“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

segunda-feira, 3 de março de 2014

O Livro da Queda para Crianças HISTÓRIA 6: A QUEDA


História 6

A QUEDA
 

Certa vez, quando Jesus estava ensinando o povo, ele queria fazer com que aquelas pessoas pensassem como seria tolo alguém ouvir as coisas boas que ele estava ensinando, e então ir embora e fazer exatamente o contrário do que havia ouvido. Ele disse que seria tão tolo como um homem construir a sua casa sobre a areia, sem colocar pedras debaixo, fazendo uma fundação para a casa ficar de pé sobre ela. Quando viesse uma grande tempestade de vento e de chuva, e com as águas da correnteza batendo sobre ela, a casa iria cair, e a queda da casa seria grande.

É nesse sentido que nós dizemos, quando um menino ou menina, um homem ou uma mulher, tem por algum tempo se conduzido bem, e então de repente cede à tentação de vez, e comete um grande pecado, que ele ou ela caiu. Vou então lhe contar sobre a queda de Adão e Eva. Eva, contudo, caiu primeiro, como iremos ver.

Depois de ouvir o que Satanás tinha a dizer, Eva não o reprovou pelo que lhe havia dito, o que mostra que ela estava fazendo algo errado ao dar ouvido a um tentador tão perverso. Ela logo começou a olhar mais atentamente para o fruto proibido. A aparência do fruto a fez pensar que, como os demais frutos do jardim, ele seria "bom para alimento". Logo aquela fruta pareceu-lhe bela e madura, e sua linda cor a tornava "agradável à vista". Ela pensou também no que Satanás lhe havia acabado de falar, e sentiu que o fruto era "desejável para dar sabedoria".

Ah, pobre Eva! Como ela havia se tornado tão tola e pecaminosa! Como ela pôde assim ousar acreditar no que Satanás lhe disse, e duvidar da verdade da ameaça de Deus!

Ela se aproximou da árvore, estendeu a mão, tomou do fruto e o comeu. Após ter ela mesma pecado, assim como todas as pessoas perversas fazem, ela logo tentou Adão a pecar da mesma maneira.

Não demorou até que Adão chegou ali e viu o que Eva tinha feito. A Bíblia não nos diz como ele se sentiu, nem o que ele falou; e nem nos fala o que Eva falou para ele.

Contudo, como Satanás a tentou, assim também ela tentou a Adão. Ela lhe deu um pouco do fruto, e ele também comeu dele.

Foi assim que eles caíram. Eles caíram do estado no qual estavam - em que viviam  bons e alegres, obedientes a Deus e aproveitando da Sua amizade e amor - para um estado triste de pecado, para viverem em desobediência a Deus e para começarem a sofrer aquela punição que Ele havia ameaçado, se eles viessem a quebrar o seu mandamento.

Isso foi a queda, e ela trouxe doença, dor, tristeza e morte a esse mundo. Também trouxe o pecado, o pior de todos os males. Os filhos de Adão e Eva foram  pecadores. E os seus filhos foram pecadores, e assim por diante até agora. Todos, todos têm pecado - você e eu, e todo o mundo (Romanos 3:10-18,23). Nós temos pecado como Adão e Eva fizeram. Pois você não lembra, querida criança, como você tem sempre tido pensamentos e sentimentos maus, e como você tem dito e feito coisas que você sabia desde o início que elas eram pecaminosas - assim como Eva sabia que era pecaminoso para ela desejar comer do fruto proibido, e tirá-lo da árvore, e comê-lo.

Talvez você tenha ficado impressionado, quando você leu a história de Adão e Eva, de que eles não estivessem contentes com todos aqueles frutos deliciosos com que as árvores estavam carregadas, mas foram ouvir o que um tentador perverso e enganoso disse, e só por causa do fruto de mais uma árvore, se expuseram ao desfavor terrível de Deus.

Você não fica espantado de que, mesmo com tudo o que Deus fez para fazê-los bons e felizes, eles puderam esquecer disso tudo, e desacreditar o que Ele falou, e desobedecer alguém que tinha sido tão cheio de bondade para com eles!

Ah, minha criança, fique sabendo que todo pecado é exatamente o mesmo tipo de tolice, de incredulidade, e de ingratidão.

Deus não tem sido muito bondoso para com você? - Ele não tem feito muita coisa para torná-lo bom e feliz? Ele não tem lhe dado tudo o que você precisa, e tudo o que é o melhor para você? Se você amar e obedecer a Deus, e aqueles que Ele colocou sobre você para tomarem conta de você, você não vai ter o maior tipo de felicidade que você pode ter nesse mundo?

Por que, então, você deseja tão frequentemente alcançar e tomar algum fruto proibido? Algo que você sabe que os seus pais ou professores lhe proibiram, ou que Deus mesmo proibiu você de ter ou de fazer?

Ah! Enquanto você está assustado com o pecado e a tristeza de Adão e Eva, fique assustado com a sua própria tolice e perversidade! Veja como você é exatamente como eles! Fique triste por ter cometido o mesmo tipo de pecado que eles cometeram. Não se sinta orgulhoso e cheio de si, dizendo que se você estivesse no lugar deles no Éden, você não iria ter agido como eles agiram.

Você agiu como eles agiram. Você é culpado como eles foram. Você está exposto àquele terrível castigo com que Deus os ameaçou, se eles o desobedecessem. Você merece a punição, e deve aguentá-la totalmente, tanto nesse mundo como no mundo futuro, a não ser que você vá a Deus - arrependido, humilde, quebrantado por causa do seu pecado - implorando a Ele, porque Cristo morreu por pecadores, para que Ele lhe perdoe - confiando nesse Salvador - e orando que Deus lhe guie, pelo Seu Espírito, a ser como Cristo.

Você tem sido como Adão; você não vai agora desejar, e lutar, e orar para ser como Cristo?
 
Para Colorir:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário