- Introdução aos Pais e Parte I: Princípios Cristãos, Morais e Desenvolvimentistas. Ainda não leu? Clique aqui.
- Parte II: Conteúdos e Habilidades. Ainda não leu? Clique aqui.
Parte III
Sugestões e Recursos
14. Conselhos Práticos
para Pais e Mães de Crianças de 0-3 anos
- O conselho básico que as
mães homeschoolers mais experientes sempre repetem às mais novas é o seguinte:
comece o seu dia com Deus, e passe o restante do dia na presença e na
dependência do Senhor, em constante oração. Você precisa de Sua Palavra para
meditar durante o dia, e você precisa pedir-lhe por força, sabedoria,
paciência, direcionamento, e graça, muita graça, tanto para você própria, como
para os seus filhos. Acorde mais cedo que sua família, ou escolha alguma outra
hora do dia, em que você possa ter um momento não-apressado de devocional
individual. Escolha um canto da casa onde você fará isso, e sempre tenha ali a
sua Bíblia e algum outro livro devocional. Também é muito bom se você puder ler
todo dia algum trecho de um bom livro cristão sobre família ou criação de
filhos, ou uma boa biografia feminina. Precisamos ser constantemente lembrados
daqueles conselhos que já sabemos, mas que são tão difíceis de pôr em prática.
- Cuidar de crianças pequenas
é um trabalho intenso, contínuo e cansativo, e aconselha-se que mãe tenha
diariamente um tempo de descanso ou relaxamento de sua preferência (caminhada,
exercício, leitura, hobbies, compras, trabalhos domésticos, culinária, etc.). Ela
pode fazer isso enquanto a criança dorme de dia, ou antes dela acordar, ou no
final da tarde quando o pai ou algum parente de confiança pode cuidar das
crianças.
- Muitas mães homeschoolers
acham importante que toda a família tenha um momento de descanso durante o dia,
em que todos (mesmo que não durmam), podem descansar e ter um tempo pacífico na
cama ou sofá para ler, fazer a devocional individual, ou fazer alguma atividade
silenciosa. Uma mãe relatou que sua vida mudou quando ela tomou uma medida
drástica e um tanto estranha, mas que funcionou para a sua família: ela proibiu
as crianças de levantarem da cama antes das sete da manhã! Durante esse tempo
de calma, ela acordava mais cedo e tinha mais tempo para ler, organizar a casa,
preparar aulas dos mais velhos, etc. A maioria das mães acha importante pôr as
crianças pequenas para dormir mais cedo que o restante da família. Mas o
princípio é o mesmo, que a rotina proporcione em algum momento do dia um tempo
de quietude para toda a família.
- Ainda outras mães sentem
falta, nessa fase, de um tempo em que elas podem fazer algum tipo de trabalho
de seu interesse ou relacionado à sua vocação profissional. Dependendo do que
for, ela pode levar o seu bebê e treiná-lo a se comportar nos ambientes em que
ela precisará levá-lo (e ainda aprender muitas coisas): comprando e vendendo
materiais, prestando serviço, resolvendo coisas no banco, correio, etc. Se o
trabalho puder ser feito em casa, o tempo é mais flexível.
- É difícil de acreditar, mas
mesmo quando você tem crianças pequenas, o dia continua a ter 24 horas, e isso
são três jornadas de oito horas. Se você dormir oito horas, teoricamente você
ainda teria mais dezesseis horas para serem distribuídas entre as atividades de
casa, cuidado com as crianças, tempo com o marido. Dentre essas, ainda deveria
sobrar pelo menos 4-6 horas em que seus pequenos estão dormindo ou entretidos
em que você poderia fazer algum trabalho de sua preferência. Muitas mães
conseguem se organizar para trabalhar à noite, se as crianças dormirem mais
cedo; outras preferem acordar mais cedo que o restante da família e utilizar as
primeiras horas do dia. Outras aproveitam o tempo em que as crianças dormem à
tarde ou brincam alegremente após esse descanso. Se você não está conseguindo
encontrar esse tempo, registre sua rotina atual em detalhes e veja para onde o
seu tempo pode estar se perdendo (internet e mídias sociais, cozinha,
organizando a casa, juntando brinquedos, cuidando de roupas, tentando manter os
olhos nas crianças que correm pela casa...) e estude como você pode reunir e
usar os horários mais produtivos, mudar a rotina da família, pedir ajuda a
outros membros da família, contratar uma empregada, passadeira ou cozinheira, comprar
uma máquina de lavar roupa ou de lavar louça, etc.
- Tente não se irritar com a
"bagunça" que muitas vezes os pequenos fazem, especialmente se você
tem tendência a ser metódica e organizada. Tente "curtir" esse tempo
e não se preocupe em manter a casa impecável, como antes de você ter crianças,
ou como a casa de outras pessoas que você conhece. Essa é uma fase em que é
normal se ter brinquedos no chão, roupas a mais, barulhos a mais, apetrechos de
criança espalhados pela casa; e um dia essa fase vai passar e deixar saudades.
Uma mãe experiente lembrou que, um dia, você terá saudade de ver os brinquedos
no chão, de coletar as dezenas de papéis rabiscados, de ouvir os chorinhos e as
conversas, e até as gritarias pela casa. Essa fase passa muito rápido.
- Por outro lado, para as mães
mais relaxadas e bagunçadas, o conselho das mais experientes é aquele antigo
conselho de tentar manter alguns cômodos mais arrumados e de manter os
brinquedos em outros que não fiquem na entrada da casa nem nos lugares de
relaxamento; e de tentar colocar ordem na casa ao final do dia, de preferência
antes do marido chegar, banhando e arrumando as crianças e até você mesma,
adiantando o jantar, para que possa haver ao menos um momento e uma refeição
durante o dia em que a família está reunida, ordeira e podem aproveitar esse
tempo num ambiente relativamente limpo e arrumado.
- Ore a Deus para não perder o
seu foco e as suas prioridades: As coisas de Deus são mais importantes de
todas; a família com suas necessidades individuais e relacionamentos vêm em
seguida; trabalho e outras atividades necessárias vem depois. Precisamos ter
muito cuidado para não invertermos essa ordem e darmos, por exemplo, tanta
atenção às crianças que sequer temos tempo de ler alguns versos da Bíblia; ou
de estarmos tão preocupado com a aparência da casa ou com um projeto próprio
que não damos o devido tempo e atenção às necessidades das nossas crianças,
marido, familiares e amigos. Com essa lista de importância em mente, lembre-se
que, se Deus permitiu que a educação de crianças pequenas demandasse tanto do
nosso tempo, cuidado e amor, é porque, na prática, nesta fase da vida da
família, a maneira de uma mãe melhor servir a Deus e ao próximo será servindo
os seus pequenos filhos e aceitando que estas atividades terão prioridade e
ocuparão a maior parte do seu tempo.
15. (Apenas uma) Sugestão de Rotina para Mães Homeschoolers com Crianças
de 0-3
5-7h - Ao acordar: devocional
da mãe ou do casal, tempo do casal, organização do lar, preparação do café da
manhã, devocional da família (pode incluir também horas para trabalho, estudo e
pesquisa, ou para exercícios físicos ou outra atividade da mãe caso ela queira
acordar bem mais cedo que o restante da família e usar as primeiras horas da
manhã)
8-9h- Café das crianças-
devocional com as crianças- tarefas conjuntas do lar em que as crianças podem
ajudar/participar.
9-10h -Crianças podem brincar
ao ar livre, no Sol. Planejamento ou preparo do almoço.
10-11h- Momento para ensino
direto, brincadeira conjunta, etc.
11-12h- Criança pode brincar
com água e tomar banho antes ou depois do almoço. Finalização do Almoço.
12-13h- Almoço e limpeza: crianças
podem participar pondo a mesa, lavando louça, etc.
13-16h- Tempo de Leitura ou
Ensino ou Interação direta com a criança- tempo de descanso para a família.
Enquanto as crianças dormem ou brincam calmamente, a mãe pode descansar,
trabalhar, adiantar a preparação do jantar, etc.
16-18h- Atividades externas,
exercícios físicos, passeios, brincadeiras e jogos manipulativos, etc.
A mãe e as crianças podem
também arrumar a casa, guardar brinquedos, cozinhar juntas, trabalhar no
jardim, etc.
18-21h- Banho, janta, tempo de
família ou devocional da família.
21-24h- Crianças estão
dormindo e os pais podem ter tempo a sós.
16. Recursos para Pesquisa
e Leituras para os Pais:
- A Mãe no Lar. John Abbot.
Aguardar lançamento em português pela Knox Publicações.
- Devagar e Sempre. Atividades para fazer com crianças de 1-5
anos, uma por semana. www.PaiProfessor.com.br (tradução de "Slow and
Steady, Get Me Ready", de June R. Oberlander)
- Tedd Trip. Pastoreando o
Coração da Criança; Instruindo o Coração da Criança.
-
The Complete Resource Book: An Early Childhood Curriculim with Over 2000
Activities and Ideas (secular)
- The
Absolute Best Play Days. Pamela Waterman. Um tema por cada semana do ano.
-
Miseducation: Preschoolers at Risk. David Elkind; Alfred A. Knopf. Contra os perigos
de começar ensino formal cedo demais.
- Little Hands Art Book. Judy
Press. Projetos de arte para crianças de 2-6.
-
Math Counts Series. Henry Pluckrose.
- Math Play. Diane McGowan and
Mark Schrooten: 80 Maneiras de Contar e Aprender, para crianças de 2-6.
- Listas de Livros para Crianças: Honey
for a Childs Heart; Read Me a Book; Preschool Picture Books by Theme: www.preschoolrainbow.org/book-themes.htm
- Listas de Websites Educativos: ABC Jesus
Loves Me: www.abcjesuslovesme.com (este primeiro website é cristão - os demais
sites são seculares) Enchanted Learning Preschool Activities:
www.EnchantedLearning.com; Homeschooling Preschool: www.homeschooling.about.com;
Interactive Parent: interactiveparent.com; Internet Games for Kids: Preschool:
kidsnetgames.about.com; preschool and kindergarten links:
www.geocities.com/Athens/Aegean/3446/preschool.htm.; Preschool Education:
www.preschooleducation.com; Zero to Three:www.zerotothree.org.
- Websites com dicas sobre o
ensino de língua estrangeira: www.parents.com; www.earlychildhoodnews.com;
www.education.com; www.todaysparent.com, e muitos outros.
17.
Sugestão de Livros, Histórias, Músicas e Rimas para Crianças 0-3 (só para
começar...)
(muitos dos livros e materiais
em inglês podem ser comprados online ou assistidos no U-Tube, sob a supervisão
dos pais). Faça uma boa pesquisa online e em livrarias próximas, e selecione
materiais que sejam úteis ao seu plano de ensino, sólidos, completos, cheios de
conteúdo e diversificados. Seguem mais algumas dicas para Escolha de Materiais:
- Priorize bons livretos
cristãos e uma boa Bíblia Infantil Ilustrada, com desenhos simples e coloridos,
mas que mantenham a aparência adulta de Cristo, por exemplo, e que não tenham
qualquer representação de Deus, o Pai. Há reformados que também não aprovam
gravuras de Cristo.
-Compre livros sobre assuntos
variados. Você não precisa de muitos, pois nessa idade as crianças gostam de
ouvir as mesmas histórias muitas vezes.(pelo menos um sobre números, outro
sobre o alfabeto, outro sobre os seres vivos)
- Busque materiais mais
baratos. Livretos em Preto e Branco são mais em conta e ainda servem para a
criança pintar, cobrir, ou fazer alguma atividade.
- Um bom Cd de corinhos e
hinos infantis é sempre um bom investimento.
Em
Inglês
|
Em
Português
|
- Bíblia Ilustrada Infantil-
Minha Primeira Bíblia ou outra.
-
Big Thoughts for Little People- ABCs to Help You Grow.- Kenneth Taylor
(caráter)
-
Everything a Child Should Know about God- Kenneth Taylor (doutrinas)
- Livretos de Carine
Mackenzie
- Livros Usborne
-
Livros de P. D. Eastman e Dr. Seus: Go, Dog, Go! Snow! etc.
-
Livros do Richard Scarry: What do People Do All Day? The Best StoryBook Ever,
Busytown, etc.
-
Livros da Eloise Wilkin
-
Nursery Rhrymes
-
Livros e Histórias Infantis: The Very Hungry Catterpillar; The Little Mouse,
the Red Ripe Strawberry, and the Big Hungry Bear; Over in the Meadow; Goodnight,
Moon; Are You My Mother? Five Little Monkeys- Eileen Christelow; Little Bear;
Corduroy- Don Freeman; Quick as a Cricket; Curious George; Going on a Bear
Hunt, Howie Finds a Hug (Zondervan)
- Creature ABC- Andrew
Zuckerman
- Músicas sobre as Vogais'
- Músicas do ABC
- Videos e produtos Baby
Einstein
- Hinos para Crianças
-
Wee Sing CDs (Bible Songs, for Baby)
- Material Didático A Beka
para 2 e 3 anos.
- Material Sonlight-
Indicação Livros e Planos de Aula Pre-K.
-
Steve Green Cds e Dvds "Hide them in Your Heart" (versículos
cantados)
|
- Bíblia Infantil - de sua
preferência.(Bilíngue ?)
- ABC de Deus para a Vida-
Knox Publicações
- Hunt,
Susan. Samuca e Seu Pastor. Editora Fiel
- Coleção Já
Sei Ler. Editora Cultura Cristã.
- Moisés.
Pôster com figuras adesivas. Sociedade Bíblica do Brasil
- Jesus.
Pôster com figuras adesivas. Sociedade Bíblica do Brasil.
- Os
Pequenos Servos da Pequena Susi (maçasdeouro.blogspot.com)
- Livros Ilustrados sobre o
Alfabeto, Números 1-10, cores, formas, plantas, animais, clima, alimentos,
paisagens, dia e noite, sons dos animais, meios de transporte e comunicação,
profissões, lugares da cidade, etc.
- Livros de Colorir com
figuras simples.
- Músicas "O que Deus
é?", gravação da Igreja Presbiteriana de Jóquei (utube) e outros Cds com
corinhos e hinos infantis.
- Material Didático
"Fundamento Cristão" ou A Beka Academy para 2 e 3 anos.
- Livretos Infantis: Advinha
o quanto eu te amo, traduções dos livros em inglês, livretos de Max Lucado,
checar editoras citadas.
- Baú das Histórias -página
online (selecionar)
- Outros...Pesquisar
"Materiais para Crianças" no blog MaçasdeOuro.blogspot.com
- Pesquisar Materiais 0-3
anos das Editoras:
APEC-
Livraria Online.
Editora
Hagnos (livros infantis)
Editora
100%Cristão
Editora
Mundo Cristão
Editora Vida
Editora
Concórdia
Editora
Martins Fontes
Editora
Ediouros Paradidáticos
Editora
Brinque Book
Editora
Record
Editora
Bicho Esperto
Editora
Rideel
Editora
Concórdia
Editora
Moderna
Editora FTD
Editora
Ática
Cia das
Letrinhas
Ciranda
Cultural
|
Checklist e Registro de Progresso e Habilidades
Nome da Criança:___________________________________________________Idade:
________
Data de Realização do Checklist: ____/____/____
Parte I- Para os Pais
Ensino Espiritual
|
Eu e meu cônjuge nos vemos como os principais
responsáveis pela educação espiritual dos filhos?
|
|
Estamos consciências da importância dos
primeiros anos (0-3) para a formação espiritual dos filhos?
|
|
Estamos ensinando histórias bíblicas e
verdades espirituais?
|
|
Nosso foco é a educação moral e espiritual
sobre a acadêmica?
|
|
Estamos passando aos filhos uma visão
positiva de trabalho e de serviço?
|
|
Estamos tomando todo o cuidado para preservar
meus filhos de maus exemplos?
|
|
Estamos exemplificando e liderando nossos
filhos no caminho dos frutos do Espírito?
|
Educação
Moral
|
Somos pais e responsáveis presentes e
interagindo pessoalmente na vida do meu filho?
|
|
Lutamos para exemplificar os frutos da
piedade e viver a verdadeira e sinceramente a vida cristã?
|
|
Mostramos equilíbrio entre amor e firmeza,
misericórdia e justiça, bondade e severidade?
|
|
Aplicamos a disciplina corretiva
consistentemente para exigir obediência e castigar pecados?
|
|
Lidamos sabiamente com cada criança
individual, considerando temperamento e atitude do coração?
|
|
Cuidamos para não expor nossos filhos à
bajulação e para não fazermos deles o centro das atenções?
|
|
Estamos "dobrando a vontade da
criança" e mostrando quem é a autoridade em nosso lar?
|
Desenvolvimento Integral
|
Temos o cuidado e a sensibilidade para não
começar a educação formal cedo demais?
|
|
Estamos atento aos sinais de prontidão e
interesse acadêmico da criança para momento de ensino?
|
|
Evitamos fazer comparações entre meus filhos
e outras crianças?
|
|
Estamos suprindo um bom lar, um ambiente
estimulante, responsivo, e não-superprotegido?
|
|
Estamos provendo socialização saudável a meus
filhos (pais, adultos, irmãos e colegas selecionados)
|
|
Estamos levando nossos filhos conosco para
aos poucos o introduzirmos ao mundo ao seu redor?
|
|
Estamos trabalhando conteúdos excelentes para
memorização?
|
|
Estamos ensinando constantemente segundo o
método de Deuteronômio 6?
|
|
Estamos decididos a não deixar filhos sob
cuidado frequente de outras pessoas ou instituições?
|
|
Estamos conscientes de que até os 3 anos a criança
adquire as bases espirituais, de personalidade, de habilidades, de atitudes e
desenvolvimentistas que nortearão a sua vida daqui para frente?
|
Parte II- Sobre a Criança
Formação da Personalidade
|
A criança é saudavelmente apegada (confia, é
carinhosa, quer a presença) à mãe, primeiro, e ao pai)?
|
|
Ela está aprendendo a associar obediência com
felicidade (obediência pronta e alegre) ?
|
|
Faz coisas, por vontade própria, para ajudar
a outros? Tem prazer em ajudar com tarefas simples?
|
|
Está sendo introduzida a noções de tempo
(limitando demoras, adiando desejos, sendo paciente)?
|
|
Está se beneficiando da tranquilidade e
segurança de uma certa ordem e rotina no lar?
|
|
Está reagindo bem às mudanças, surpresas e
imprevistos?
|
|
Está aprendendo a identificar e respeitar o
que pertence a outros?
|
|
Está aprendendo a controlar emoções
pecaminosas?
|
Religião
|
A criança participa do culto doméstico?
|
|
Está aprendendo a se comportar no culto
público?
|
|
Está aprendendo a orar (por exemplo e
repetição das palavras dos pais)?
|
|
Está associando a religião com uma coisa boa
e causa de felicidade e conforto?
|
|
Está ouvindo repetidamente as histórias
simples da Bíblia, mais que outras historinhas e livros?
|
|
Está memorizando versos bíblicos e perguntas
do catecismo?
|
|
Parece demonstrar noções corretas de Deus, da
Salvação, da sua maldade, do Céu, de Cristo, etc.
|
|
Está aprendendo a cantar corinhos e hinos
cristãos acima de outras músicas?
|
Nutrição e Saúde
|
A criança está sendo exposta a um exemplo
familiar de bons hábitos alimentares?
|
|
Identifica e deseja alimentos saudáveis com o
estímulo de crescer bem e não ficar doente?
|
|
Está começando a se alimentar sozinha, desde
que sejam pequenas porções de comidas simples?
|
|
Experimenta e come alimentos variados?
|
|
Brinca ao ar livre por pelo menos algumas
horas durante o dia?
|
|
Faz exercícios aeróbicos e vigorosos que
exercitem a coordenação motora grossa?
|
|
Está sendo protegida por regras básicas de
segurança, mas sem se sentir super-protegida?
|
Habilidades Motoras e Outros Conhecimentos
|
Tenta e consegue fazer as coisas sozinha, e
não conseguindo, pede ajuda e aceita ajuda oferecida?
|
|
Usa os
diferentes sentidos para manipular materiais e perceber o mundo?
|
|
Está entendendo e começando a usar
vocabulário descritivo para descrever o que vê, ouve, toca, etc.
|
|
Usa, valoriza e aproveita bem seus brinquedos
de forma produtiva e criativa?
|
|
Tem brinquedos em quantidade utilizável e
apropriados à sua idade?
|
|
Brinca com água e areia ou outros materiais
da natureza (com segurança)?
|
|
Ouve histórias, vê gravuras e é apresentada a
outras épocas, lugares, e costumes diferentes do dela?
|
|
Está se interessando por livros e a escrever
(rabiscar) como fonte e expressão de significado?
|
Linguagem
|
Ouve palavras constantemente ( gerais e
direcionadas à criança) desde o nascimento?
|
|
Faz sons e barulhos que não o choro, a partir
dos 4 meses?
|
|
Ouve palavras que nomeiam os seres do seu
interesse?
|
|
Fala as primeiras palavras, a partir dos 12
meses?
|
|
Começou a imitar a fala, a entonação e o
ritmo dos adultos, a partir dos 14-18 meses?
|
|
Combina duas ou três palavras em frases e
orações primitivas, entre 18-24 meses?
|
|
Está sendo estimulada por adulto ao diálogo e
a participar de conversas, a partir dos 18-24 meses?
|
|
Está deixando de ouvir "conversa de
bebê" e ouvindo você falar bom português ao nomear os objetos ao seu
redor, ao descrever o que está fazendo em voz alta, etc.
|
|
Fala cerca de 50 palavras com 2 anos, ou
metade disso, caso esteja sendo exposta a segunda língua?
|
|
Está sendo introduzida a um vocabulário cada
vez mais expandido e específico, objetivando cerca de 1000 palavras por volta dos 3 anos de
idade, com ou sem a ajuda de dicionários ilustrados?
|
|
Forma frases de 4-6 palavras, aos atingir os
3 anos?
|
|
Usa as palavras e sons em tons respeitosos e
ocasiões apropriadas?
|
|
O acesso à TV, internet e outras mídias é
limitado e restrito?
|
|
Está saindo da fala necessária e egoísta para
falar sobre o mundo e interagir com as pessoas?
|
|
Ouve, entende e usa nomes, verbos e
adjetivos?
|
|
Está aprendendo e memorizando músicas e rimas
educativas, sobre numerais, alfabeto, som das letras?, etc.
|
|
Possui e aprecia livros infantis sobre
objetos e histórias do dia-a-dia da criança?
|
|
Está aprendendo que livros são escritos com palavras,
e que palavras são formadas por letras?
|
|
Está aprendendo a responder perguntas simples
(apontando ou falando) sobre o que foi lido?
|
Língua Estrangeira
|
A criança é exposta frequentemente (pelo
menos ouvindo) a outra língua até os 3 anos de idade?
|
|
Caso sim, a criança entende comandos, usa
palavras ou imita sons na língua estrangeira?
|
|
Há quem fale com ela, pessoalmente, na língua
estrangeira?
|
|
Será alfabetizada nas duas línguas em
momentos diferentes?
|
|
Ouve, repete ou canta pequenos trechos na
língua estrangeira?
|
Matemática
|
A criança tem memorizado e aprendido a falar
os números na sequência correta (0-20 no máximo)
|
|
Reconhece e sabe diferenciar números (1,2, 3)
das letras (A, B, C)?
|
|
Tem noções de quantidade do número 1 (+/- 1
ano de idade), de 2 e pares (2 anos), e de 3 (3 anos)?
|
|
Conta os objetos ao apontá-los ou tocá-los um
por um, à medida que conta?
|
|
Tem contato com e reconhece as 3 principais
formas geométricas (círculo, triângulo e quadrado)?
|
Arte e Materiais
|
Conhece e canta pequenas músicas cristãs de
bom conteúdo e canta com ritmo e certa afinação?
|
|
Faz gestos e expressões faciais para encenar
músicas ou poemas?
|
|
Está aprendendo a colorir, imitando cores
realistas da criação, e preenchendo os espaços em branco?
|
|
Cria formas e objetos (reconhecíveis ou não
por você) com massa de modelar?
|
|
Estuda, aprecia e comenta sobre o que é
bonito na natureza/artes ao seu redor?
|
|
Usa objetos para simular situação ou
personagem imaginário?
|
|
Observa ou ajuda os pais na criação de
objetos artesanais?
|
|
Tem alguns materiais básicos e caseiros para
brincar, riscar, pintar, modelar e se exercitar?
|
Observações:
- Você pode marcar o quadradinho do check list
com um ticado, ou ainda com a idade em que a criança alcançou determinada
habilidade, ou com siglas como E (Excelente), B (Bom) S (Suficiente), I-
Insuficiente, N (Necessita melhorar) T (Trabalhar), etc.
- Esses marcos são extremamente variáveis de
criança para criança, mas se você sentir que sua criança está muito longe de
adquirir certas habilidades demonstradas aqui, pais preocupados talvez devam
fazer um check-up médico (testes de visão e audição, por exemplo), ou
aconselhar-se com especialistas como fisioterapeutas, fonoaudiólogos,
nutricionistas, pedagogos, etc. ou ainda buscar conselhos de pastores e outros
pais mais experientes, para lidar com questões espirituais, morais, sociais,
etc.
- Lembre-se: essa lista é exaustiva e tem como
objetivo ser um roteiro ou parâmetro avaliativo geral do desempenho do seu
filhos, e visa dar aos pais bons alvos e um rumo para a formação das crianças.
Por favor, queridos pais, não sejam escravos dessa lista, mas senhores dela.
(sobre isso, releia a introdução deste material antes da parte I).
Se você gostou deste material, aguarde o "Manual Cristão da Educação Infantil": (3-4 anos)
Olá, não consegui encontrar o "Manual Cristão da Educação Infantil": (3-4 anos). Poderiam me ajudar? Desde já agradeço.
ResponderExcluir