“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Queda do Homem para Crianças. Gallaudet. História 3: A Penalidade


História 3

A Penalidade

 
Certo pai, que tinha uma biblioteca em sua casa cheia de livros grandes, caros, e cheios de figuras bonitas, falou para seu filho que ele não deveria tirar os livros do lugar. Ele disse que, sempre que fosse uma hora boa, ele iria mostrar alguns livros pro seu filho, mas que ele nunca deveria ir mexer neles, e disse ainda que se o menino mexesse, ele iria ter que ficar de castigo no seu quarto por algumas horas. Ficar de castigo no seu quarto por aquelas horas era a penalidade que o menino teria de sofrer se ele desobedecesse o seu pai.
Se um ladrão rouba alguma coisa, a lei diz que ele deve ser colocado na prisão. Ficar preso é a penalidade por roubar. Se um homem mata outra pessoa com raiva, de propósito, a lei diz que esse homem mau deve morrer, pois essa é a penalidade para quem tira a vida de outro.
Você já sofreu alguma penalidade por ter quebrado as ordens ou as regras de seus pais ou professores?
Quando Deus proibiu Adão e Eva de comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim, ele lhes disse que se eles desobedecessem, eles certamente iriam morrer.   Morrer era a penalidade que eles teriam de sofrer, se eles comessem do fruto daquela árvore.
Isso não quer dizer que somente os seus corpos iriam morrer. Que mais isso significa? Vou tentar explicar para você.
Quando o corpo morre, ele não mais se mexe e faz coisas. O olho não vê mais coisas bonitas, o ouvido não consegue mais ouvir belos sons, nem a língua sente o gosto das comidas gostosas. A morte acaba com todos os prazeres do corpo. Ela os destrói totalmente.
Pois assim também existe um outro tipo de morte de que a Bíblia fala, que põe um fim e destrói toda a alegria da alma.
Quando Deus disse a Adão e Eva que, se eles lhe desobedecessem,  eles certamente iriam morrer, Ele quis dizer que eles não iriam somente sofrer a morte do corpo, mas também iriam perder a amizade, o amor e a alegria que eles tinham com Deus no jardim do Éden. Ele quis dizer que eles iriam agora enfrentar muito sofrimento nesse mundo por causa do seu pecado, e que depois que os seus corpos morressem, eles iriam experimentar sofrimentos sem fim no mundo por vir.
Isso é a verdadeira morte: é o fim de todos os prazeres puros e santos, que lhes fizeram tão felizes enquanto eles continuavam amando e obedecendo a Deus; é  trazer obre eles problemas e tristezas, as dores, as doenças e a morte do corpo; e o pior de tudo é a miséria de ser lançado para longe de Deus e de todas as pessoas boas, para morar para sempre num lugar horrível de castigo, com outros seres pecadores e infelizes como eles.
Espero que agora você entenda por que dizemos que a alma também morre assim como o corpo: é por que ela tem todas as suas alegrias destruídas, e por que ela fica como se fosse morrendo e morrendo, para sempre, nos sofrimentos sem fim que o pecado traz sobre ela.
Nós podemos pensar que essa penalidade deve ter assustado muito Adão e Eva, mesmo que eles não pudessem entender totalmente esse castigo. Eles sabiam o suficiente para fazer com que eles ficassem com muito medo de desobedecer a Deus. Eles sabiam que, se eles desobedecessem, eles iriam perder toda a alegria que estavam sentindo. Eles não iriam mais ter Deus como seu amigo. Deus iria ter que puni-los duramente, nesse mundo e no mundo que virá. E eles não podiam ver nenhum jeito de escapar dessa punição.
Podemos imaginar que tudo isso iria fazer eles bem cuidadosos, você não acha, para não tocarem na árvore proibida, e nem mesmo desejarem tocar nela. Você não acha que você teria ficado com muito medo de fazer isso, se você estivesse no Éden e se Deus tivesse lhe dado o mesmo mandamento que Ele deu a Adão e Eva?
Mas então me diga: por que você não tem medo, agora, de pecar contra Deus? Você conhece a terrível penalidade que Ele ameaçou para os pecadores que não se arrependem verdadeiramente dos seus pecados, e não confiam em Jesus Cristo, e não buscam a Deus e o Espírito Santo para ajudá-los a amar e a obedecê-lo?
A sua punição é ser um pecador miserável para sempre, é ter a sua alma morrendo para sempre, sem nenhuma vida nela, nenhum sentimento bom e certo, mas somente sentimentos maldosos e odiosos, sem nenhuma bondade para com outros, nenhuma paz, nenhum conforto, nenhuma alegria. É ter a sua alma morrendo para sempre naquele lugar horroroso onde os anjos maus estão, e para onde irão os homens, mulheres, meninos e meninas maus, que não se arrependerem dos seus pecados e não confiarem no salvador. É ter a sua alma morrendo para sempre, sem a amizade o favor de Deus, e expulsa do céu, sem nenhuma esperança de ter a permissão de entrar lá.
Minha querida criança, você não tem medo dessa punição terrível? - Você não vai se aproximar de Deus, e lhe dizer quão triste você está de ter pecado contra ele? Você não vai orar para que ele lhe dê o seu Espírito Santo para lhe ajudar a se arrepender de verdade por todos os seus pecados, a confiar no Senhor Jesus Cristo, a amar e obedecer a Deus, e a fazer todo  bem que você puder a outros? Vá, dessa maneira, para o seu bondoso Pai, e para o Salvador compassivo, que está pronto para recebê-lo, e então, mesmo que o seu corpo morra, a sua alma nunca vai morrer.

Para Colorir:
 

2 comentários:

  1. Ainda não leu as histórias anteriores? Encontre-as na seção "Material para Crianças" no canto superior direito da página.

    Agora com figuras para colorir!!! Avisem caso tenham problemas para imprimir.

    ResponderExcluir
  2. Melhor descrição de morte e inferno (que já li) para crianças!

    ResponderExcluir