“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O Livro da Queda- História 7: O REMORSO


 

História 7

O REMORSO

Vamos imaginar que um menino está sozinho em um quarto da casa onde mora, e ele sabe que num armário perto da janela havia um dinheiro que pertencia a seu pai. Então um pensamento mau vem à sua mente, de que ele sabe onde está a chave que pode abrir o armário, e que ele poderia tirar um pouco do dinheiro dali, sem ninguém saber. Ele pensa em todas as coisas bonitas que ele poderia comprar com aquele dinheiro, e como elas o fariam feliz. Ele acaba cedendo à tentação. Ele abre o móvel, toma um dinheiro, e desce para a sala, tentando parecer como se nada tivesse acontecido.

Ele passa o dia inteiro em casa e não pode sair para gastar o dinheiro. Quando chega a noite, ele vai para a cama, como sempre, na hora normal, e para que ninguém veja o dinheiro no seu bolso, ele o esconde numa gaveta, onde ele pensa que estará seguro até de manhã.

Você acha que ele vai orar a Deus aquela noite, antes de se deitar para dormir? - Não, ele não vai querer orar enquanto ele quiser ficar escondendo esse dinheiro. Mas ele irá se sentir infeliz, e ainda mais se essa for a primeira vez que ele rouba alguma coisa.

Existem várias coisas que lhe farão sentir tão triste. Ele iria ficar com vergonha do que fez, de pensar que ele estaria sendo um ladrão, até mesmo roubando dinheiro do seu próprio pai, que tem sido tão bom para ele.

Ele também vai ter um forte medo de ser pego, e de ter que passar vergonha e ser castigado.

Ele também iria sentir que o que ele fez é errado - que ele é culpado de ter feito algo muito terrível - que Deus sabe o que ele fez, e que ele não pode escapar da desaprovação de Deus. Ele iria sentir também que ele mereceu essa desaprovação, e que cedo ou tarde ele terá que pagar pelo que fez.

Esses pensamentos e sentimentos que lhe vêm na hora dele se deitar iriam deixar o menino tão agoniado que ele talvez nem iria conseguir dormir, de tão angustiado que estaria se sentindo.  

Esses pensamentos e sentimentos que vêm depois que uma pessoa faz alguma coisa errada, quando ela está pensando sobre o que fez  - isso é chamado de remorso. - Eu acho que você sabe o que é isso. Pois mesmo que você talvez nunca tenha roubado nada, com certeza você já fez coisas mesmo sabendo naquele momento que eram erradas, e então você se sentiu muito triste depois ao pensar no que você fez.

Às vezes esse remorso é tão grande nas pessoas que roubaram, ou mesmo nas pessoas que mataram outras, que eles foram confessar a sua culpa e se entregaram para serem punidos, mesmo quando ninguém sequer suspeitava deles.

Nada causa tanto sofrimento nesse mundo como o remorso; e ele vai ser uma das principais causas dos sofrimentos das pessoas que forem para o inferno.

Adão e Eva sentiram esse remorso muito profundamente depois que eles comeram do fruto proibido. Eles sentiram a sua vergonha e a sua culpa. Eles sentiram como tinham sido ingratos e desobedientes ao seu Pai Celeste e bondoso. Eles ficaram com medo de se encontrar com Ele. Eles ficaram apavorados com a desaprovação de Deus. Eles tremeram só de pensar na punição que Deus havia ameaçado, e que eles sabiam que mereciam.  - Eles lamentaram a sua tolice ao terem acreditado no que Satanás lhes disse. Eles descobriram que eles realmente conheciam agora tanto o bem como o mal, mas de uma maneira muito diferente do que Satanás havia prometido e do que eles haviam esperado.

Sentindo-se miserável ao olhar para trás, ao que haviam feito, e ao olhar para o sofrimento que lhes esperava, não havia nada que podia lhes fazer feliz; nada neles mesmos, nada no jardim tão bonito que estava ao seu redor, nem em Deus, caso Ele viesse se encontrar com eles como fazia antes.

E Deus realmente veio se encontrar com eles. Foi de tardezinha, e eles ouviram a sua voz no jardim.

Como eles ficariam felizes de ouvir aquela voz se eles não tivessem pecado, se o fruto na árvore proibida não tivesse sido tocado! Mas eles agora ficaram assustados com aquela voz. Eles estavam com pavor de ter que encarar a Pessoa grande e gloriosa de onde ela vinha. Tremendo e fugindo dessa voz, eles "se esconderam da presença do Senhor por entre as árvores do jardim". Gênesis 3:8

Você não se sentiu assim mesmo quando você fez algo errado, e estava com medo de ser descoberto? Talvez você alguma vez correu e se escondeu assim como Adão e Eva fizeram; e outras vezes você ficou tentando evitar o olhar de alguém, - do seu pai ou professor, e se você pudesse, teria se escondido do olhar dele.

Como esses sentimentos são ruins! Mas como a pessoa se sente bem quando ela pode olhar todo mundo bem no rosto, - sem temer nenhum olho que o examine, e nenhuma língua que faça qualquer pergunta.

Como você se sentiu feliz quando você pôde correr e encontrar o seu pai, ou mãe, ou professor, e pôde ouvir a voz deles, e ver o seu olhar bondoso, e pôde deixar eles verem que você está agindo como uma criança obediente e alegre sempre se parece.

Seja obediente a eles. Seja obediente a Deus, se você deseja sentir essa alegria. Lembre-se como Adão e Eva se esconderam no jardim, e ore a Deus que ele não lhe deixe pecar, para que você seja guardado da vergonha e do medo.
 
Para Colorir:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário