“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Série "Meu Livrinho de Religião", O HOMEM, A QUEDA E O PECADO


Estou Aprendendo Sobre...
 
O Homem,
a Queda e o Pecado
 
Livro 4: Aprendendo sobre o Ser Humano,
a Queda e o Pecado
 
Série "Meu Livrinho de Religião"
Por: Karis B. G. Anglada Davis
Professor: ________________
Aluno(a): ________________
 
 

Livro 4 - O Homem, A Queda e o Pecado

Tema: A Doutrina do Homem, a Queda de Adão e Eva e suas Consequências

 

 

Versículo para Memorizar:

"Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias" (Eclesiastes 7:29b)

ou

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23)


O Homem é Especial

 

Perguntas do Catecismo para Crianças para Memorizar:

P. 16 - Quem foram nossos primeiros pais?
R. Adão e Eva
P. 17 - De que foram feitos nossos primeiros pais?
R. Deus fez o corpo de Adão da terra, e formou Eva do corpo de Adão.
P. 18 – O que Deus deu a Adão e Eva além de seus corpos?
R. Ele deu-lhes almas que nunca poderiam morrer.
P. 19 - Você tem uma alma além de um corpo?
R. Sim. Eu tenho uma alma que nunca poderá morrer.
 
p. 20. Como você sabe que tem uma alma?
R. Porque a Bíblia me diz que sim.
Quando Deus criou o mundo, Ele fez a luz, o ar, a água, as plantas, flores e frutos, o Sol, a lua e as estrelas, todos os animais, tudo pensando no ser humano. Ele preparou o universo para ser o lar maravilhoso de sua criatura especial, sua obra-prima: o homem e a mulher.
1. Deus criou Adão e Eva de uma maneira especial: O livro de Gênesis, capítulo 1 nos diz que Deus fez todo o universo apenas pela sua palavra; Ele dizia: Haja luz! Haja o céu! Haja terra seca, plantas, Sol, etc., e mal ele falava, tudo vinha a existir do nada. Os animais foram feitos "segundo a sua espécie": aves, répteis, animais selvagens, e assim por diante. Mas não foi só assim que Deus fez Adão e Eva. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo se reuniram e decidiram, juntos, criar essa criatura muito especial, o ser humano (Gênesis 1:26, 27). O homem não é uma espécie entre os animais, como algumas pessoas ficam dizendo hoje, que somos parentes dos macacos! Não! O homem tem uma natureza muito diferente da dos animais. E ele foi formado por Deus de uma maneira bem diferente. Deus mesmo formou o corpo do homem do pó da terra: cada parte do seu corpo, da cabeça aos pés, foi modelada pela mão de Deus, como um artista que faz uma escultura, e então, Deus soprou no seu nariz o seu espírito, e ele passou a ser uma alma viva (Gênesis 2:7). O nome do primeiro homem que Deus fez era Adão.
Deus fez a mulher de uma maneira ainda mais curiosa, como lemos em Gênesis 2:20-25. Ele fez Adão dormir profundamente, e tirou uma de suas costelas e com ela formou Eva. Imaginem a surpresa de Adão ao acordar e ver uma mulher tão linda, uma pessoa tão especial assim como ele, que Deus fez especialmente para ser uma sua amiga e companheira à sua altura!
2. Deus fez o homem com uma alma imortal: Vocês sabiam que a vida dos animais está ligada somente ao seu corpo? Se ferimos o seu corpo gravemente, eles morrem. Mas nós, seres humanos, somos mais do que um corpo. Deus nos deu também uma alma vivente (Gênesis 2:7), ou um espírito (são a mesma coisa), que nunca vai morrer. Mesmo que o nosso corpo morra, o nosso espírito não vai desaparecer. Ele vai existir para sempre. É a sua alma que faz de você uma pessoa, com um coração para se relacionar com Deus e com outras pessoas, com uma mente para que você possa pensar, imaginar, sonhar e falar; com uma consciência para que você possa julgar, escolher e decidir o que é bom e o que é mal, com sentimentos, vontades, e muitas habilidades especiais. Nós não podemos ver a nossa alma, mas sabemos muito bem que somos pessoas capazes de amar, pensar e decidir. Além disso, a Bíblia nos fala muito sobre a nossa alma, e diz que ela é muito importante, e que devemos nos preocupar com ela mais do que com o nosso corpo, porque ela nunca vai morrer.
3. Deus fez o ser humano à imagem e semelhança de Deus: Você já deve ter lido essas palavras na Bíblia, mas você sabe o que significa imagem e semelhança? Quando você se olha no espelho, o que você vê? A sua imagem, ou o seu reflexo, não é mesmo? Você está deste lado do espelho, mas a sua imagem está refletida lá dentro. Você também pode ver o seu reflexo na água parada, ou num ferro polido. Então, se Adão foi criado à imagem de Deus, isso significa que Adão foi feito para refletir a Deus nesse mundo. Se houvesse um mundo dentro do espelho, a sua imagem iria representar você ali. Deus fez o homem para representar a Sua Pessoa na terra, para ser a criatura mais parecida com o Criador, não tanto na sua aparência, pois Deus não tem um corpo, mas para se parecer com Deus em seu ser, em seu caráter, e nas coisas que faz. Assim como Deus é uma pessoa, o homem é uma pessoa, capaz de se relacionar com Deus e com outras pessoas. Assim como o ser de Deus é sábio e poderoso, nós também temos sabedoria e poder. Assim como Deus é santo, justo, bondoso e verdadeiro, Adão e Eva foram criados assim. Assim como Deus é o criador e o rei do universo, Adão também tinha a capacidade de inventar coisas e de governar o mundo. Isso não quer dizer que o homem é  deus. Não! Deus tem uma natureza totalmente diferente, grandiosa e infinita. Deus é infinitamente santo e bom. Mas o homem é o ser nesta terra que foi feito para se parecer com Deus, para refletir quem Deus é.
4. Deus deu ao homem um trabalho especial: Deus também tinha uma função especial para Adão e Eva. Ele os abençoou, e mandou que se multiplicassem, para que eles, com todos os seus filhos e netos e todas as pessoas que viriam deles fossem bons governantes da criação de Deus. Assim como Deus é o rei do universo, o homem deveria ser um bom rei para este mundo, governando com amor, sabedoria e justiça os animais e os muitos recursos da natureza, cada um com os dons que Deus lhes havia dado. (Gênesis 1:28) Eles deveriam guardar e cultivar o jardim do Éden; Eva deveria cuidar bem de sua família e filhos. Ela poderia aprender a cozinhar e fazer pratos deliciosos com a frutas e vegetais que Deus lhes deu; Adão poderia plantar e cultivar alimentos; estudar e aprender a cuidar dos animais, dando um nome apropriado a cada um; Cada pessoa deveria descobrir um pouco dos tesouros que estavam escondidos na criação, e aprender a usá-los e a desenvolvê-los: uns poderiam usar a madeira das árvores para fazer móveis e instrumentos musicais, por exemplo; outros poderiam aprender a usar o ferro, o ouro e as pedras preciosas para usar no seu trabalho e para embelezar as suas casas, e muitas coisas assim, sempre dedicando as suas descobertas e invenções a Deus. É como se Deus tivesse dito pra Adão como Faraó disse para José: Eu sou o Rei, mas eu vou colocar você como governador da terra, para administrá-la em meu lugar. Se você for um bom governante, você vai trazer glória primeiramente para mim, para o meu reinado e também para você mesmo. Essa não é uma posição privilegiada e especial que Deus deu para nós? Leia o Salmo 8:3-9.
5. Deus fez o homem para glorificar a Deus: O nosso Deus, o Criador é uma pessoa cheia de glória. Todas as qualidades e perfeições de Deus juntas forma a sua glória. Você pode admirar a beleza das cores de uma pena de arara, mas é só quando você vê uma arara viva, voando e fazendo barulho no quintal de sua casa, que você estará vendo a glória da arara. E então, quando você corre para a sua mãe para falar da arara que você acabou de ver, você vai contar de como ela voou até você, do barulho que ela fez, do tamanho de suas asas, das suas cores... você vai tentar falar de tudo de bom e de maravilhoso que você viu nessa arara, não é mesmo? Isso é que significa glorificar alguma coisa: é falar bem, louvar, elogiar, tentar dizer tudo o que essa coisa, animal ou pessoa tem de bom e de impressionante.
Pois você sabia que Deus o criou principalmente para glorificar a Deus, para falar bem e louvar tudo o que você vê e compreende do ser de Deus? Isso deveria ser muito fácil, pois Deus é tudo de bom, Ele é todo impressionante e cheio de glória, e tudo o que Deus fez e faz é bom e grandioso. (Apocalipse 4:11; 5:12-13) Quando você olha para as coisas que Ele criou, como o Sol e as galáxias; quando você lê na Bíblia sobre os milagres que Deus fez; quando você estuda sobre o seu cérebro, ou sobre como o seu olho funciona; quando você ouve a sua mãe lhe contar a história de como Deus tem cuidado de você desde que estava na sua barriga até hoje...  Tudo isso deve levar você a glorificar a Deus. Para isso você precisa:
1- Conhecer mais a Deus e as coisas que Ele tem feito, pois como você vai falar bem de alguém que você nem conhece? (Jeremias 9:23-24)
2- Amar a Deus, pois nós sempre queremos falar bem de quem nós amamos. (João 15:8-10; Mar 12:30) O Diabo conhece a Deus, mas não o ama, por isso ele não glorifica a Deus.
3-  Obedecer e servir a Deus. Jesus nos ensina em Mateus 5:16 que nós glorificamos a Deus quando fazemos o que Ele nos ordena, quando imitamos a Cristo e fazemos o bem, assim como Deus é bom. E assim, quando os homens descrentes verem as nossas boas obras, e a maneira como servimos a Deus com alegria e dedicação, eles irão glorificar o nosso Pai também. (1 Cor. 10:31 e 6:20)
4- Falar das grandezas de Deus. Devemos usar a nossa língua para louvar, adorar, agradecer, cantar, orar, contar histórias e falar com admiração das maravilhas de Deus. A maioria dos Salmos nos convida e serve de exemplo de como devemos fazer isso, como por exemplo o Salmo 96, o Salmo 145 e o Salmo 150. Em vez de usarmos a nossa boca para louvarmos a nós mesmos ou a outros, devemos dar a Deus toda a glória, e dizer como no Salmo 115:1: "Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome da glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade". Só o homem e os anjos podem glorificar a Deus desta maneira. Os animais não podem expressar ou falar bem de Deus, eles glorificam a Deus somente obedecendo a Deus e fazendo aquilo que Deus lhes ensinou. (Salmo 19:1-4) Mas o homem é especial. Somente nós temos esse privilégio e esse dever, de contar ao mundo, e especialmente à geração futura, os louvores do Senhor, o seu poder, e as maravilhas que fez.
6. Deus fez o homem para ser amigo de Deus, para se alegrar para sempre no seu relacionamento com Deus. Por que será que todo mundo quer ser feliz? Você já parou para pensar por que os contos de fada terminam com um casamento e dizendo que "eles viveram felizes para sempre". Já parou para pensar que nada nos alegra tanto quanto os nossos relacionamentos, e que ninguém pode ser feliz sem ter amigos, parentes ou família para amar e ser amado? É porque Deus nos criou exatamente para sermos felizes e alegres em um relacionamento de amor e amizade com o próprio Deus que nos criou. Jesus nos ensinou isso tão claramente em sua oração ao seu Pai antes de ser morto, que lemos em João 17:21-26. Ser um com Deus, andar com Deus, ser amigo de Deus, essa é a verdadeira felicidade do homem, e ela deveria durar para sempre (Salmo 73:23-26). E Deus ainda nos deu tantas outras coisas para nos fazer felizes, como uma prova do seu amor e cuidado para conosco. Por que será que Ele nos deu tantas frutas diferentes e saborosas? Por que Ele pôs tanta beleza nesse mundo, nas flores, nas cores do pôr do sol? Para que possamos nos alegrar em Deus, e em todas as coisas boas que Ele nos dá como prova do seu amor.
Para isso também Deus nos fez santos, porque Deus é santo e só pode ter um relacionamento com pessoas santas (I Pe 1:15,16 e Isaías 59:2). Mas quando Adão e Eva pecaram, nós deixamos de ser santos, e rompemos nossa amizade com Deus, e por isso nós perdemos a nossa felicidade maior.As pessoas ainda se alegram nesse mundo com as coisas boas que Deus nos deu, mas eles não se alegram mais em Deus. É como aproveitar de todas as comidas gostosas que a sua mãe faz, sem nunca se alegrar na sua mãe, sem nunca falar com ela, agradecê-la ou louvá-la. Os ímpios fazem a mesma coisa com Deus e isso é muito triste.  E é por isso que existe um vazio no homem, uma tristeza lá no fundo, que só pode ser enchida pelo relacionamento de amor com Deus, e esta amizade agora só é possível por meio de um mediador, o nosso sacerdote santo, o Senhor Jesus Cristo. (Hebreus 7:26).
 

O Começo Feliz da História

Pergunta do Catecismo para Crianças para Memorizar:

 
P. 21 - Qual a condição em que Deus fez Adão e Eva?
R. Ele os fez santos e felizes.
 
1. A felicidade de Adão e Eva. No início, tudo o que Deus fez era bom, era muito bom (Genesis 1:31). O Senhor Deus fez Adão e Eva bons, santos e felizes.  Eles eram felizes primeiramente porque eram amigos de Deus. Gênesis 3:8 parece dar a entender que, no final de cada dia, Deus vinha e conversava com eles, e eles contavam a Deus todas as suas alegrias, e descobertas, e glorificavam a Deus por tudo o que Deus lhes havia dado, por cada fruta gostosa, por cada animal que conheciam, pelas delícias dos riachos que iam descobrindo, pelo calor do sol, pela beleza das flores e pelo brilho das pedras preciosas que encontravam. Eles deviam agradecer a Deus também pela saúde e vigor que tinham para estudar a criação e trabalhar no jardim. Imagino também que Adão e Eva agradeciam muito a Deus por terem um ao outro, pois é tão bom ter amigos com quem conversar e compartilhar as alegrias da vida, não é mesmo?  
2. A felicidade de ser santo. Adão e Eva eram felizes também porque eram santos, assim como Deus é santo. Deus os fez perfeitos e queria que eles continuassem assim. Eles eram justos, amorosos e verdadeiros para com Deus e um para com o outro. Eles tinham um caráter manso, gracioso e bondoso assim como o de Deus, e isso é o que nos faz pessoas felizes. Ninguém que é mau, mentiroso e injusto pode ser feliz de verdade, e por isso Deus os criou santos e bons. Não sabemos por quanto tempo eles viveram assim santos e felizes no jardim do Éden. Mas sabemos que Deus fez de tudo para o bem e para a felicidade física, social e espiritual do homem. (Deuteronômio 18:13 e I Reis 8:61)
3. Deus promete a Adão e Eva a felicidade eterna: Deus fez até um pacto com Adão, um acordo, uma promessa. Ele disse a Adão: "Se você continuar sendo fiel a mim, me obedecendo em tudo, Eu vou ser sempre o seu Deus, e vou lhe dar a vida eterna, ou seja, você vai viver feliz como meu amigo, para todo o sempre, nesse belo mundo que lhe dei". E Deus colocou a árvore da vida no meio do jardim (Gênesis 2:9) para lembrar Adão e Eva dessa promessa e fazer eles desejarem comer do fruto dessa árvore tão boa. "E você vai provar a sua fidelidade para comigo obedecendo um mandamento muito fácil que lhe darei: não comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que também está no meio do jardim. Mas, se você comer desse fruto proibido, você vai morrer e deixar de ser meu amigo, você não vai mais poder comer da árvore da vida para viver feliz para sempre" (Gênesis 3:22, 24). Você deve imaginar que Adão iria logo querer provar o seu amor e a sua fidelidade a Deus comendo desse fruto da árvore da vida, não é mesmo, e passando longe daquela árvore proibida. Vamos ver o que vai acontecer.
 

O Primeiro Pecado

 

Perguntas do Catecismo para Crianças para Memorizar:

 
P. 22 - Adão e Eva permaneceram santos e felizes?
R. Não. Eles pecaram contra Deus.
P. 23 -  O que é o pecado?
R. O pecado é qualquer transgressão da lei de Deus.
P. 24 - O que significa transgressão?
R. Fazer o que Deus proíbe.
P. 25 - Qual foi o pecado dos nossos primeiros pais?
R. Comer o fruto proibido.
P. 26 - Por que comeram o fruto proibido?
R. Porque não acreditaram no que Deus havia dito.
P. 27 - Quem o tentou a este pecado?
R.O diabo tentou Eva, e ela deu o fruto a Adão.
1. O plano do Inimigo de Deus. Infelizmente, o resto da história não foi feliz, como você pode ler em Gênesis 3:1-5. Satanás, um anjo que havia se tornado inimigo de Deus e cheio de maldade, se disfarçou de uma serpente, e buscou estragar a felicidade do homem e do mundo que Deus havia feito. Ele começou a falar com Eva como se fosse seu amigo, e daí aos poucos começou a falar mal de Deus, e da ordem que Deus havia dado, chegando até a pôr na mente de Eva a idéia de que Deus era mau, egoísta, injusto e mentiroso por não ter permitido eles comerem do fruto proibido. Satanás já tentou você assim? Fazendo você sentir que as ordens dos seus pais ou professores são injustas, más e restritivas demais, e que você seria mais feliz se não estivesse debaixo dessas regras? Isso é pura mentira de Satanás. Quando ele diz que se você desobedecer, você não vai ser castigado, mas vai ser feliz, ele é quem está mentindo, pois é o pai da mentira, e fica lhe tentando a pecar porque quer o seu mal.
2. O pecado de Adão e Eva. O mais triste é que Adão e Eva deram ouvido à Satanás. Eles deviam ter fugido e corrido para Deus quando ouviram aquele ser estranho falar mal de Deus e dizer para eles fazerem o oposto do que Deus havia dito. Mas eles duvidaram do caráter, das intenções e da palavra de Deus. A Bíblia diz que Eva foi enganada pela conversa da serpente. Ela achou que poderia decidir o que era melhor sem a ajuda de Deus. Gênesis 3:6 diz que Eva olhou para o fruto, e viu que parecia ser bonito e saboroso e decidiu que ele não poderia lhe fazer mal algum. E ela comeu. E a Bíblia diz em I Timóteo 2:13-14 que Adão não foi enganado pela serpente, mas Eva lhe ofereceu do fruto, e ele, ao invés de dizer que não iria comer, cedeu à vontade de sua esposa, e comeu e também desobedeceu a Deus, fazendo o que Deus havia proibido. Oséias 6:7 nos diz que Adão transgrediu a aliança, foi infiel a Deus.
3. O que é o pecado? Pecado é desobedecer as ordens de Deus. É fazer o que Deus proíbe, e também é não fazer o que Deus manda. Não é que aquela fruta era venenosa, amaldiçoada ou com poderes do mal. Não. Às vezes nós também ficamos questionando as ordens que recebemos de Deus, de nossos pais e autoridades, pois não vemos nada de ruim naquilo que nós queremos fazer. Por exemplo: certa tarde, sua mãe lhe diz para não ir brincar na casa do seu amigo Leandro que é seu vizinho, e você fica chateado pois não entende: "O Leandro é um menino bacana; a minha mãe sempre me deixa ir brincar com ele. Porque hoje eu não posso?" O problema de pensar assim é que o mal e o pecado não estão no fruto proibido (o fruto em si era bom, não era venenoso), nem em visitar o seu amigo, (que é em si uma coisa boa), mas em desobedecer a ordem de Deus, e a ordem que Deus lhe dá por meio da sua mãe. Pecado é a transgressão de qualquer lei de Deus (I João 3:4; Tiago 2:9-11). Pecado é a rebelião que surge no seu coração, é não aceitar aquilo que Deus lhe mandou fazer ou não fazer, é não acreditar que Deus e seus pais estão lhe proibindo de alguma coisa não para o seu mal, mas porque querem o seu bem. (Veja o pecado de Saul em I Samuel 13:8-14, 15:22,23). Quando você começa a achar que as leis e regras que você recebe são para o seu mal, e não para o seu bem, você está duvidando do caráter, da bondade, da justiça de Deus (Hebreus 11:6), você está dizendo que sabe mais do que Deus, e que Deus está mentindo. Esse é o maior de todos os males, essa é a feiúra e a seriedade do pecado (Romanos 1:21-32).

As Consequências do Pecado

Perguntas do Catecismo para Crianças para Memorizar:


P. 28 - O que aconteceu aos nossos primeiros pais quando eles pecaram?
R. Em vez de serem santos e felizes, eles se tornaram pecadores e infelizes.
P. 29 -  Qual a consequência do pecado de Adão para toda a humanidade?
R. Toda a humanidade nasce num estado de pecado e miséria.
P. 30 - O que herdamos de Adão como resultado do primeiro pecado?
R. Uma natureza pecaminosa.
O pecado e a desobediência sempre têm consequências tristes, e a queda foi o acontecimento mais triste e mais devastador, a maior catástrofe que já aconteceu nesse mundo. Vejam quantas coisas tristes aconteceram por causa daquele um pecado de Adão, e como ele afetou até eu e você:
1. O fim do relacionamento com Deus. O mais triste de tudo foi o estrago que o pecado fez no nosso relacionamento com Deus; Hebreus 3:12 diz que o nosso coração perverso de incredulidade nos afasta do Deus vivo. A amizade com Deus foi destruída pela infidelidade de Adão e Eva, e quando a nossa alma está separada de Deus, nós estamos mortos espiritualmente (Isaías 59:2; Romanos 5:12 e 8:7) e por nós mesmos nós nem queremos mais ir a Deus para termos vida (João 5:14).
2. O ser humano foi totalmente corrompido. A queda também estragou todas as partes do homem; tudo o que era bom se tornou mal; porque a fonte, que é o coração, se separou de Deus e se tornou má, todo o ser humano, a mente, a consciência, os desejos, os sentimentos, e as atitudes de Adão e Eva foram corrompidas, manchadas e estragadas pelo pecado. (Gênesis 6:5; Mateus 5:19; Jr. 17:9)
3. Adão e Eva se tornaram pecadores e infelizes. Assim que pecaram pela primeira vez, eles viram que não podiam mais parar de pecar. (Romanos 3:23; Sal 51:5). O pensamento mau virou uma ação desobediente. Eles decidiram fugir e se esconder de Deus, em vez de irem confessar o seu pecado. Então, quando Deus os chamou, eles começaram a acusar um ao outro. E eles viram que aquelas promessas de Satanás eram todas mentirosas. Ao invés de terem ficado mais sábios e felizes ao comer do fruto, eles haviam perdido a sua santidade e agora eram pecadores, maus e infelizes!
4. Uma vida de tristeza e de sofrimentos. Adão e Eva iriam agora experimentar tristeza e miséria nesse mundo. A sua vida agora não iria mais ser agradável e tranquila, mas difícil e cheia de problemas. O seu relacionamento de amizade entre o marido e a mulher iria agora ser cheio de problemas e discordâncias. Adão iria ter que suar bastante para conseguir plantar, colher e ter alimentos. Eva iria sofrer muitas dores ao ter nenê. Eles iriam ficar doentes, envelhecer e um dia morrer. (Gênesis 3:16-19)
5. Uma herança triste para toda a raça humana. Toda a humanidade que viria depois deles nasceria num estado de pecado e de miséria (Salmo 14:2,3; I Reis 8:46). Adão e Eva veriam essa consequência triste na vida do seu primeiro filho, Caim, que se revoltou contra a voz de Deus, e matou o seu próprio irmão, e passou a ser um triste fugitivo. E até hoje, vemos que isso é verdade: eu e você nascemos já pecadores e maus; e também nascemos num mundo cheio de tristezas e sofrimentos.
6. A corrupção da natureza. Até a natureza foi estragada pelo pecado, e passou a sofrer também (Gn. 3:17-18). A morte entrou no mundo, e muitos animais passaram a ser ferozes e a comer uns aos outros; as cobras e outros bichos se tornaram venenosos, espinhos e matos começaram a crescer e sufocar as plantas boas, e até o clima, as águas, e a terra passaram a ter consequências destruidoras, como dilúvios, erosão, terremotos, tempestades e coisas assim (Rm. 8:20-22).

 

 O Castigo da Desobediência

Pergunta do Catecismo para Crianças para Memorizar:

P. 31 - O que merece todo pecado?
R. A ira e o julgamento de Deus.

Digamos que a sua mãe teve que sair e lhe disse para ficar fazendo o seu dever de casa até ela voltar ou você iria ser castigado. Você fica estudando por algum tempo, mas logo se cansa, e resolve ir andar de bicicleta bem rápido para voltar antes de sua mãe, para que ela não saiba que você saiu. Você vai pra rua e desce a ladeira tão rápido que perde o controle da bicicleta, cai de mal jeito e quebra um braço. Esse acidente, a sua dor, e meses com um gesso no braço são as consequências de você ter desobedecido a sua mãe, sem falar que você deixou a sua mãe triste e decepcionada com você. Mas é capaz que além de tudo isso, você ainda terá que enfrentar um castigo: você terá que apanhar.

Assim também, desobedecer a Deus não traria apenas consequências tristes para Adão e Eva, mas também um castigo muito sério. Todo pecado merece a ira e o castigo de Deus. Deus é como um Juíz justo que não pode ignorar o pecado, e deixar o crime sem ser punido. E o castigo que o pecado merece é grave e triste: a Bíblia diz em Romanos 6:23 que o salário do pecado é a morte, ou seja,  a separação imediata e eterna de Deus, pois um Deus santo não pode nem por um momento ser amigo do pecado.

1. O castigo do pecado é a morte. O que é morte? Morte é separação, é essa quebra do relacionamento com Deus. Morte física é quando a alma se separa do corpo, e o corpo se estraga e volta ao pó. Morte espiritual é quando a nossa alma se separa de Deus; e morte eterna é quando a nossa alma ficará para sempre afastada de Deus.

2. A morte da alma. Mas então, você pode perguntar: por que Adão e Eva não morreram imediatamente? Eles morreram sim, mas espiritualmente. Aconteceu com eles como um galho, que no momento que é cortado do tronco da árvore, começa a morrer, pois não tem mais a fonte da vida, o alimento que vem da raíz, mesmo que por um tempo as suas folhas e flores ainda pareçam bonitas e vivas. Pois Deus é como o tronco, e nós, como galhos. Quando Adão e Eva pecaram, é como se fossem separados do tronco, de Deus, e naquele instante eles morreram espiritualmente. (Efésios 2:1-3) E quem está morto espiritualmente não pode fazer nada para a sua salvação: ele não pode querer viver, nem pedir ajuda. Ele está perdido, se Deus não lhe der um novo coração e uma nova vida.

3. A morte do corpo. No dia em que Adão e Eva pecaram, o seu corpo começou a se estragar e envelhecer, para um dia parar de funcionar e morrer. (Salmo 90:9,10). Assim como uma flor que arrancamos da terra pode até parecer bonita por um tempo, mas ela com certeza vai secar e morrer (Rm 6:23; 2 Co 4:16). A morte é tão triste e não tem nada de natural. Deus não fez o homem para ele morrer, mas para viver eternamente. E Deus prometeu que um dia ele vai ressuscitar os corpos de todos, os que crêem em Jesus Cristo irão ressuscitar e viver eternamente; os ímpios também irão ter os seus corpos novamente, mas para sofrer no inferno.

3. O castigo eterno. Vejam como o pecado é tão sério. Ele é uma traição e uma revolta contra Deus.  E pecar contra um Deus que é infinito e infinitamente bom, e santo e justo, merece um castigo que também é infinito: e por isso as pessoas pecadoras merecem a morte eterna, ou seja, merecem passar a eternidade longe de Deus e de tudo o que é bom que vem de Deus, e isso é que é o inferno (Mateus 25:41-46).

4. O castigo e você. E você sabia que esse castigo também passaria a todos os filhos de Adão e Eva? (Romanos 5:12-19) Sim, ele chegou até você. Cada um de nós já nasce espiritualmente sem vida, separado de Deus. No momento em que nascemos, já começamos a envelhecer, a adoecer e a morrer (Salmo 90:9,10). E merecemos também passar toda a eternidade longe de Deus, a não ser que alguém que nunca pecou se ofereça para sofrer esse castigo infinito em nosso lugar; a não ser que Deus nos dê um novo coração, vivo para ser novamente ligado a Deus.

Mas Deus amou os homens de tal maneira, que Ele mesmo providenciou alguém para ser castigado em nosso lugar: o seu próprio filho, Jesus Cristo. E Jesus manda o Espírito Santo para nos fazer nascer espiritualmente, e passamos a viver novamente em comunhão e amizade com Deus. A morte não será mais um castigo para nós, mas uma entrada no paraíso celeste que Deus preparou. E um dia Deus irá ressuscitar até o nosso corpo para vivermos novamente nos novos céus e na nova terra que Jesus está preparando para o seu povo. Isto é a salvação e a vida eterna. Você acredita que Deus fez tudo isso por você? Crê no Senhor Jesus, e serás salvo.

 

APLICAÇÃO PRÁTICA:

- Você é um ser especial. Embora pequeno e frágil, Deus tem um cuidado especial e pessoal com o ser humano. Ele mesmo formou você na barriga de sua mãe. Ele lhe deu uma alma que nunca vai morrer, para você poder se relacionar com Ele, e por isso Jesus nos diz que não precisamos ficar ansiosos com as coisas dessa vida, mas devemos nos preocupar com as coisas de Deus, em amar a Deus e viver para Ele, e Ele nos dará tudo o mais que precisamos (Mateus 6:33).

- Você sabe por que você existe e está vivo nesse momento lendo este livrinho? Para ser amigo de Deus e glorificar a Deus. Foi para isso que Deus lhe fez, para conhecer a Deus, para amar a Deus, para obedecer e servir a Deus com o seu trabalho, e para louvar e falar bem de Deus. Se você não está vivendo para Deus, você realmente não está servindo para nada. Se arrependa e peça que Deus lhe ajude a viver para a Sua glória.

- Deus nos fez para sermos felizes para sempre nesse mundo lindo que Ele criou e que nós, mesmo com o pecado ainda amamos tanto. Foi o nosso pecado que trouxe tristeza para nós e para a natureza. Mas Deus prometeu restaurar a felicidade no mundo. Foi para isso que Cristo veio, para apagar o pecado e abrir as portas do Paraíso, de um novo mundo perfeito e sem pecado onde só haverá alegria e justiça. Você quer ir para o céu? Vá até Jesus e peça para que Ele apague os seus pecados e lhe faça novamente um amigo de Deus. Jesus falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai, senão por mim" (João 14:6).

- O pecado não está em certas coisas venenosas ou assustadoras, ou no que as pessoas dizem que é errado, mas em desobedecer e se revoltar contra as ordens de Deus. Nunca duvide de que as leis de Deus são sempre boas e servem para o nosso bem. Ame os mandamentos e a Palavra de Deus, e busque obedecê-las. Obedecer traz verdadeira alegria.

- A desobediência sempre traz consequências ruins para você e para as outras pessoas, e ainda um castigo muito sério e eterno. Então fuja do pecado com toda a sua força, e busque ajuda em Cristo, porque só Ele pode te dar a força para escapar das tentações de Satanás e porque só Ele pagou o castigo do pecado e pode lhe levar ao céu e lhe apresentar a seu Pai limpo e santo.

 

QUESTÕES DE REVISÃO


O professor pode usar essas perguntas para o aluno responder oralmente ou por escrito. Ou, algumas dessas perguntas podem ser escolhidas como sugestão de um teste.

1. Por que o homem é especial? Diga três razões.

2. Explique como a criação de Adão e Eva foi diferente das outras criaturas.

3. Você tem uma alma? O que é a sua alma? O que ela lhe capacita a fazer?

4. Qual foi o trabalho que Deus deu para Adão e Eva fazerem no mundo? E para você?

5. Diga quatro maneiras como você pode glorificar a Deus.

6. Por que todas as pessoas querem ser "felizes para sempre"?

7. Você pode ser amigo de Deus sem ser santo? Por que?

8. Quando Adão e Eva olhavam para a árvore da vida no jardim do Éden, eles deveriam se lembrar de uma aliança ou de uma promessa maravilhosa que Deus havia feito a eles, para aumentar e garantir a sua felicidade.  O que foi que Deus prometeu a eles se eles fossem sempre fiéis e obedientes a Deus em tudo?

9. Complete:

a) O ______________ tentou __________ e ela deu o fruto a ____________.

b) O pecado é qualquer ___________________ da lei de Deus.

c) Adão e Eva deveriam ter _______________ quando ouviram a serpente falar mal de Deus e dizer para eles desobedecerem a seu bondoso Pai Divino.

d) Nós pecamos quando_________________ o que Deus proíbe ou quando _________   ______________ aquilo que Deus manda fazer.

e) Por causa do pecado de Adão, toda a humanidade nasce num estado de _____________ e de _____________.

f) O  castigo do pecado é a ____________.

g) Morte é ___________________. O corpo morre quando ele se __________________ do espírito. O espírito morre quando ele se _________________ de Deus. Morte eterna é estar para sempre _______________ de Deus e de tudo o que é bom que vem de Deus.

10.Você é tentado, às vezes, a achar as leis e regras da Palavra de Deus ou dos seus pais e professores muito restritivas e injustas, e que você seria mais feliz sem elas? Isso é verdade ou é um engano de Satanás? O que esta lição lhe ensina sobre isso?

11. O pecado alguma vez pode trazer felicidade?

12. Leia novamente e relacione seis resultados naturais daquele primeiro pecado.

13. O que o pecado fez com a natureza? Relacione alguns dos problemas e coisas ruins que você tem aprendido sobre isso em suas aulas de história, geografia ou ciências.

14. Além de tantas consequências tristes, o pecado ainda traz um CASTIGO. Sobre isso, responda:

a) Qual é o castigo do pecado?

b) Por que esse castigo é eterno?

c) Esse castigo está pesando sobre você? Como você sabe disso?

d) Qual é a única maneira de escapar desse castigo?

e) Quem foi que sofreu o castigo em nosso lugar?

f) Você é amigo desse Salvador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário