



Genebra, Calvino e a Reforma


Genebra é uma cidade famosa na Europa. Ela era o lar de João Calvino, um grande reformador Suíço. Ela é famosa pela beleza de sua localização. A coisa mais interessante sobre a história de Genebra é a sua conexão íntima com a grande obra da Reforma. Martinho Lutero não teve outro amigo mais firme nem outro ajudador mais habilidoso do que ele encontrou em João Calvino. Muitos outros homens bons e nobres trabalharam na Reforma em Genebra, mas o mais útil e famoso de todos eles foi Calvino. Ele era um grande pregador e um grande escritor. Nem sabemos dizer quantos livros ele escreveu ao todo. Eu tenho entre cinquenta e sessenta volumes bem grandes dos seus escritos na minha biblioteca, e esses são apenas uma pequena porção deles. A maioria dos livros que ele escreveu são comentários na Bíblia.

Ele era um homem muito bom e muito estudado. E embora tenha ensinado algumas doutrinas que algumas pessoas não concordem, a maioria das pessoas são gratas pela oportunidade de lerem os seus livros e de aprenderem deles a compreender mais claramente a preciosa verdade que Deus ensinou na sua santa palavra. Calvino é um exemplo esplêndido para todos os jovens seguirem, no seu trabalho, na sua perseverança, na sua coragem e na sua simplicidade. Pelos muitos labores e sacrifícios da sua vida, ele fez com que seu nome estivesse conectado à história e à glória de Genebra de uma maneira que deverá permanecer enquanto aquela cidade existir.

Agora vamos ver algumas características da vida e do caráter de Calvino.

Como seria interessante se nós soubéssemos quantas almas for almas foram trazidas a Jesus e salvas, por Deus ter abençoado os humildes esforços de João Calvino!

Calvino viveu há cerca de 300 anos atrás. Ele foi um dos mais úteis e ativos dos reformadores. Ele era impressionante por três coisas. Em cada uma dessas coisas cada jovem faria bem em seguir o seu exemplo.


Calvino era um exemplo de um jovem diligente


Ele havia sido tão atento e diligente nos estudos que quando ele tinha apenas 22 anos de idade alguém que o conhecia muito bem e que era um bom juiz para falar, disse que ele era a pessoa mais estudada de toda a Europa. Ele entendeu o valor do tempo e ele fez bom uso dele. Ele sabia que os momentos são como pó de ouro, e mais valiosos que diamantes. Eles os ajuntou cuidadosamente, e não deixou nenhum momento passar desperdiçado. E esse é um dos mais certos segredos para o sucesso. Salomão sabia disso muito bem quando ele fez afirmações como essas: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Eclesiastes 9:10), “Viste o  homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior”. Ele aparecerá diante de reis (Pv. 22:29). E a vida de Calvino mostra claramente a honra e a bênção que segue uma diligência tão útil.



Calvino era um exemplo de trabalho paciente


Ele deve ter sido um dos homens mais ocupados que já viveu. Pelos últimos 23 anos de sua vida dizem que ele pregava todos os dias; palestrava três vezes por semana, ia às reuniões de administração da igreja e ainda achava tempo suficiente para escrever cartas à pessoas em diversos lugares do mundo. Além dos seus livros impressos, há mais de 2000 dos seus sermões escritos, que estão preservados na Biblioteca de Genebra. Eu nem posso dizer quantos volumes ele publicou. Um tempo atrás, uma sociedade foi formada na Inglaterra, chamada “a Sociedade de Tradução de Calvino”. O objetivo dessa sociedade era tomar seus livros, que estavam escritos em Latim, e traduzi-los e publicá-los em Inglês. Cinquenta volumes enormes das obras de Calvino já foram publicados por essa sociedade. Esses volumes já formam uma verdadeira biblioteca! Como Calvino deve ter sido ocupado! Até porque ele não era um homem forte. A sua saúde era fraca, e ele tinha apenas 55 anos quando faleceu. Quando nós lermos ou ouvirmos sobre Calvino, vamos lembrar da sua produtividade paciente e tentar imitar o seu exemplo nessa área.


Calvino foi um exemplo de liberalidade cristã


Ele trabalhou tanto e produziu tantos livros, que eram vendidos a bom preço, que as pessoas costumavam dizer que ele estava ajuntando dinheiro e ficando rico. Mas isso não era verdade. Ele dava o seu dinheiro tão livremente para aliviar os pobres e para ajudar a fazer o bem de tantas maneiras, que quando ele morreu, apesar de ter vivido da maneira mais simples e frugal, (ele normalmente comia apenas uma refeição por dia), ainda assim todo o dinheiro que ele deixou para trás foi a quantia equivalente a 250 dólares. Ele estava realmente ajuntando tesouro o tempo todo: mas só que ele estava ajuntando não na terra, mas no céu. Esse é o melhor uso que podemos fazer do dinheiro. Ele pagará melhor no final, pois ele estará dando lucro por toda a eternidade. Que todo leitor tente imitar o exemplo de João Calvino em sua diligência quando jovem, em seu trabalho paciente, e em sua liberalidade cristã.





3 comentários:

  1. Obrigada Karis, Deus abençoe as traduções, sua vida e sua família Marília

    ResponderExcluir
  2. Mensagem abençoadora, exemplos como esses nos faz enchergar nossa pequenez. Homens como Calvino são presentes dados a igreja.

    ResponderExcluir
  3. Spot on with this write-up, I really suppose this website needs rather more consideration. I’ll probably be again to learn much more, thanks for that info. best online casino

    ResponderExcluir