A História de Ester no Brasil de Hoje:
Uma Parábola Educacional
Esse
artigo faz uma breve avaliação do cenário político-educacional no Brasil a
partir de “insights” da história bíblica encontrada no livro de Ester, e de
comparações do que tem acontecido com a educação religiosa-confessional em
outros países que também enfrentaram a ameaça socialista-comunista.
Uma Mudança Sem Volta
Nos dias de Assuero, o Assuero que reinou,
desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias. Naqueles
dias, assentando-se o rei Assuero no trono do seu reino, que está na cidadela
de Susã, no terceiro ano de seu reinado, deu um banquete a todos os seus
príncipes e seus servos, no qual se representou o escol da Pérsia e Média, e os
nobres e príncipes das províncias estavam perante ele. Então, mostrou as
riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por
muitos dias, por cento e oitenta dias. Passados esses dias, deu o rei um
banquete a todo o povo que se achava na cidadela de Susã, tanto para os maiores
como para os menores, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real. Havia
tecido branco, linho fino e estofas de púrpura atados com cordões de linho e de
púrpura a argolas de prata e a colunas de alabastro. A armação dos leitos era
de ouro e de prata, sobre um pavimento de pórfiro, de mármore, de alabastro e
de pedras preciosas. Dava-se-lhes de beber em vasos de ouro, vasos de várias
espécies, e havia muito vinho real, graças à generosidade do rei. Bebiam sem
constrangimento, como estava prescrito, pois o rei havia ordenado a todos os
oficiais da sua casa que fizessem segundo a vontade de cada um. Também a rainha
Vasti deu um banquete às mulheres na casa real do rei Assuero. Ao
sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou … os sete
eunucos que serviam na presença do rei Assuero, que introduzissem à presença do
rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a
formosura dela, pois era em extremo formosa. Porém a rainha Vasti recusou vir
por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo que o rei muito se
enfureceu e se inflamou de ira. Então, o rei consultou os sábios que entendiam
dos tempos (porque assim se tratavam os interesses do rei na presença de todos os
que sabiam a lei e o direito; sobre o que se devia fazer, segundo a lei, à
rainha Vasti, por não haver ela cumprido o mandado do rei Assuero, por
intermédio dos eunucos. Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes:
A rainha Vasti não somente ofendeu ao rei, mas também a todos os príncipes e a
todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. Porque a notícia
do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seu
marido, quando ouvirem dizer: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua
presença a rainha Vasti, porém ela não foi. Hoje mesmo, as princesas da Pérsia
e da Média, ao ouvirem o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes
do rei; e haverá daí muito desprezo e indignação. Se bem parecer ao rei,
promulgue de sua parte um edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e
dos medos e não se revogue, que Vasti não entre jamais na presença do rei
Assuero; e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela. …O
conselho pareceu bem tanto ao rei como aos príncipes; e fez o rei segundo a
palavra de Memucã. Então, enviou cartas a todas as províncias do rei…
Governos poderosos e esbanjadores, recursos
oferecidos aos oficiais e amigos do rei, festas para todos custeadas pelos
cofres reais, e os convidados embriagados de tanto vinho. Então chama-se a
rainha, para que sua formosura seja exposta a quem não deveria. Querem se
divertir às custas da dignidade da pessoa que mais deveria ser honrada e
protegida no reino. Esse bem poderia ser um retrato da política educacional
brasileira e das trágicas e indeléveis mágoas que as ideologias seculares e libertinas,
especialmente no final do século XX, deixaram para as nossas crianças e
famílias: enquanto os governos esbanjam em corrupção, as igrejas são enfraquecidas
em sua doutrina e moral; as pessoas são estimuladas a viver de maneira
irresponsável e a embriagar-se com uma filosofia do prazer e rompimento dos
valores tradicionais. A educação pública começa abandonar as suas práticas
tradicionais e a implantar, de maneira sorrateira e inconsequente, pedagogias
inovadoras, construtivistas, progressistas, secularizadas, humanistas, marxistas
e freireanas. As verdades e os valores cristãos, como a submissão à Palavra de
Deus, a redenção de Cristo, a santificação, a importância da família e do
indivíduo… são antiquados, reacionários e inaceitáveis para o contexto
educacional atual.
Passadas estas coisas, e apaziguado já o furor
do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que ela fizera, e do que se tinha
decretado contra ela.
A educação pública começa a sentir as
consequências, acadêmicas e morais. Viramos o milênio e as promessas falsas não
se concretizaram… O Brasil começou a sentir os efeitos de ter lançado fora o
que restava de bom na educação tradicional… O analfabetismo, a evasão escolar,
a falta de disciplina na sala de aula, a imoralidade, a violência, as drogas!…Ah!
Vasti! Seus métodos simples, sua lógica e conteúdos razoáveis, resquícios da educação
clássica do passado… Sua ordem e firmeza… Como ela ajudaria a resolver nosso
problema no momento, mas… Ela não se adequa às pedagogias libertinas e não
combina com o clima eufórico do presente… está ultrapassada, é inadequada… Não pode
mais ser restaurada. É preciso encontrar outra alternativa.
A Criação de Uma Moça Especial
Então,
disseram os jovens do rei, que lhe serviam: Tragam-se moças para o rei, virgens
de boa aparência e formosura. Ponha o rei comissários em todas as províncias do
seu reino, que reúnam todas as moças virgens, de boa aparência e formosura, na
cidadela de Susã, na casa das mulheres, sob as vistas de Hegai, eunuco do rei,
guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus ungüentos. A moça que cair no
agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o rei, e assim
se fez. Ora, na cidadela de Susã havia certo homem judeu, benjamita, chamado
Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, que fora transportado
de Jerusalém com os exilados que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, a
quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia transportado. Ele criara a Hadassa,
que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela,
de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a
tomara por filha. Em se divulgando, pois, o mandado do rei e a sua lei, ao
serem ajuntadas muitas moças na cidadela de Susã, sob as vistas de Hegai,
levaram também Ester à casa do rei, sob os cuidados de Hegai, guarda das
mulheres. A moça lhe pareceu formosa e alcançou favor perante ele; pelo que se
apressou em dar-lhe os ungüentos e os devidos alimentos, como também sete
jovens escolhidas da casa do rei; e a fez passar com as suas jovens para os
melhores aposentos da casa das mulheres.
Mordecai, nessa história, é tipo da igreja
cristã verdadeira. Ester é a educação cristã, praticamente sua filha, criada
por ele em sua casa, com todo o carinho e muita dificuldade, durante esses
tempos difíceis do Exílio. Sem ter coragem de entregar uma moca que é sangue do
seu sangue, e uma filha de judeus, nas mãos dos Persas, Mordecai a educou como
uma filha. Assim, na tradição da Reforma Protestante, pais educaram seus
filhos, e as igrejas fiéis buscaram sustentar escolas cristãs, provadas, para
incentivar a formação bela e minimamente adequada dos filhos da aliança. Escolas
confessionais e até grandes universidades como a Mackenzie floresceram em nosso
país. A dedicação de Mordecai não foi em vão e Ester cresceu e se tornou uma
jovem bela, virtuosa, e bem preparada. A educação religiosa oferecida nas
escolas cristãs particulares começam a mostrar frutos, sobretudo acadêmicos, e
os filhos da igreja começam a passar nos vestibulares e a se destacar em várias
esferas.
Não foi diferente na história da China antes do Comunismo. Por
influência de missionários que chegaram ali desde o início do século XIX,
provindos das mais diversas denominações protestantes, como Metodistas,
Presbiterianos e Congregacionais, igrejas e escolas cristãs se espalharam pelo
País. Apesar das dificuldades e diferenças culturais, eles buscaram
sinceramente ajudar os chineses de diversas maneiras, uma delas sendo a
educação:
“A maneira mais comum de elevar o padrão de vida era pela educação.
Escolas cristãs iriam inicialmente ensinar as crianças chinesas a
alfabetização, matemática, e ciências, para que elas tivessem vantagens
econômicas em sua profissão. Eles também incluiriam disciplinas e cursos
religiosos, mas a ênfase nos ensinos cristãos variavam muito de escola para
escola. Os missionários também custearam pequenos projetos de desenvolvimento,
como ajuda com irrigação ou ensino de novas técnicas de agricultura. Estas
ajudariam economicamente, novamente mostrando como o conhecimento cristão
(ocidental) poderia melhorar a vida dos chineses.
Mesmo entre aqueles que realizavam obras evangelísticas de cunho
social, havia divisões sobre a melhor maneira de proceder. Alguns missionários
focavam na alfabeticação, acreditando que a leitura era a chave para se sair da
pobreza e do barbarismo. A leitura também era essencial para que houvesse novos
convertidos. Os protestantes normalmente focalizam no relacionamento do
indivíduo com Deus, o que requer que os cristãos possam ler e interpretar a
Bíblia por si mesmos. Outros evangelistas sociais trabalharam em questões mais
sociais, esperando trazer a sociedade chinesa para um nível mais elevado.
Contudo, Harrison indica que os resultados não foram os esperados
no campo espiritual: “As escolas e universidades cristãs eram normalmente bem
reconhecidas, mas elas não levaram a um grande número de conversões”. …
Enquanto os missionários estavam esperando que o conhecimento ocidental iria
levar à conversão, os Chineses viram principalmente o lado prático da
educação”. [Cf. Harrison, [https://etd.library.vanderbilt.edu/available/etd-11072013-110739/unrestricted/Harrison.pdf]
Ester não havia declarado o seu povo nem a sua
linhagem, pois Mordecai lhe ordenara que o não declarasse. Passeava Mordecai
todos os dias diante do átrio da casa das mulheres, para se informar de como
passava Ester e do que lhe sucederia.
Mas Mordecai sente que o clima não é totalmente
seguro, e teme ares ameaçadores. Talvez nossos filhos não estejam tão
preparados doutrinariamente para enfrentar a oposição nas universidades. Talvez
não aguentarão ser desprezados por sua fé. Talvez é melhor não declarar tão
abertamente a que povo pertencemos… E tememos que nossos filhos não estão
totalmente seguros e maduros na fé, ou que a pressão do grupo seja por demais
hostil… Ou ainda… talvez, nas melhores das intenções, queiramos simplesmente
preservá-los em posições de preeminência para que possam fazer a diferença no
futuro, quando chegarem a posições mais destacadas, quando então poderão
assumir a sua fé e seus princípios. Por agora, vamos nos alinhar às diretrizes
da corte, e disfarçadamente nos informar do que sucederá às escolas cristãs.
Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a
tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que
disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de
todos quantos a viam. Assim, foi levada
Ester ao rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no
sétimo ano do seu reinado. O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres,
e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o
rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti. Então, o
rei deu um grande banquete a todos os seus príncipes e aos seus servos; era o
banquete de Ester; concedeu alívio às províncias e fez presentes segundo a
generosidade real. Quando, pela segunda vez, se reuniram as virgens, Mordecai
estava assentado à porta do rei. Ester não havia declarado ainda a sua linhagem
e o seu povo, como Mordecai lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de
Mordecai como quando a criava. Naqueles dias, estando Mordecai sentado à porta
do rei, dois eunucos do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, sobremodo se
indignaram e tramaram atentar contra o rei Assuero. Veio isso ao conhecimento
de Mordecai, que o revelou à rainha Ester, e Ester o disse ao rei, em nome de
Mordecai. Investigou-se o caso, e era fato; e ambos foram pendurados numa
forca. Isso foi escrito no Livro das Crônicas, perante o rei.
A igreja e as suas escolas cristãs permanecem
discretas, mas buscando sinceramente ser fiéis e submissas às autoridades do
país, alinhando-se aos seus parâmetros curriculares, submetendo-se aos órgãos
fiscalizadores, denunciando opositores e confiando que permaneceriam sob o
favor real e desfrutariam de paz por muito tempo.
Não foi diferente na
história da entrada do Comunismo na China: “As escolas cristãs deveriam
demonstrar o seu valor ao produzir formandos altamente educados e preparados
que iriam contribuir para a sociedade Chinesa. Eles compreenderam que teriam
que fazer concessões no âmbito curricular, mas eles ainda acreditavam que havia
lugar para apresentar algumas idéias cristãs dentro da agenda comunista.
[Harrison, op.cit.]
O Amigo do Rei
Depois destas coisas, o rei Assuero engrandeceu
a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou, e lhe pôs o trono acima de
todos os príncipes que estavam com ele. Todos os servos do rei, que estavam à
porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha
ordenado o rei a respeito dele. Mordecai, porém, não se inclinava, nem se
prostrava.
Mas aqui a história começa a ficar tensa.
O que mais isso poderia nos sugerir, senão à
subida ao poder, no Brasil, de líderes e partidos com ideais socialistas,
marxistas e portanto, ateístas? Todos se prostram a essas ideologias e a seus
líderes políticos e programas educacionais. Mesmo entre os cristãos percebe-se
uma ignorância quanto à seriedade e às implicações de se “prostrar” a essas
ideologias. Mas há um pequeno grupo de fiéis e pessoas formadas em bons
princípios que não se prostrarão a alguém como Hamã. Os que se prostram não
percebem a antítese religiosa entre cristianismo e comunismo:
Após visitar uma área na China recém controlada pelos comunistas em
1947, missionários na China descreveram o comunismo como antitético à
democracia e ao cristianismo: “O comunismo é uma religião – não apenas um
partido político. É a ditadura de um partido – os homens deixam de ser agentes
com vontade própria”. Outro missionário escreve: As pessoas são assim roubadas
de sua liberdade de pensamento, expressão e ação. A personalidade se desmantela
e a vida é reduzida à aquiescência à regimentação comunista.”
Referindo-se àqueles crentes mais otimistas e liberais na China que
achavam que haveria um ponto de contato entre cristianismo e comunismo,
Harrison afirma: “Eles falharam em compreender que o programa do Partido
Comunista requeria que todas as áreas da vida se tornassem políticas. Se eles
tivessem compreendido isso, eles teriam percebido que tentar colocar o
cristianismo em todas as áreas da vida das pessoas seria a própria provocação
que eles estavam tentando evitar.
Numa conferência em Agosto de 1949 entre líderes cristãos e o
Partido Comunista Chinês, O Partido inicialmente afirmou que via a igreja
protestante como uma força social capaz de cooperar com eles, se se submetessem
às suas políticas. Um palestrante chegou a dizer que, “já que os Marxistas
acreditam que a religião irá, no passar do tempo, morrer uma morte natural
quando não houver mais necessidade para ela, o Partido Comunista considera a
opressão da religião em si uma política enganada.”
[Stephen Harrison, Communism and Christianity: Missionaries and the
Communist Seizure of Power in Russia]
Vendo, pois, Hamã, que Mordecai não se
inclinava, nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. Porém teve como
pouco, nos seus propósitos, o atentar apenas contra Mordecai, porque lhe haviam
declarado de que povo era Mordecai; por isso, procurou Hamã destruir todos os
judeus, povo de Mordecai, que havia em todo o reino de Assuero. Então, disse
Hamã ao rei Assuero: Existe espalhado, disperso entre os povos em todas as
províncias do teu reino, um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os
povos e que não cumpre as do rei; pelo que não convém ao rei tolerá-lo. Se bem
parecer ao rei, decrete-se que sejam mortos, e, nas próprias mãos dos que
executarem a obra, eu pesarei dez mil talentos de prata para que entrem nos
tesouros do rei. Então, o rei tirou da mão o seu anel, deu-o a Hamã, filho de
Hamedata, agagita, adversário dos judeus, e lhe disse: Essa prata seja tua,
como também esse povo, para fazeres dele o que melhor for de teu agrado.
Assim como Hamã, após frustrarem-se com a
resiliência da posição cristã, a tolerância e o ódio aos cristãos se
intensificam. A solução dos seguidores de Karl Marx e das agendas comunistas é
exterminar o cristianismo do país, juntamente com todas as religiões
tradicionais, para estabelecer uma religião ou seita fanática própria:
"A religião é o
ópio do povo ." Karl Marx
"O Estado pode e
deve seguir em frente até à abolição da religião, até à aniquilação da religião.
[MARX, KARL HEINRICH. Zur Judenfrage (Sobre a Questão Judia)(Agosto – Dezembro de 1843),
in : Marx und Engels Werk (Obra de Marx e Engels), Berlim : Dietz, Vol. 1, pp.
357, 367 e s.]
“A essas massas é necessário que se forneça o
material mais variado relativo à propaganda ateísta, familiarizando-as com os
fatos dos mais variegados domínios da vida, abordando-as, dessa ou daquela
forma, a fim de dinamizar o seu interesse, despertando-as da letargia
religiosa, sacundido-as sob os mais variados aspectos, por meio dos mais
variados métodos etc. … " [ LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV. O Znatchenii Voinstvuiuschevo
Materializma (Sobre o Significado do Materialismo)(12 de Março de 1922), in: V.
I. Lenin. Polnoe Sobranie Sotchinenii (Obras Completas), Moscou : GIPL, 1961,
Vol. 45, pp. 23 e s.]
“A luta contra a religião implica a luta
contra o mundo do qual a religião é o aroma espiritual* ”.MARX, KARL HEINRICH,
“Der Kampf gegen die Religion ist also mittelbar der Kampf gegen jene Welt,
deren geistigen Aroma die Religion est”. cf. G. M. M. Cottier, op. cit. p.162.
“O marxismo é o
materialismo. Por este título ele é tão implacavelmente hostil à religião, quanto
o materialismo dos enciclopedistas do século XVIII ou o materialismo de
Feuerbach”.* [LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Marx, Engels, marxisme, op.
cit.,p.250.]
“Devemos combater a religião. Isto é o a-b-c de todo o
materialismo e, portanto, do marxismo”.* [LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV,
Sur le rapport du parti ouvrier à la religion, Pss.vol.17.p.418.]
“A nossa
propaganda compreende necessariamente a difusão do ateísmo”.* [LENIN, VLADIMIR ILITCH
ULIANOV, De la religion.p.8.]
“ O comunismo começa
onde começa o ateísmo.* ” [MARX, Karl. Terceiro Manuscrito econômico
e filosófico, XXXIX , V]
“ O comunismo, porém,
abole as verdades eternas, abole a religião e a moral”* [MARX, Karl.
Manifesto comunista. p. 44]
Medidas Legais Repentinas
Chamaram, pois, os secretários do rei, no dia
treze do primeiro mês, e, segundo ordenou Hamã, tudo se escreveu aos sátrapas
do rei, aos governadores de todas as províncias e aos príncipes de cada povo; a
cada província no seu próprio modo de escrever e a cada povo na sua própria
língua. Em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.
Enviaram-se as cartas, por intermédio dos correios, a todas as províncias do
rei, para que se destruíssem, matassem e aniquilassem de vez a todos os judeus,
moços e velhos, crianças e mulheres, em um só dia, no dia treze do duodécimo
mês, que é o mês de adar, e que lhes saqueassem os bens. Tais cartas encerravam
o traslado do decreto para que se proclamasse a lei em cada província; esse
traslado foi enviado a todos os povos para que se preparassem para aquele dia. Os
correios, pois, impelidos pela ordem do rei, partiram incontinenti, e a lei se
proclamou na cidadela de Susã; o rei e Hamã se assentaram a beber, mas a cidade
de Susã estava perplexa.
E aqui estamos, perplexos. Isto é, todos os da
cidade de Susã compreendem a seriedade da situação. Eles sabem que só é uma
questão de tempo para que a lei seja aplicada e os judeus sejam todos
destruídos. Eles advertem os demais. Sim, muitas vozes conservadoras estão
espalhando a mensagem sobre o risco que a igreja de Deus está correndo. Quem
não sabe que o socialismo nada mais é do que um passo para o comunismo; e que
este não é o paraíso na terra, mas a aniquilação massiva de todo um povo
inocente, de qualquer que caia no desgosto de Hamã, de qualquer que não se
submeta ao seu governo? Quem não sabe dos milhares de russos e estrangeiros que
foram aniquilados por Stalin e Lênin? E que o comunismo matou muito mais do que
o próprio nazi-facismo? Quem não sabe que eles são contra toda liberdade e
religião e que a igreja, se não for por intervenção divina, está com os dias
contados nos países onde o socialismo é consistentemente aplicado?
Poucos viveram,
entenderam e enfrentaram em seu próprio tempo a ameaça comunista como o
primeiro ministro inglês Winston Churchill. Ele expõe o que é o comunismo
verdadeiramente, sem a capa da mentira:
“O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância, e o
evangelho da inveja; a sua virtude inerente é a distribuição igualitária da
miséria entre todos, exceto os seus líderes.” Winston Churchill.
“O vício inerente ao capitalismo é distribuição não igualitária das
bênçãos; a virtude inerente do socialismo é a distribuição igualitária das
misérias”. Churchill.
Se o Comunismo matou
mais de 90 milhões de pessoas na China, União Soviética e continua matando e
arruinando bilhões de vidas nos países em que se instala até os nossos dias,
por que ele é menos odiado do que o Facismo? Dennis Praguer dá várias
razões, a principal delas sendo a mentira e a negação dessas atrocidades pelos
comunistas e o fato dos intelectuais darem mais atenção ao seu “discurso belo”
do que às suas ações. Quem quiser aprender mais, assista esse vídeo:
http://youtu.be/m6bSsaVL6gA
Sem mencionar que o próprio fascismo têm sua
origem no esquerdismo do apagado e enterrado filósofo Giovanni Gentili (1875),
que buscou, à semelhança do comunismo, substituir a família por uma “família
nacional”, um Estado Grande. (daí o nome Nazismo, uma abreviação para Nacional
Socialismo): Enquanto o fascismo se resume como “Tudo do Estado, por meio do
Estado, para o Estado”, o comunismo prega: “Tudo do Partido, por meio do
Partido, para o Partido.” Ou seja, ambas são falsas religiões que buscam
substituir o Deus verdadeiro dos cristãos por uma instituição humana: “Por
dEle, por Ele, para Ele são todas as coisas”. Para uma explicação em Inglês
[http://youtu.be/m6bSsaVL6gA] e no Português [ https://youtu.be/t0vil7WnLXc ]
Mas…por incrível que pareça… Ester não sabe de
nada. Ela não tem noção do perigo que corre. Ela não pode acreditar que a
educação cristã realmente corre perigo de vida diante da ameaça comunista. Não…
na tranquilidade de sua corte, a História não lhe foi contada. Esconderam de
nossos alunos os fatos, os milhares de mortos, a estratégia educacional
marxista. Mentiram para nós, e continuam mentindo, falando de paz e igualdade e
democracia e respeito às diferenças, e nós acreditamos e caminhamos
tranquilamente para as câmaras de gás, achando que vamos apenas tomar banho, e
seguir viagem para uma cidade linda que nos aguarda, cheia de promessas, quando
estamos na realidade vendidos à destruição. O palácio em que Ester se encontra
é um belo mundo de ilusão. Essa é a real situação dos membros de igrejas, dos
filhos dos crentes, que acreditam nos discursos marxistas e que compraram essa
utopia de que estabelecerão um paraíso na terra, sem Deus.
Contando a Verdade
Quando soube Mordecai tudo quanto se havia
passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e de cinza, e,
saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor; e chegou até à porta do
rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.
Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre
os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam
em pano de saco e em cinza. Então, vieram as servas de Ester e os eunucos e
fizeram-na saber, com o que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir
a Mordecai e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou. Então, Ester
chamou a Hataque, um dos eunucos do rei, que este lhe dera para a servir, e lhe
ordenou que fosse a Mordecai para saber que era aquilo e o seu motivo. Saiu,
pois, Hataque à praça da cidade para encontrar-se com Mordecai à porta do rei. Mordecai lhe fez saber tudo quanto lhe tinha
sucedido; como também a quantia certa da prata que Hamã prometera pagar aos
tesouros do rei pelo aniquilamento dos judeus. Também lhe deu o traslado do
decreto escrito que se publicara em Susã para os destruir, para que o mostrasse
a Ester e a fizesse saber, a fim de que fosse ter com o rei, e lhe pedisse
misericórdia, e, na sua presença, lhe suplicasse pelo povo dela. Tornou, pois,
Hataque e fez saber a Ester as palavras de Mordecai.
Ester precisa saber do que está acontecendo! Nossos
líderes, nossos professores e educadores, nossos pais e nossos jovens, todos os
membros das igrejas cristãs precisam acordar para o verdadeiro caráter e
intenções de Hamã! Alguém precisa lhes contar a verdade.
Leiam essas citações de
Marx, o ídolo da esquerda:
“Assim, o Céu eu perdi,
e sei disso muito bem. Minha alma, que já foi fiel a Deus, está escolhida para o Inferno.”
“Nada, senão a vingança, restou para mim.”
“Eu desejo me vingar contra Aquele que governa lá em cima.”
Mas, nesses últimos dias, temos ouvido a
verdade. Muitos estão falando hoje sobre esquerda e direita, sobre liberdade e
democracia, sobre a incompatibilidade entre a fé cristã e o marxismo. Sim,
mesmo os jovens estão tendo os olhos abertos. Milhares estão angustiados,
chorando, vestidos em panos de saco. Mensagens estão indo de cidade em cidade,
de celular em celular, advertindo-nos do perigo iminente. Ester ouve falar do
lamento e angústia de Mordecai e fica curiosa. Se quiserem me considerar como
aquela serva, que levou a Ester a mensagem de Mordecai, aceito a comparação.
Chorar, Orar e Arriscar!
Então, lhes disse Mordecai que respondessem a
Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre
todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se
levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai
perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a
rainha?
Queridos leitores: pais, mães, professores,
educadores, pastores e igreja cristã como um todo: O momento é decisivo. Nessas
eleições corremos o risco de dar a Hamã aquele anel real com o qual ele poderá
implementar qualquer lei contra o povo de Deus. Ele odeia a Deus e o seu povo,
porque nunca nos prostraremos a ele. As escolas cristãs e a educação domiciliar
são os grandes inimigos do seu plano maquiavélico para a educação. Precisamos agir.
Não imagine que os comunistas brasileiros agirão para com os religiosos
diferentemente do que fizeram na China, na Russia, em Cuba, na Venezuela. Não
imagines que, por estares no Brasil, ou escondidos, só tu escaparás ileso.
O noticiário “The
Guardian”, em uma matéria recente que fala sobre a decadência do ateísmo
forçado em cuba após a morte de Fidel Castro, e de um avivamento religioso na
Cuba atual, ressalta que, ainda nesse contexto de abertura, “nenhum outro país
nas Américas é tão restritivo. O governo Cubano não permite que as igrejas
mantenham as suas escolas, ou tenham programas na televisão ou no rádio. Atos públicos de culto ou evangelismo são proibidos. [https://www.theguardian.com/world/2015/jun/12/cuba-religious-revival-christian-denominations]
A tese de doutorado de Stephen Harrison “Communism and
Christianity: Missionaries and The Communist’s Seizure of Power in China” é um
estudo riquíssimo que conta com detalhes como o trabalho de mais de século dos
missionários e das igrejas protestantes na China, incluindo inúmeras escolas,
universidades e hospitais, foi interrompido pouco tempo depois da tomada do
poder pelo Partido Comunista. No início eles prometeram liberdade religiosa, e
muitos cristãos bem intencionados esperaram que se eles se submetessem ao
Partido e ficassem de fora da política, eles teriam o seu valioso trabalho
social e educacional reconhecido pelos chineses e seriam permitidos permanecer
trabalhando ali. Mas a verdade é que a sua simples presença era ameaçadora aos
comunistas, e o Partido Comunista soube indoutrinar o povo para que se
separassem dos crentes e se voltassem contra eles. [https://etd.library.vanderbilt.edu/available/etd-11072013-110739/unrestricted/Harrison.pdf]
É verdade, Deus sabe livrar da provação o
piedoso. Ele pode levantar salvação e proteger a sua igreja de inúmeras
maneiras. A sua mão não está encurtada, que não nos possa salvar. Ele pode nos
livrar tanto da fornalha como na fornalha. Mas nós precisamos ser fiéis e
corajosos, e precisamos agir. Cada um dentro de sua esfera. Se és Mordecai,
pranteie e pleiteie com quem está em posição de ajudar. Se és mensageiro, dê a
mensagem. Se és mero cidadão, vote bem. Se és rainha, ore e jejue e interceda
por nós junto ao rei. Junte-se aos esforços daqueles que tem trabalhado em prol
da verdade e da justiça e da bondade em nosso país, pois dessas coisas Deus se
agrada.
Dois Pedidos
Então, disse Ester que respondessem a Mordecai:
Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não
comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas
servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei;
se perecer, pereci. Então,
se foi Mordecai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado.
Nossa primeira e melhor estratégia, como
cristãos que confiam na soberania de Deus, e que entendem que a nossa luta não
é contra sangue e carne, mas contra os principados e potestades do reino espiritual,
é clamar ao Senhor. Ele tudo pode e tudo faz para o bem maior do seu povo. Ele
que pode frustrar os planos do inimigo e promete preservar a sua igreja, só Ele
é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação. Esse é meu
primeiro pedido. Clamem conosco.
Ao
terceiro dia, Ester se aprontou com seus trajes reais e se pôs no pátio
interior da casa do rei, defronte da residência do rei; o rei estava assentado
no seu trono real fronteiro à porta da residência. Quando o rei viu a rainha
Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele; estendeu o rei para Ester
o cetro de ouro que tinha na mão; Ester se chegou e tocou a ponta do cetro. Então,
lhe disse o rei: Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até
metade do reino se te dará. Respondeu Ester: Se bem te parecer, venha o rei e
Hamã, hoje, ao banquete que eu preparei ao rei. Então, disse o rei: Fazei
apressar a Hamã, para que atendamos ao que Ester deseja. Vindo, pois, o rei e
Hamã ao banquete que Ester havia preparado, disse o rei a Ester, no banquete do
vinho: Qual é a tua petição? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á, ainda que
seja metade do reino. Então, respondeu Ester e disse: Minha petição e desejo
são o seguinte: se achei favor perante o rei, e se bem parecer ao rei
conceder-me a petição e cumprir o meu desejo, venha o rei com Hamã ao banquete
que lhes hei de preparar amanhã, e, então, farei segundo o rei me concede.
E assim, não sem muitos dias de hesitação e
oração, venho aqui já às vésperas desse pleito, fazer um segundo pedido a
nossos leitores cristãos: que nos estendam o bordão e nos permitam fazer nossa
petição. Não é por vontade própria que arriscamos a nossa reputação e a vossa
confiança, entrando aqui nessa corte política, que sabemos que tem causado
conflitos entre educadores e governantes, e mesmo divisões entre o povo de
Deus. Como nos seria mais agradável, assim como o era para a rainha Ester,
continuar no castelo da nossa própria vida familiar, cuidando dos nossos
próprios afazeres, e ignorar as novas leis e os intentos dos pretendentes a
possuir o tão desejado e poderoso anel do rei.
Estou aqui nessa corte, assim como Ester, não
por vontade própria, mas como constrangida a fazer o que está a nosso alcance
para salvar algo muito mais precioso do que eu mesma: o futuro do povo de Deus
e dos filhos da aliança. Faço minhas as palavras da rainha a você, nosso leitor
(e eleitor):
Minha petição e desejo são o seguinte: se achei
favor perante o rei, e se bem parecer ao rei conceder-me a petição e cumprir o
meu desejo, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes hei de preparar amanhã,
e, então, farei segundo o rei me concede.
Se você, leitor, tem qualquer consideração, não
por mim, mas pelo tema deste blog, ou seja, pela educação cristã dos filhos da
aliança, por favor aceite este convite e se prepare para ouvir o meu terceiro pedido
que guardei para o banquete do dia seguinte, na próxima postagem, pois o
assunto é urgente, e o tempo, curto.
Se você se propôs a ler até aqui, acredito que
me ouvirá até o fim, na próxima postagem. Meu pedido é nada mais, nada menos
que a minha vida: A existência desse blog e de tudo o que ele representa: a
possibilidade da educação distintamente cristã para os nossos filhos.
Se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem
parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a
vida do meu povo.
A História Continua na Parte 2 … Aguarde.
Excelente texto!
ResponderExcluirQue tremendo!!! O Senhor te abençoe e continue te dando tamanha revelação..😘😘🙏🙏
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