“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

segunda-feira, 4 de abril de 2016

MANUAL CRISTÃO PARA A PRÉ-ESCOLA (0-3 ANOS), PARTE III

Esse post é a terceira parte do artigo Manual Cristão para a Pré-Escola (0-3 anos), por Karis Davis 

- Introdução aos Pais e Parte I: Princípios Cristãos, Morais e Desenvolvimentistas. Ainda não leu? Clique aqui.

- Parte II: Conteúdos e Habilidades. Ainda não leu? Clique aqui.


Parte III


Sugestões e Recursos




14. Conselhos Práticos para Pais e Mães de Crianças de 0-3 anos


 

- O conselho básico que as mães homeschoolers mais experientes sempre repetem às mais novas é o seguinte: comece o seu dia com Deus, e passe o restante do dia na presença e na dependência do Senhor, em constante oração. Você precisa de Sua Palavra para meditar durante o dia, e você precisa pedir-lhe por força, sabedoria, paciência, direcionamento, e graça, muita graça, tanto para você própria, como para os seus filhos. Acorde mais cedo que sua família, ou escolha alguma outra hora do dia, em que você possa ter um momento não-apressado de devocional individual. Escolha um canto da casa onde você fará isso, e sempre tenha ali a sua Bíblia e algum outro livro devocional. Também é muito bom se você puder ler todo dia algum trecho de um bom livro cristão sobre família ou criação de filhos, ou uma boa biografia feminina. Precisamos ser constantemente lembrados daqueles conselhos que já sabemos, mas que são tão difíceis de pôr em prática.

- Cuidar de crianças pequenas é um trabalho intenso, contínuo e cansativo, e aconselha-se que mãe tenha diariamente um tempo de descanso ou relaxamento de sua preferência (caminhada, exercício, leitura, hobbies, compras, trabalhos domésticos, culinária, etc.). Ela pode fazer isso enquanto a criança dorme de dia, ou antes dela acordar, ou no final da tarde quando o pai ou algum parente de confiança pode cuidar das crianças.

- Muitas mães homeschoolers acham importante que toda a família tenha um momento de descanso durante o dia, em que todos (mesmo que não durmam), podem descansar e ter um tempo pacífico na cama ou sofá para ler, fazer a devocional individual, ou fazer alguma atividade silenciosa. Uma mãe relatou que sua vida mudou quando ela tomou uma medida drástica e um tanto estranha, mas que funcionou para a sua família: ela proibiu as crianças de levantarem da cama antes das sete da manhã! Durante esse tempo de calma, ela acordava mais cedo e tinha mais tempo para ler, organizar a casa, preparar aulas dos mais velhos, etc. A maioria das mães acha importante pôr as crianças pequenas para dormir mais cedo que o restante da família. Mas o princípio é o mesmo, que a rotina proporcione em algum momento do dia um tempo de quietude para toda a família.

- Ainda outras mães sentem falta, nessa fase, de um tempo em que elas podem fazer algum tipo de trabalho de seu interesse ou relacionado à sua vocação profissional. Dependendo do que for, ela pode levar o seu bebê e treiná-lo a se comportar nos ambientes em que ela precisará levá-lo (e ainda aprender muitas coisas): comprando e vendendo materiais, prestando serviço, resolvendo coisas no banco, correio, etc. Se o trabalho puder ser feito em casa, o tempo é mais flexível.

- É difícil de acreditar, mas mesmo quando você tem crianças pequenas, o dia continua a ter 24 horas, e isso são três jornadas de oito horas. Se você dormir oito horas, teoricamente você ainda teria mais dezesseis horas para serem distribuídas entre as atividades de casa, cuidado com as crianças, tempo com o marido. Dentre essas, ainda deveria sobrar pelo menos 4-6 horas em que seus pequenos estão dormindo ou entretidos em que você poderia fazer algum trabalho de sua preferência. Muitas mães conseguem se organizar para trabalhar à noite, se as crianças dormirem mais cedo; outras preferem acordar mais cedo que o restante da família e utilizar as primeiras horas do dia. Outras aproveitam o tempo em que as crianças dormem à tarde ou brincam alegremente após esse descanso. Se você não está conseguindo encontrar esse tempo, registre sua rotina atual em detalhes e veja para onde o seu tempo pode estar se perdendo (internet e mídias sociais, cozinha, organizando a casa, juntando brinquedos, cuidando de roupas, tentando manter os olhos nas crianças que correm pela casa...) e estude como você pode reunir e usar os horários mais produtivos, mudar a rotina da família, pedir ajuda a outros membros da família, contratar uma empregada, passadeira ou cozinheira, comprar uma máquina de lavar roupa ou de lavar louça, etc.

- Tente não se irritar com a "bagunça" que muitas vezes os pequenos fazem, especialmente se você tem tendência a ser metódica e organizada. Tente "curtir" esse tempo e não se preocupe em manter a casa impecável, como antes de você ter crianças, ou como a casa de outras pessoas que você conhece. Essa é uma fase em que é normal se ter brinquedos no chão, roupas a mais, barulhos a mais, apetrechos de criança espalhados pela casa; e um dia essa fase vai passar e deixar saudades. Uma mãe experiente lembrou que, um dia, você terá saudade de ver os brinquedos no chão, de coletar as dezenas de papéis rabiscados, de ouvir os chorinhos e as conversas, e até as gritarias pela casa. Essa fase passa muito rápido.

- Por outro lado, para as mães mais relaxadas e bagunçadas, o conselho das mais experientes é aquele antigo conselho de tentar manter alguns cômodos mais arrumados e de manter os brinquedos em outros que não fiquem na entrada da casa nem nos lugares de relaxamento; e de tentar colocar ordem na casa ao final do dia, de preferência antes do marido chegar, banhando e arrumando as crianças e até você mesma, adiantando o jantar, para que possa haver ao menos um momento e uma refeição durante o dia em que a família está reunida, ordeira e podem aproveitar esse tempo num ambiente relativamente limpo e arrumado.

- Ore a Deus para não perder o seu foco e as suas prioridades: As coisas de Deus são mais importantes de todas; a família com suas necessidades individuais e relacionamentos vêm em seguida; trabalho e outras atividades necessárias vem depois. Precisamos ter muito cuidado para não invertermos essa ordem e darmos, por exemplo, tanta atenção às crianças que sequer temos tempo de ler alguns versos da Bíblia; ou de estarmos tão preocupado com a aparência da casa ou com um projeto próprio que não damos o devido tempo e atenção às necessidades das nossas crianças, marido, familiares e amigos. Com essa lista de importância em mente, lembre-se que, se Deus permitiu que a educação de crianças pequenas demandasse tanto do nosso tempo, cuidado e amor, é porque, na prática, nesta fase da vida da família, a maneira de uma mãe melhor servir a Deus e ao próximo será servindo os seus pequenos filhos e aceitando que estas atividades terão prioridade e ocuparão a maior parte do seu tempo.

 

15. (Apenas uma) Sugestão de Rotina para Mães Homeschoolers com Crianças de 0-3


 

5-7h - Ao acordar: devocional da mãe ou do casal, tempo do casal, organização do lar, preparação do café da manhã, devocional da família (pode incluir também horas para trabalho, estudo e pesquisa, ou para exercícios físicos ou outra atividade da mãe caso ela queira acordar bem mais cedo que o restante da família e usar as primeiras horas da manhã)

8-9h- Café das crianças- devocional com as crianças- tarefas conjuntas do lar em que as crianças podem ajudar/participar.

9-10h -Crianças podem brincar ao ar livre, no Sol. Planejamento ou preparo do almoço.

10-11h- Momento para ensino direto, brincadeira conjunta, etc.

11-12h- Criança pode brincar com água e tomar banho antes ou depois do almoço. Finalização do Almoço.

12-13h- Almoço e limpeza: crianças podem participar pondo a mesa, lavando louça, etc.

13-16h- Tempo de Leitura ou Ensino ou Interação direta com a criança- tempo de descanso para a família. Enquanto as crianças dormem ou brincam calmamente, a mãe pode descansar, trabalhar, adiantar a preparação do jantar, etc.

16-18h- Atividades externas, exercícios físicos, passeios, brincadeiras e jogos manipulativos, etc.

A mãe e as crianças podem também arrumar a casa, guardar brinquedos, cozinhar juntas, trabalhar no jardim, etc.

18-21h- Banho, janta, tempo de família ou devocional da família.

21-24h- Crianças estão dormindo e os pais podem ter tempo a sós.

 

16. Recursos para Pesquisa e Leituras para os Pais:


 

- A Mãe no Lar. John Abbot. Aguardar lançamento em português pela Knox Publicações.

- Devagar e Sempre.  Atividades para fazer com crianças de 1-5 anos, uma por semana. www.PaiProfessor.com.br (tradução de "Slow and Steady, Get Me Ready", de June R. Oberlander)

- Tedd Trip. Pastoreando o Coração da Criança; Instruindo o Coração da Criança.

- The Complete Resource Book: An Early Childhood Curriculim with Over 2000 Activities and Ideas (secular)

- The Absolute Best Play Days. Pamela Waterman. Um tema por cada semana do ano.

- Miseducation: Preschoolers at Risk. David Elkind; Alfred A. Knopf. Contra os perigos de começar ensino formal cedo demais.

- Little Hands Art Book. Judy Press. Projetos de arte para crianças de 2-6.

- Math Counts Series. Henry Pluckrose.

- Math Play. Diane McGowan and Mark Schrooten: 80 Maneiras de Contar e Aprender, para crianças de 2-6.

- Listas de Livros para Crianças: Honey for a Childs Heart; Read Me a Book; Preschool Picture Books by Theme: www.preschoolrainbow.org/book-themes.htm

- Listas de Websites Educativos: ABC Jesus Loves Me: www.abcjesuslovesme.com (este primeiro website é cristão - os demais sites são seculares) Enchanted Learning Preschool Activities: www.EnchantedLearning.com; Homeschooling Preschool: www.homeschooling.about.com; Interactive Parent: interactiveparent.com; Internet Games for Kids: Preschool: kidsnetgames.about.com; preschool and kindergarten links: www.geocities.com/Athens/Aegean/3446/preschool.htm.; Preschool Education: www.preschooleducation.com; Zero to Three:www.zerotothree.org.

- Websites com dicas sobre o ensino de língua estrangeira: www.parents.com; www.earlychildhoodnews.com; www.education.com; www.todaysparent.com, e muitos outros.

 

17. Sugestão de Livros, Histórias, Músicas e Rimas para Crianças 0-3 (só para começar...)


(muitos dos livros e materiais em inglês podem ser comprados online ou assistidos no U-Tube, sob a supervisão dos pais). Faça uma boa pesquisa online e em livrarias próximas, e selecione materiais que sejam úteis ao seu plano de ensino, sólidos, completos, cheios de conteúdo e diversificados. Seguem mais algumas dicas para Escolha de Materiais:

- Priorize bons livretos cristãos e uma boa Bíblia Infantil Ilustrada, com desenhos simples e coloridos, mas que mantenham a aparência adulta de Cristo, por exemplo, e que não tenham qualquer representação de Deus, o Pai. Há reformados que também não aprovam gravuras de Cristo.

-Compre livros sobre assuntos variados. Você não precisa de muitos, pois nessa idade as crianças gostam de ouvir as mesmas histórias muitas vezes.(pelo menos um sobre números, outro sobre o alfabeto, outro sobre os seres vivos)

- Busque materiais mais baratos. Livretos em Preto e Branco são mais em conta e ainda servem para a criança pintar, cobrir, ou fazer alguma atividade.

- Um bom Cd de corinhos e hinos infantis é sempre um bom investimento.

Em Inglês
Em Português
- Bíblia Ilustrada Infantil- Minha Primeira Bíblia ou outra.
- Big Thoughts for Little People- ABCs to Help You Grow.- Kenneth Taylor (caráter)
- Everything a Child Should Know about God- Kenneth Taylor (doutrinas)
- Livretos de Carine Mackenzie
- Livros Usborne
- Livros de P. D. Eastman e Dr. Seus: Go, Dog, Go! Snow! etc.
- Livros do Richard Scarry: What do People Do All Day? The Best StoryBook Ever, Busytown, etc.
- Livros da Eloise Wilkin
- Nursery Rhrymes
- Livros e Histórias Infantis: The Very Hungry Catterpillar; The Little Mouse, the Red Ripe Strawberry, and the Big Hungry Bear; Over in the Meadow; Goodnight, Moon; Are You My Mother? Five Little Monkeys- Eileen Christelow; Little Bear; Corduroy- Don Freeman; Quick as a Cricket; Curious George; Going on a Bear Hunt, Howie Finds a Hug (Zondervan)
- Creature ABC- Andrew Zuckerman
- Músicas sobre as Vogais'
- Músicas do ABC
- Videos e produtos Baby Einstein
- Hinos para Crianças
- Wee Sing CDs (Bible Songs, for Baby)
- Material Didático A Beka para 2 e 3 anos.
- Material Sonlight- Indicação Livros e Planos de Aula Pre-K.
- Steve Green Cds e Dvds "Hide them in Your Heart" (versículos cantados)
- Bíblia Infantil - de sua preferência.(Bilíngue ?)
- ABC de Deus para a Vida- Knox Publicações
- Hunt, Susan. Samuca e Seu Pastor. Editora Fiel
- Coleção Já Sei Ler. Editora Cultura Cristã.
- Moisés. Pôster com figuras adesivas. Sociedade Bíblica do Brasil
- Jesus. Pôster com figuras adesivas. Sociedade Bíblica do Brasil.
- Os Pequenos Servos da Pequena Susi (maçasdeouro.blogspot.com)
- Livros Ilustrados sobre o Alfabeto, Números 1-10, cores, formas, plantas, animais, clima, alimentos, paisagens, dia e noite, sons dos animais, meios de transporte e comunicação, profissões, lugares da cidade, etc.
- Livros de Colorir com figuras simples.
- Músicas "O que Deus é?", gravação da Igreja Presbiteriana de Jóquei (utube) e outros Cds com corinhos e hinos infantis.
- Material Didático "Fundamento Cristão" ou A Beka Academy para 2 e 3 anos.
- Livretos Infantis: Advinha o quanto eu te amo, traduções dos livros em inglês, livretos de Max Lucado, checar editoras citadas.
- Baú das Histórias -página online (selecionar)
- Outros...Pesquisar "Materiais para Crianças" no blog MaçasdeOuro.blogspot.com
- Pesquisar Materiais 0-3 anos das Editoras:
APEC- Livraria Online.
Editora Hagnos (livros infantis)
Editora 100%Cristão
Editora Mundo Cristão
Editora Vida
Editora Concórdia
Editora Martins Fontes
Editora Ediouros Paradidáticos
Editora Brinque Book
Editora Record
Editora Bicho Esperto
Editora Rideel
Editora Concórdia
Editora Moderna
Editora FTD
Editora Ática
Cia das Letrinhas
Ciranda Cultural
 

 


 

Checklist e Registro de Progresso e Habilidades


 

Nome da Criança:___________________________________________________Idade: ________

Data de Realização do Checklist: ____/____/____

 

Parte I- Para os Pais

      Ensino Espiritual

 
Eu e meu cônjuge nos vemos como os principais responsáveis pela educação espiritual dos filhos?
 
Estamos consciências da importância dos primeiros anos (0-3) para a formação espiritual dos filhos?
 
Estamos ensinando histórias bíblicas e verdades espirituais?
 
Nosso foco é a educação moral e espiritual sobre a acadêmica?
 
Estamos passando aos filhos uma visão positiva de trabalho e de serviço?
 
Estamos tomando todo o cuidado para preservar meus filhos de maus exemplos?
 
Estamos exemplificando e liderando nossos filhos no caminho dos frutos do Espírito?

 

    Educação Moral

 
Somos pais e responsáveis presentes e interagindo pessoalmente na vida do meu filho?
 
Lutamos para exemplificar os frutos da piedade e viver a verdadeira e sinceramente a vida cristã?
 
Mostramos equilíbrio entre amor e firmeza, misericórdia e justiça, bondade e severidade?
 
Aplicamos a disciplina corretiva consistentemente para exigir obediência e castigar pecados?
 
Lidamos sabiamente com cada criança individual, considerando temperamento e atitude do coração?
 
Cuidamos para não expor nossos filhos à bajulação e para não fazermos deles o centro das atenções?
 
Estamos "dobrando a vontade da criança" e mostrando quem é a autoridade em nosso lar?

 

    Desenvolvimento Integral

 
Temos o cuidado e a sensibilidade para não começar a educação formal cedo demais?
 
Estamos atento aos sinais de prontidão e interesse acadêmico da criança para momento de ensino?
 
Evitamos fazer comparações entre meus filhos e outras crianças?
 
Estamos suprindo um bom lar, um ambiente estimulante, responsivo, e não-superprotegido?
 
Estamos provendo socialização saudável a meus filhos (pais, adultos, irmãos e colegas selecionados)
 
Estamos levando nossos filhos conosco para aos poucos o introduzirmos ao mundo ao seu redor?
 
Estamos trabalhando conteúdos excelentes para memorização?
 
Estamos ensinando constantemente segundo o método de Deuteronômio 6?
 
Estamos decididos a não deixar filhos sob cuidado frequente de outras pessoas ou instituições?
 
Estamos conscientes de que até os 3 anos a criança adquire as bases espirituais, de personalidade, de habilidades, de atitudes e desenvolvimentistas que nortearão a sua vida daqui para frente?

 

Parte II- Sobre a Criança

 

    Formação da Personalidade

 
A criança é saudavelmente apegada (confia, é carinhosa, quer a presença) à mãe, primeiro, e ao pai)?
 
Ela está aprendendo a associar obediência com felicidade (obediência pronta e alegre) ?
 
Faz coisas, por vontade própria, para ajudar a outros? Tem prazer em ajudar com tarefas simples?
 
Está sendo introduzida a noções de tempo (limitando demoras, adiando desejos, sendo paciente)?
 
Está se beneficiando da tranquilidade e segurança de uma certa ordem e rotina no lar?
 
Está reagindo bem às mudanças, surpresas e imprevistos?
 
Está aprendendo a identificar e respeitar o que pertence a outros?
 
Está aprendendo a controlar emoções pecaminosas?

 

    Religião

 
A criança participa do culto doméstico?
 
Está aprendendo a se comportar no culto público?
 
Está aprendendo a orar (por exemplo e repetição das palavras dos pais)?
 
Está associando a religião com uma coisa boa e causa de felicidade e conforto?
 
Está ouvindo repetidamente as histórias simples da Bíblia, mais que outras historinhas e livros?
 
Está memorizando versos bíblicos e perguntas do catecismo?
 
Parece demonstrar noções corretas de Deus, da Salvação, da sua maldade, do Céu, de Cristo, etc.
 
Está aprendendo a cantar corinhos e hinos cristãos acima de outras músicas?

 

    Nutrição e Saúde

 
A criança está sendo exposta a um exemplo familiar de bons hábitos alimentares?
 
Identifica e deseja alimentos saudáveis com o estímulo de crescer bem e não ficar doente?
 
Está começando a se alimentar sozinha, desde que sejam pequenas porções de comidas simples?
 
Experimenta e come alimentos variados?
 
Brinca ao ar livre por pelo menos algumas horas durante o dia?
 
Faz exercícios aeróbicos e vigorosos que exercitem a coordenação motora grossa?
 
Está sendo protegida por regras básicas de segurança, mas sem se sentir super-protegida?

 

    Habilidades Motoras e Outros Conhecimentos

 
Tenta e consegue fazer as coisas sozinha, e não conseguindo, pede ajuda e aceita ajuda oferecida?
 
 Usa os diferentes sentidos para manipular materiais e perceber o mundo?
 
Está entendendo e começando a usar vocabulário descritivo para descrever o que vê, ouve, toca, etc.
 
Usa, valoriza e aproveita bem seus brinquedos de forma produtiva e criativa?
 
Tem brinquedos em quantidade utilizável e apropriados à sua idade?
 
Brinca com água e areia ou outros materiais da natureza (com segurança)?
 
Ouve histórias, vê gravuras e é apresentada a outras épocas, lugares, e costumes diferentes do dela?
 
Está se interessando por livros e a escrever (rabiscar) como fonte e expressão de significado?

 

    Linguagem

 
Ouve palavras constantemente ( gerais e direcionadas à criança) desde o nascimento?
 
Faz sons e barulhos que não o choro, a partir dos 4 meses?
 
Ouve palavras que nomeiam os seres do seu interesse?
 
Fala as primeiras palavras, a partir dos 12 meses?
 
Começou a imitar a fala, a entonação e o ritmo dos adultos, a partir dos 14-18 meses?
 
Combina duas ou três palavras em frases e orações primitivas, entre 18-24 meses?
 
Está sendo estimulada por adulto ao diálogo e a participar de conversas, a partir dos 18-24 meses?
 
Está deixando de ouvir "conversa de bebê" e ouvindo você falar bom português ao nomear os objetos ao seu redor, ao descrever o que está fazendo em voz alta, etc.
 
Fala cerca de 50 palavras com 2 anos, ou metade disso, caso esteja sendo exposta a segunda língua?
 
Está sendo introduzida a um vocabulário cada vez mais expandido e específico, objetivando cerca de  1000 palavras por volta dos 3 anos de idade, com ou sem a ajuda de dicionários ilustrados?
 
Forma frases de 4-6 palavras, aos atingir os 3 anos?
 
Usa as palavras e sons em tons respeitosos e ocasiões apropriadas?
 
O acesso à TV, internet e outras mídias é limitado e restrito?
 
Está saindo da fala necessária e egoísta para falar sobre o mundo e interagir com as pessoas?
 
Ouve, entende e usa nomes, verbos e adjetivos?
 
Está aprendendo e memorizando músicas e rimas educativas, sobre numerais, alfabeto, som das letras?, etc.
 
Possui e aprecia livros infantis sobre objetos e histórias do dia-a-dia da criança?
 
Está aprendendo que livros são escritos com palavras, e que palavras são formadas por letras?
 
Está aprendendo a responder perguntas simples (apontando ou falando) sobre o que foi lido?

 

    Língua Estrangeira

 
A criança é exposta frequentemente (pelo menos ouvindo) a outra língua até os 3 anos de idade?
 
Caso sim, a criança entende comandos, usa palavras ou imita sons na língua estrangeira?
 
Há quem fale com ela, pessoalmente, na língua estrangeira?
 
Será alfabetizada nas duas línguas em momentos diferentes?
 
Ouve, repete ou canta pequenos trechos na língua estrangeira?

 

 

    Matemática

 
A criança tem memorizado e aprendido a falar os números na sequência correta (0-20 no máximo)
 
Reconhece e sabe diferenciar números (1,2, 3) das letras (A, B, C)?
 
Tem noções de quantidade do número 1 (+/- 1 ano de idade), de 2 e pares (2 anos), e de 3 (3 anos)?
 
Conta os objetos ao apontá-los ou tocá-los um por um, à medida que conta?
 
Tem contato com e reconhece as 3 principais formas geométricas (círculo, triângulo e quadrado)?

 

    Arte e Materiais

 
Conhece e canta pequenas músicas cristãs de bom conteúdo e canta com ritmo e certa afinação?
 
Faz gestos e expressões faciais para encenar músicas ou poemas?
 
Está aprendendo a colorir, imitando cores realistas da criação, e preenchendo os espaços em branco?
 
Cria formas e objetos (reconhecíveis ou não por você) com massa de modelar?
 
Estuda, aprecia e comenta sobre o que é bonito na natureza/artes ao seu redor?
 
Usa objetos para simular situação ou personagem imaginário?
 
Observa ou ajuda os pais na criação de objetos artesanais?
 
Tem alguns materiais básicos e caseiros para brincar, riscar, pintar, modelar e se exercitar?

 

Observações:

- Você pode marcar o quadradinho do check list com um ticado, ou ainda com a idade em que a criança alcançou determinada habilidade, ou com siglas como E (Excelente), B (Bom) S (Suficiente), I- Insuficiente, N (Necessita melhorar) T (Trabalhar), etc.

- Esses marcos são extremamente variáveis de criança para criança, mas se você sentir que sua criança está muito longe de adquirir certas habilidades demonstradas aqui, pais preocupados talvez devam fazer um check-up médico (testes de visão e audição, por exemplo), ou aconselhar-se com especialistas como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, pedagogos, etc. ou ainda buscar conselhos de pastores e outros pais mais experientes, para lidar com questões espirituais, morais, sociais, etc.

- Lembre-se: essa lista é exaustiva e tem como objetivo ser um roteiro ou parâmetro avaliativo geral do desempenho do seu filhos, e visa dar aos pais bons alvos e um rumo para a formação das crianças. Por favor, queridos pais, não sejam escravos dessa lista, mas senhores dela. (sobre isso, releia a introdução deste material antes da parte I).

              Se você gostou deste material, aguarde o "Manual Cristão da Educação Infantil": (3-4 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário