“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

sexta-feira, 15 de março de 2013

A Imaginação cristã - Leland Ryken


Acredito que uma das obras atuais mais relevantes sobre o assunto de Literatura por uma visão cristã-reformada é a obra A Imaginação Cristã, de Leland Ryken, mesmo autor de Santos no Mundo, e pai de Phillip Ryken, ministro que assumiu o púlpito do falecido James Montgomery Boice, o qual também possui muitas obras em diversas áreas da teologia e do pensamento reformado. Leland Ryken é professor de inglês do Wheaton College em Illinois, EUA. Ele tem contribuído com numerosas obras sobre o estudo da literatura clássica pela perspectiva cristã. Ele foi também o contribuinte de conteúdos literários para a versão Bíblica de Estudo English Stand Version, publicada pela Crossway Bibles em 2001. Ryken é também autor das obras “Como Ler a Bíblia como Literatura” (How to Read the Bible as Literature) e “Palavras de Deleite: Uma Introdução Literária à Bíblia” (Words of Delight: A Literary Introduction to the Bible).

A Imaginação Cristã é, na realidade, uma coleção de ensaios e artigos sobre Literatura e Arte por uma série de autores cristãos, e editorados por Ryken. A obra contém vários capítulos escritos pelo editor, mas conta também com ensaios por Gene Edward Veith Jr., Francis Schaeffer, Luci Shaw, T. S. Eliot, Susan Bower, Flannery O’Connor e outros, e contém ainda reflexões de J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis, dentre outros. A obra é dividida em dez Partes principais, cada Parte contendo de três a sete capítulos ou artigos. Relacionarei abaixo o nome de cada Parte:

Parte 1: Uma Filosofia Cristã da Literatura
Parte 2: Imaginação, Beleza e Criatividade
Parte 3: Ensinar e se Deleitar
Parte 4: O Escritor Cristão
Parte 5: O Leitor Cristão
Parte 6: Estado da Arte: Sucesso e Fracasso na Ficção e Poesia Cristã Atual
Parte 7: Realismo/Realidade
Parte 8: Mito e Fantasia
Parte 9: Poesia
Parte 10: Narração

Como os títulos relacionados acima indicam, A Imaginação Cristã é uma verdadeira preciosidade para todos aqueles (autores ou leitores) que se interessam por literatura e desejam vê-la pelos óculos das Escrituras e dos seus princípios. Visto, portanto, que a obra se encontra em língua Inglesa e ainda não possui tradução para o Português, minha intenção é começar uma série de postagens referentes a cada capítulo desta obra, resumindo os pontos principais de cada artigo, traduzindo e disponibilizando aqui certos trechos e citações significativas ao público cristão brasileiro.

Na próxima postagem, me concentrarei no primeiro capítulo da primeira Parte, intitulado: “A Poética Cristã, Passado e Presente” por Donald T. Williams. Aguardem!   

P.S.: Para os interessados em adquirir a obra original em língua Inglesa, aqui vai o link da loja virtual da Amazon: http://www.amazon.com/Christian-Imagination-Practice-Literature-Writing/dp/0877881235

Nenhum comentário:

Postar um comentário