“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os Deveres dos Pais - J. C. Ryle - Parte 12


XI. Treine-os ao hábito de sempre remir o tempo

A ociosidade é a melhor amiga do Diabo. Ela é o modo mais certo de darmos oportunidade a ele para nos fazer mal. Uma mente vazia é como uma porta aberta, e se Satanás não entrar por ela por si mesmo, é certo que ele jogará por ela algo que levantará maus pensamentos em nossas almas.

Nenhum ser foi criado para ser ocioso. O serviço e o trabalho são a porção designada para cada criatura de Deus. Os anjos no céu trabalham – eles são os servos ministradores do Senhor, sempre fazendo a Sua vontade. Adão, no paraíso, tinha trabalho – ele foi designado para manter e guardar o jardim do Édem. Os santos redimidos na glória também terão trabalho: “eles não descansam dia e noite, cantando louvores e dando glória Àquele que os comprou.” E assim também nós, homens fracos e pecadores, precisamos ter algo para fazer ou nossas almas logo entrarão em um estado doentio. Nós precisamos ter as nossas mãos cheias e as nossas mentes ocupadas com alguma coisa, ou então as nossas imaginações logo fermentarão e conceberão maldade.

E o que é verdadeiro com relação a nós, também é verdadeiro com relação aos nossos filhos. De fato, ai do homem que não tem nada para fazer! Os Judeus viam a ociosidade praticamente como um pecado: era uma lei entre eles que cada homem deveria criar o seu filho para algum negócio útil; e eles estavam certos! Eles conheciam o coração do homem mais do que alguns de nós parecem conhecer hoje.

A ociosidade fez de Sodoma o que ela era: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão, e próspera tranquilidade [ociosidade] teve ela e suas filhas.” (Ez. 16:49) A ociosidade teve muito a ver com o terrível pecado de Davi com a esposa de Urias. Eu vejo, em II Sam. 11, que Joabe foi para a guerra contra Amom, “porém Davi ficou em Jerusalém”. Não foi isso ociosidade? E foi então que ele viu Bate-Seba, e o próximo passo que lemos é o da sua terrível e miserável queda.

De fato, eu penso que a ociosidade tem levado a mais pecados do que quase qualquer outro hábito que possamos mencionar. Eu suspeito que ela é a mãe de muitas obras da carne: a mãe do adultério, da fornicação, da embriaguez e de muitos outros atos praticados na escuridão, os quais eu não tenho tempo para mencionar. Deixe que a sua própria consciência lhe diga se eu não estou contando a verdade. Quando você se encontrou desocupado, logo o Diabo bateu em sua porta e entrou.

E na realidade, isso não é de se estranhar: tudo no mundo ao nosso redor parece nos ensinar a mesma lição. É a água parada que se torna estagnada e impura: os riachos de água corrente estão sempre limpos. Se você possui uma maquina a vapor, você precisa funcioná-la, ou então ela logo deixará de funcionar. Se você tem um cavalo, você precisa exercitá-lo. Ele nunca estará tão bem do que quando ele exerce um trabalho regular. Se você mesmo deseja ter boa saúde física, você precisa se exercitar. Se você ficar sempre sentado e parado, mais cedo ou mais tarde, é certo que o seu corpo reclamará. E assim também é com a alma. A mente ativa e movimentada é um alvo difícil para o Diabo acertar com os seus tiros. Tente se encher sempre de serviços úteis e assim o seu inimigo achará difícil encontrar lugar para semear ervas daninhas. Leitor, eu peço que você exponha estas coisas diante da mente dos seus filhos. Ensine a eles o valor do tempo, e tente fazer com que eles aprendam desde cedo o hábito de utilizá-lo bem. Dói-me ao ver crianças enrolando com algo que eles têm nas mãos para fazer, seja o que for. Eu amo vê-las ativas e diligentes, e se dando com todo o coração a tudo o que fazem: dedicando-se com todo o coração às suas lições, quando precisam aprender; e se dedicando com todo o coração até mesmo às suas brincadeiras, quando saem para brincar.

Mas se você realmente as ama, faça com que a ociosidade seja contada como um pecado em sua família.                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário