“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Série "Meu Livrinho de Religião" - Livro 3: As Obras de Deus


Estou Aprendendo Sobre...
 
 
 
As Obras de Deus
 
 
 

Livro 3
Aprendendo sobre as Obras de Deus
 
Série "Meu Livrinho de Religião"
 
Por: Karis B. G. Anglada Davis
Professor: _________________
Aluno(a): _________________

 

Livro 3 – As obras de Deus

A Criação do Mundo Invisível, a Criação do Mundo Visível
e a Obra da Providência
 

Temas: A Criação dos Anjos, do Mundo e o Cuidado de Deus sobre a Sua Criação

 

Versículo para Memorizar: Colossenses 1:16a e 17

"Pois Nele (em Cristo) foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis... tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, Nele, tudo subsiste."

 

Perguntas do Catecismo para Crianças sobre As Obras de Deus:

 
P. 1 – Quem fez você?
R. Deus me fez.
 
P. 2 – Que mais Deus fez?
R. Deus fez todas as coisas.
 
P.3 – Por que Deus fez você e todas as coisas?
R. Para Sua própria glória.
 
P.5 – Por que você deveria glorificar a Deus?
R. Porque Ele me fez e Ele cuida de mim


A CRIAÇÃO DO MUNDO INVISÍVEL


 - É difícil para nós pensarmos sobre e conhecermos as coisas que nós não vemos. Mas a Bíblia nos diz que assim como existe a terra e esse universo que nós vemos, existe também um mundo que nós não podemos ver, um mundo espiritual, onde habita Deus e os anjos. E é muito bom conhecermos e estudarmos sobre esse mundo espiritual, pois ele existe de verdade, e se relaciona conosco. A Bíblia mesmo nos manda “pensar nas coisas do alto...” (Colossenses 3:1, 2 e II Coríntios 4:18).
1- O Mundo Invisível foi Criado por Deus. O mundo invisível é onde os anjos habitam. A Bíblia não fala muito sobre a criação desse mundo, mas sabemos que os anjos não são eternos, eles foram criados por Deus, pela sua vontade soberana, em Cristo. (Salmo 148:2,5; Colossenses 1:16)
2- Quando os anjos foram criados? A Bíblia não nos diz exatamente, mas a criação dos anjos está incluída na criação dos céus, no primeiro versículo de Gênesis: “No princípio criou Deus os céus...” . E nós sabemos também que eles foram criados antes dos homens, pois o livro de Jó nos diz que os anjos se alegraram ao ver Deus criando a Terra. (Jó 38:4,7)
3- O que é um anjo? A Palavra “anjo” quer dizer mensageiro, alguém que serve a Deus dando mensagens de Deus aos homens. A Bíblia também chama os anjos de “espíritos, tronos, domínios, principados, poderes, filhos de Deus e espíritos ministradores”. As características dos anjos são as seguintes:
 - Eles são seres espirituais. Eles não têm um corpo como o nosso, de carne e osso, e por isso são invisíveis, a não ser que eles assumam a forma humana. A Natureza deles é diferente da natureza humana. Mesmo quando formos pro céu, e não tivermos corpo, não vamos nunca ser anjos.
- Eles são seres imortais. Eles não morrem fisicamente como os homens, mas eles podem morrer espiritualmente, se pecarem.
- Eles são seres pessoais. Isso quer dizer que eles têm uma alma como a nossa, com coração, mente e consciência; eles pensam, têm vontade, inteligência e sentimentos. A vontade deles é estudar e conhecer mais as verdades que Deus revela pela Igreja. Eles são mais inteligentes que os homens, mas não são oniscientes. Eles se alegram, falam, se movimentam, são pessoas, e são seres morais. Foram criados bons e santos.
- Eles são seres poderosos. (Salmo103:20). A Bíblia nos diz que os anjos são seres poderosos e especiais. São mais poderosos que os homens, mas não são Todo-poderosos. Eles não podem fazer nada que Deus não permita.
- Eles são muitos. Não sabemos exatamente quantos anjos existem, mas a Bíblia nos diz que eles são milhares, dezenas de milhares. E o número deles é fixo, porque os anjos não morrem e nem têm filhos.
- Eles são organizados em classes diferentes. A Bíblia chama alguns anjos de querubins, que são anjos com muito poder e majestade, e guardam a majestade e glória de Deus. Outros são chamados de serafins, e também são muito especiais, pois servem a Deus bem de perto, e louvam a Deus. A Bíblia também diz que existem principados, poderes, tronos e domínios, que são diferentes graus de autoridade, governo e poder entre os anjos. A Bíblia também chama dois anjos pelos seus nomes: Gabriel e Miguel. Eles são anjos importantes que revelaram e interpretaram as coisas de Deus para os homens.
4 –O que os anjos fazem? 1- Eles adoram a Deus; 2- Eles estudam as obras de Deus, da providência e da redenção dos homens. 3- Eles servem a Deus, fazendo a Sua Vontade: falando mensagens de Deus para os homens, servindo e protegendo os crentes, conduzindo as almas dos crentes que morrem até as mansões celestiais, executando juízo sobre os inimigos de Deus e farão muitas coisas no dia do juízo final. (Mateus 18:10)
5 – A queda dos anjos. Alguns anjos pecaram. O mal surgiu no mundo quando Satanás e outros anjos pecaram e se revoltaram contra Deus e se corromperam (Judas 6 e II Pedro 2:4). Lúcifer era um anjo muito formoso, perfeito e poderoso que Deus havia criado, mas ele se ensoberbeceu por causa da sua formosura, e o orgulho encheu seu coração, e ele se corrompeu, e passou a ser conhecido como Satanás (que quer dizer “o adversário”) e Diabo (“o acusador”) e levou com ele muitos outros anjos que também se rebelaram contra Deus e se corromperam, que passaram a ser chamados de demônios ou anjos caídos.
6- Quem são os demônios? E o que eles fazem? Demônios são os anjos que caíram e pecaram e se revoltaram contra Deus juntamente com Satanás, e foram expulsos do céu e da presença de Deus. Satanás é o líder deles. Eles também são seres espirituais, pessoais, poderosos, velozes, têm poder sobre a natureza, sobre o corpo dos homens, sobre as doenças, sobre a morte, sobre a mente dos homens, e podem até tomar o corpo das pessoas que se tornam endemoninhadas. Eles são muito maus, corrompidos, pecaminosos e pervertidos; são mentirosos, impuros, enganosos, rebeldes e blasfemos.
 Tudo o que eles fazem é mau e pecaminoso, e eles querem sempre destruir as obras de Deus, destruir a Jesus, a Igreja e a obra da redenção. Mas eles já foram derrotados quando Cristo morreu na cruz. Eles não podem fazer nada que Deus não permita. Além disso, os anjos eleitos, que não pecaram, estão prontos para combate-los a fim de nos defender. A Bíblia também nos diz que eles não têm poder nenhum contra os eleitos de Deus, e nós podemos nos vestir da armadura de Deus, e resistir ao diabo, e ele fugirá de nós (Tiago 4:7).
7- O que acontecerá com os anjos e com os demônios no futuro? Os anjos eleitos, que não pecaram junto com Satanás, são guardados por Deus e não podem mais pecar. Eles são santos e servirão a Deus para sempre no céu. Os que caíram não podem ser salvos. Não há esperança de salvação para os anjos, como há para os homens. Eles serão lançados no inferno e serão atormentados e perecerão eternamente.

APLICAÇÃO PRÁTICA

- Devemos ser gratos a Deus por ter criado os anjos para servirem a ele e para nos servirem e protegerem.

- Devemos estar atentos e ter cuidado, pois o diabo e seus anjos procuram nos destruir e nos fazer pecar. Nós enfrentamos uma luta espiritual contra eles e precisamos conhecer as armadilhas do Diabo, e nos revestir da armadura de Deus: a fé, a Palavra de Deus, a oração, a verdade, a justiça, a salvação, etc.

- Não precisamos ter medo do Diabo e nem dos anjos maus, pois sabemos que eles estão debaixo do poder de Deus e devemos confiar na vitória de Cristo, e saber que nós somos vencedores com Cristo.

A CRIAÇÃO DO MUNDO VISÍVEL


Nós todos habitamos num planeta chamado Terra. Mas a Terra é apenas um pontinho no Universo. Existem muitos outros planetas, estrelas e galáxias no Universo e mesmo que pudéssemos pegar um foguete com a velocidade da luz, poderíamos viajar milhões de anos, e nem chegaríamos ao fim do Universo.
Mas a Terra em que vivemos é um planeta muito especial. Ele tem uma camada de ar que permite que nós possamos respirar, nós e todos os seres vivos. Ela tem calor, que vem do Sol, para que a gente não morra de frio. Ela tem dia e noite. Ela tem uma lua e estrelas para iluminar a noite. Ela tem animais, e plantas, e nós precisamos deles para nos alimentar e para podermos habitar na Terra. Esse planeta é também muito especial pois nele existe muita água, e se não existisse água, nenhum homem, planta ou animal poderia viver aqui. E sabem o que essa terra tem de mais especial? Ela é a casa especialmente feita para um ser muito maravilhoso morar nela: o homem.
Todos nós sabemos que esse mundo existe de verdade. Mas como é que a gente pode explicar de onde veio tudo isso que está ao nosso redor? Será que o Universo sempre existiu? Ou será que alguém criou o Universo? E quem criou o homem?
No primeiro livro da Bíblia, o livro de Gênesis, no capítulo 1 e no capítulo 2, nós aprendemos que esse Universo inteiro e essa Terra em que nós e todos os seres vivos habitamos foi criada por Deus.
Vamos tentar responder às perguntas abaixo:
1- Quem criou o Universo, a Terra, e todos os seres viventes? Deus. “No princípio criou Deus os céus e a terra”. A Bíblia diz que as três pessoas da trindade se reuniram e resolveram criar o homem: “Também disse Deus; Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Em outro lugar, a Bíblia nos diz que Deus criou todas as coisas por meio de Cristo, a segunda Pessoa da Trindade, que é também chamado de “A Palavra” ou “o verbo” de Deus. (João 1:1-4 e Colossenses 1:16,17)
2- Quando Deus criou o Universo? Só sabemos que foi “no princípio”. Não podemos saber exatamente quando foi que Deus criou o Universo, e o primeiro homem. Os estudiosos da Bíblia tentam seguir as genealogias da Bíblia para tentar calcular, mas esse cálculo não é muito seguro. Também os cientistas tentam fazer experiências para descobrir isso, mas eles também não tem certeza. Pode ser que o universo existe há mais ou menos 6 mil anos ou até mais.
3- Do quê Deus fez o Universo? A Bíblia diz que Deus criou o mundo visível do nada! Não tinha nada antes de Deus criar, nem um pó de areia, e Deus, do nada, apenas pela Sua Palavra poderosa, chamou todas as coisas à existência, e elas passaram a existir. Ele disse: "Haja Luz!" - E houve luz. Ele disse: "Que exista o céu, e o ar!" - E o céu e o ar passaram a existir. Ele disse: "Terra, produza todos os tipos de plantas". E assim se fez. Deus mandava, e as coisas passavam a existir do nada, só pelo poder da palavra de Deus, que é Cristo.
4 – O que Deus criou? Deus criou tudo o que existe. Deus criou tudo que vemos e também muitas coisas que não vemos, por serem tão pequenas, ou tão grandes, ou por estarem muito distantes de nós. Deus criou o Universo, a Terra, o Sol, a Lua, as estrelas, a água, o ar, a terra seca, as plantas e todos animais que vivem na terra, no ar e na água. E Deus criou também os seres mais especiais e importantes que iriam habitar na terra: o homem e a mulher.
5- Em quanto tempo Deus criou a Terra e o homem? Em seis dias. E no sétimo dia da primeira semana, Deus descansou. Você sabe o que Deus criou em cada dia? Veja o quadro abaixo:

 

Primeiro
dia
Deus criou a luz. Ele separou a luz das trevas
 Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.  - Gn. 1:3-4
 
Segundo
dia
Deus criou o firmamento. O firmamento é o céu, ou o ar ao redor da terra. Ele separou as águas de cima das águas debaixo do firmamento.
 
 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. – Gn. 1:6
Terceiro
dia
Deus separou a terra seca das águas e fez as árvores e as plantas.
Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. – Gn. 1:9
E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. – Gn. 1:11a
Quarto
dia
Deus criou o Sol, a lua e as estrelas.
 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. – Gn. 1:16
Quinto
dia
Deus criou os peixes, os animais que vivem na água e os pássaros.
Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. -  Gn. 1:20
Sexto
dia
Deus criou os animais que vivem na terra e o homem.
Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.  - Gn. 1:24
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Sétimo
dia
Deus descansou.
Sua criação estava completa. E era perfeita, sem nenhum pecado.
E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.  – Gn. 1:27
 


 
6- Para quê Deus fez todas as coisas? Para a Sua própria glória. Deus criou um mundo tão perfeito e bom e bonito, e fez criaturas tão inteligentes e que funcionam de maneira incrível em tudo o que fazem. E com isso, Deus queria mostrar a glória do seu poder, da Sua sabedoria e da sua bondade. Ele criou todas as coisas para ele mesmo, para darem glória a Deus, para proclamarem a glória de Deus: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1). As pessoas que não crêem em Deus acham que todas as coisas existem por causa do homem, para a felicidade do homem, mas nós sabemos que tudo, e até o homem existe para a glória de Deus.

Por acaso?


Imaginem que alguém conta pra vocês a seguinte história:
“Um dia, eu peguei a minha Bíblia, e arranquei todas as páginas. Depois eu cortei as páginas em vários pedaços, uns pequenos outros grandes. Eu também cortei a capa em vários pedaços bem pequeninos. Então, eu pus todos esses pedaços de papel num balde e misturei tudo. Aí eu virei o balde e derramei tudo que tinha dentro no chão, e sabe o que aconteceu? Os pedaços se ajuntaram certinho e foram cada um para o seu lugar, e a minha Bíblia apareceu inteirinha de novo, tudo por acaso.”
Você acreditaria nessa história? Por que não?

Existem pessoas hoje que acreditam que o mundo todo foi formado por acaso. Essa crença é chamada de evolução. Eles dizem que um dia, aconteceu uma explosão, e dessa explosão apareceu a vida. E esse pequeno ser vivo evoluiu, depois de milhares de anos, e num, nasceu uma asa, e ele se tornou um pássaro. Em outro, nasceu rabo, orelha, e virou um cachorro. Em outro nasceu uma mão e virou um macaco, e alguns macacos evoluíram, e depois de milhares de anos, apareceu o homem!
Essa história da evolução não é ainda mais difícil de acreditar do que a história da Bíblia rasgada? Por que você acha que muitas pessoas acreditam nessa historia da evolução?


 A OBRA DA PROVIDÊNCIA


 1-O que é a Providência? É a obra que Deus faz de sustentar, cuidar, dirigir e governar todas as suas criaturas, o que elas fazem e todas as coisas, desde a menor até a maior, de acordo com o Seu Plano eterno, para a Sua própria glória.
A Bíblia nos diz que Deus não apenas criou o Universo e todas as coisas e deixou tudo
abandonado. Não!  Ele continua a cada instante cuidando, sustentando e dirigindo todas as coisas que ele criou. Ele é quem sustenta os Planetas e o Sol, cada um no seu lugar. Ele é quem faz a terra girar ao redor do céu. Ele é quem manda a chuva e o sol. Ele é quem providencia o ar, a comida e tudo para as plantas, para os animais e para todos os homens.
Jesus nos disse que nem um passarinho cai do céu se Deus não permitir na sua providência. Lá em Daniel 2:21, nós lemos que é Deus quem “muda o tempo e as estações, remove reis, estabelece reis, dá sabedoria aos sábios e entendimento aos entendidos”. Deus está sustentando e controlando todas as coisas que acontecem. Tudo está dentro da providência de Deus. Cada bebê que nasce, o lugar onde moramos, a comida que comemos, as coisas boas e ruins que acontecem, o que cada pessoa faz ou deixa de fazer, tudo é governado pela vontade de Deus.
2 Como Deus sustenta e cuida de todas as coisas? Ele faz isso normalmente, mas também pode fazer diferente do normal. Deus sustenta e governa a criação normalmente por meio das leis que ele deu desde a criação do mundo: a lei da gravidade, o instinto que Deus deu aos animais, as ações e as decisões das pessoas. Normalmente Deus usa essas coisas na Sua Providência. Por exemplo: como é que Deus cuida de nós e nos dá a comida e as roupas que precisamos? Normalmente é com o salário que ganhamos com o nosso trabalho. Deus nos dá um emprego e com ele nós compramos o que precisamos. Ou quando a gente fica doente, Deus nos cura providenciando pra nós bons médicos e os remédios que precisamos pra ficar logo bons.
Mas Deus também pode fazer as coisas fora do normal. É quando acontecem os milagres. É quando ele nos dá comida do nada, como Ele deu pro seu povo no deserto, mandando o maná cair do céu. Ou quando Deus quer nos curar sem precisar de médico ou de remédio, como Jesus curou a tantas pessoas. Mas tanto a providência normal como os milagres estão dentro da vontade de Deus para nós.
3 – O que é a providência especial de Deus? É o cuidado e a direção de Deus sobre as suas criaturas morais, os homens e os anjos. Deus dirige também a vida dos homens. Ele dirige o que fazemos, o que pensamos, as nossas decisões, e controla todas essas coisas de acordo com a sua vontade e com o seu plano eterno. Deus é quem dá inteligência ou não às pessoas. Deus é quem dá a vida e define o número dos nossos dias de vida. (Provérbios 16:33; Provérbios 21:1; Filipenses 2:13)
Até o pecado dos homens e dos anjos fazem parte da providência de Deus e do Plano eterno de Deus, não porque são a vontade volitiva (a vontade mesmo, o que Deus ama e deseja) de Deus, mas porque Deus permite que eles aconteçam e Deus os usa para a Sua própria glória. (Gênesis 45:4,5,8 e Gênesis 50:20).
 A providência de Deus inclui até o pecado dos crentes. Na providência de Deus, ele permite que sejamos tentados e pequemos, mas até os nossos pecados Deus os dirige e governa com um propósito justo e santo. Às vezes, Ele os usa para nos corrigir, para nos castigar, para nos humilhar, para nos ensinar a depender mais de Deus, para nos tornar mais vigilantes, e para muitos outros fins, mas sempre vai ser para o nosso bem e para a Sua glória.
4 O que é a Providência Especialíssima de Deus? É o cuidado mais do que especial que Deus tem com o seu povo, a sua Igreja. Vocês sabiam que, para Deus, a Igreja é o centro do Universo? Tudo que Deus criou e tudo o que acontece, é para o bem da Igreja. Por ela, Deus mandou o Seu próprio Filho ao mundo para morrer na cruz. E tem ainda um versículo precioso em Romanos 8:28 que nos diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito”. Já pararam pra pensar nisso? Tudo o que existe e tudo o que acontece no Universo, Deus está dirigindo e usando para o seu bem, se você é um eleito de Deus!
5 –Qual é o propósito da obra da providência? É a glória de Deus. A maneira como Deus cuida e governa todas as coisas revela a glória de Deus. Quando contemplamos a tão maravilhosa obra da providência de Deus nós devemos louvar a glória dos atributos de Deus. Devemos dar louvores e glória a Deus pelo seu poder, sabedoria, justiça, bondade e misericórdia. É por essa e por todas as obras de Deus que nós devemos afirmar sempre: “SOLI DEO GLORIA!”, que quer dizer: “Glórias somente a Deus!”

APLICAÇÃO PRÁTICA:

- A providência de Deus está sempre sobre nós. As coisas nunca acontecem “por acaso” ou “por sorte”. Tudo o que acontece faz parte do plano de Deus para as nossas vidas.
- Quando coisas boas nos acontecem, devemos ser gratos ao Deus que nos dá essas coisas. Quando coisas desagradáveis nos acontecem, devemos então ser pacientes e não reclamar, pois todas essas coisas estão na providência de Deus, e mesmo que não entendamos, Deus sabe muito bem o que ele está fazendo, e devemos confiar que a sua vontade é boa, agradável e perfeita.
- Nós devemos crer, conhecer e amar ao Deus que criou e que sustenta todas as coisas, e dar a Ele toda glória, e aprender a querer fazer a vontade de Deus mais do que a nossa vontade, e levar tudo a Ele em oração, pois Ele cuida de nós.

 

REVISÃO DO CAPÍTULO


O professor pode usar essas perguntas para o aluno responder oralmente ou por escrito. Ou, algumas dessas perguntas podem ser escolhidas como sugestão de um teste.

1. Como podemos conhecer o mundo espiritual, que é invisível?

2. O que é o mundo invisível? Quem mora nele?

3. Quem criou esse mundo invisível?

4. O que significa a palavra "anjo"?

5. Cite quatro características dos anjos.

6. Estude as características dos anjos. Compare os anjos com os seres humanos e com o ser divino. Em que os anjos são parecidos com o homem? E em que eles são diferentes? Em que eles são semelhantes a Deus? Em que eles são diferentes?

7. Como os anjos servem e ajudam os crentes?

8. Explique com suas palavras o que foi a "queda" dos anjos.

9. Quem são os demônios? O que eles fazem? Devemos ter cuidado com eles? Qual será o fim deles?

10. Por que devemos conhecer esse mundo espiritual? Ele se relaciona conosco?

11. Por que a Terra é um planeta especial? Responda começando com as seguintes palavras: "Porque Deus..."

12. Quem criou o Universo e todos os seres viventes? A partir de que material? Em quanto tempo?

13. Complete:

a) No primeiro dia, Deus criou a ____________ e a separou das ________________.

b) No segundo dia, Deus criou o __________________ e separou _______________ de cima dele das águas que estão debaixo dele.

c) No terceiro dia, Deus separou a _______________ das ________________ e fez as árvores e planteas.

d) No _____________ dia, Deus criou o Sol, a lua e as estrelas.

e) Deus criou os ________________ e _______________ no quinto dia, e no sexto dia criou animais ______________ e também a criatura mais especial de Deus: o ________________. E no sétimo dia, o Senhor _________________.

14. Para que Deus fez você e todas as coisas?

15. Como chamamos a obra de Deus em que Ele cuida dos passarinhos, faz a terra girar, faz chover, troca os governantes dos países, nos dá de comer a cada dia, e controla até as minhas decisões?

16. Complete: O que é a providência de Deus? É a obra que Deus faz de _______________, _______________, ________________, e ________________ todas as suas criaturas, o que elas fazem e todas as coisas, desde a _______________ até a ________________, de acordo com o seu _________________, para a sua própria ________________.

17. Conecte essas expressões com o que elas significam:

                 providência normal - providência especial - milagres - providência especialíssima

É quando Deus governa a criação de uma maneira diferente do normal.
É o cuidado mais do que especial que Deus tem com o seu povo, a Igreja.
É quando Deus governa a criação por meio de leis naturais como a lei da gravidade e os instintos.
É Deus dirigindo até a vida dos homens e dos anjos, controlando as suas ações e decisões.

 18. Leia com cuidado essas afirmações e escreva V para Verdadeiro ou F para Falso.

a) _____ Depois de Deus, a igreja é o centro das obras de Deus nesse universo.

b) _____ Às vezes, certas coincidências acontecem por acaso ou por sorte.

c) _____ Deus planejou e providenciou o meu almoço de amanhã.

d) _____ Devemos ser gratos a Deus quando coisas boas nos acontecem, e reclamar somente das coisas ruins.

e) _____ Devemos primeiro entender a providência de Deus, e só depois aceitá-la.

f) _____ Crer na providência de Deus significa aprender a querer fazer a vontade de Deus mais do que a minha.

g) _____ Tudo o que Deus faz é sempre o melhor.

h) _____ Devemos louvar a glória de Deus quando estudamos as obras de Deus na criação e na providência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário