“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A Educação no Éden - Parte 3


O Autor da História da Educação Cristã

 

 

Deus como o Autor da História da Educação Cristã


“No princípio, ... Deus”. Se a Bíblia nos revela o que é fundamental em sua ordem de importância, nós temos revelado logo no seu primeiro verso o Fato principal (se poderíamos com reverência chamar Deus assim) que originou todos os demais fatos contidos na história. Uma das grandes marcas da veracidade da mensagem revelada na Bíblia – afirma Lloyd-Jones – é que ela começa com Deus e nos diz que Ele criou todas as coisas. Cornelius Van Til declara especificamente: “o conceito mais básico de todos [por trás de nosso sistema de educação cristã] é o nosso conceito de Deus”.[1] Sendo o grande autor de todas as coisas e da história humana, o criador da vida e a fonte de todo conhecimento, Deus foi também o autor ou inventor da educação cristã, ou seja, Deus foi quem concebeu um ser chamado homem, capacitou-o para que pudesse ser educado, ordenou a sua educação, proveu os meios e os conteúdos dessa educação e prescreveu os fins a que essa educação deveria servir.

A educação cristã fundamenta todo o seu ensino em dois livros principais: O livro da natureza, o universo físico; e o livro da revelação, a Bíblia. Quem escreveu ambos foi Deus. Se Deus não tivesse escrito o livro da natureza, não existiria sujeito nem objeto para a educação. Se Deus não tivesse escrito o livro da revelação, não poderíamos compreender e interpretar os fatos segundo a Sua vontade, pelo que não teríamos uma educação cristã. O Deus criador, vivo e verdadeiro é, portanto, o autor da educação e o seu fundamento principal. E temos o indizível privilégio de conhecer esse Deus somente porque Ele escolheu, por sua livre vontade e imensa graça para conosco, nos revelar nesses livros algo sobre si mesmo e sobre as suas obras, coisas que jamais poderíamos sequer imaginar.

“No princípio... Deus”. Essas são as majestosas palavras que iniciam o livro de Gênesis. A Bíblia não diz por que existe um Deus. Ela pressupõe a existência de Deus. Isso não é uma lacuna ou falha na revelação, mas é a própria evidência da sua veracidade. Deus não julgou necessário dar uma explicação para a sua existência, porque nunca foi realmente necessário justificar a existência de Deus. O pintor de um quadro não precisa provar a sua existência; a própria obra necessariamente revela a existência de seu autor. Talvez seja preciso ler aquela assinatura do nome escrito no canto do quadro para conhecermos a identidade do autor, mas apenas um louco duvidaria de sua existência. Apenas o tolo nega a existência de um Deus que ele sabe que existe (Cf. Salmo 14:1). Assim, o livro da natureza prova a existência do seu autor. A história educacional que parte do Éden tem a plena certeza da existência de um Deus que estava no princípio dessa história como o grande autor da obra cósmica e educacional que tem Nele a sua origem, meio e fim.

O Nome do Autor


A obra da criação proclama a existência de seu autor. Entretanto, se quisermos conhecer a identidade, as características, o caráter desse Autor, precisamos recorrer à informação que Ele mesmo forneceu em seu quadro e ler o nome que Ele assinou. Ele deixou o seu nome escrito em todo lugar, mas diferente de Adão e Eva, nós perdemos a nossa capacidade de visão. Toda a criação O revela, mas nós não temos mais olhos para ver Deus nela: “Deus construiu o universo tão maravilhosamente que cada porção dele o revela para o homem”,[2] afirma Pratt, que também aponta dois textos bíblicos importantes nesse sentido, o Salmo 19:1-2 e Rom. 1:21, 32. Comentando sobre o salmo 19:2, Calvino afirma que “se nós fôssemos atentos como deveríamos, mesmo um dia e uma noite seriam suficientes para nos mostrar a glória de Deus... Assim não sobra ao homem nenhum pretexto para ignorância; pois, visto que os dias e as noites exercem para nós tão bem e tão cuidadosamente o ofício de professores, nós podemos adquirir, se formos devidamente atentos, uma quantidade suficiente de conhecimento sob a sua instrução”.[3] O teólogo e filósofo Abraão Kuyper fez esta interessante observação:

“No Paraíso, antes da queda, não havia Bíblia, e não haverá Bíblia no paraíso de glória futuro. Quando a luz transparente brilha através da natureza endereçada diretamente a nós, a palavra interior soa em nosso coração em sua clareza original, todas as palavras humanas são sinceras e a função de nosso ouvido interior é perfeitamente desempenhada, porque deveríamos necessitar de uma Bíblia?...

... Quando não há nevoeiro para esconder a majestade da luz divina de nossos olhos, que necessidade há então de uma lâmpada para os pés, ou de uma luz para o caminho? Mas quando a História, a experiência e a consciência, todas declarando unidas o fato de que a luz pura e plena dos céus tem desaparecido, e que estamos andando às cegas nas trevas, então uma luz diferente, ou se vocês preferirem, uma luz artificial deve ser acesa para nós, - e esta luz Deus acendeu para nós em sua Santa Palavra. [4]

A natureza continua, como uma pintura de Deus, a nos revelar o Artista, e ainda podemos conhecer muita coisa sobre quem Deus é por intermédio dela, mas precisamos agora dessa “luz artificial” ou sobrenatural que ilumina os nossos olhos e o mundo ao nosso redor, ou, no dizer de Calvino, as lentes corretivas e apropriadas para enxergar o Criador através da sua obra da criação. Essas lentes ou lâmpadas são as revelações especiais de Deus sobre si mesmo, em que Ele como que soletra o seu nome, e se apresenta para o homem como o Deus criador e soberano, como o grande Eu Sou, como o único Senhor, como o seu professor por excelência que deve ser ouvido, crido, obedecido, imitado e refletido pelos seus alunos.

Nessas revelações especiais, Deus como que se abaixa para o nível do homem, e revela-se de uma maneira especialmente clara e pessoal. No Éden, Deus falou audivelmente a sua vontade a Adão com respeito à arvore do conhecimento do bem e do mal e à direção do seu conhecimento e atuação no mundo. Deus se revelou de várias maneiras aos primeiros patriarcas e aos profetas. Na plenitude dos tempos, Deus se revelou na pessoa do seu filho, que se fez homem, habitou entre nós como o nosso grande mestre e nos declarou toda a vontade de Deus. Hoje, portanto, Deus nos fala pelas Escrituras inspiradas, por esse conjunto de todas essas revelações especiais que Deus fez de si mesmo na história, as quais foram concedidas para nos dirigir a um conhecimento verdadeiro Dele mesmo. Não há como não ler o seu nome e ouvir sobre a sua Pessoa neste livro que Ele escreveu com letras humanas. Ele está em todas as suas páginas, da primeira à última.

A Pessoa do Autor


Uma das primeiras e mais importantes lições que aprendemos sobre Deus no Éden é que Ele é o Criador e o Senhor de tudo o que existe, e que Ele é distinto das coisas que Ele criou. Deus é independente de tudo, enquanto tudo o mais depende Dele. A Bíblia o descreve como um ser eterno, único, que existe por si mesmo, independente, absoluto, totalmente suficiente em seu próprio ser. Deus é infinito em seu ser e perfeições e é imutável, visto que o que é perfeito não tem como mudar para melhor ou pior. Ele é onipotente, onisciente e onipresente. É um ser pessoal, único, mas que existe em uma pluralidade de pessoas – como é evidente já em Gênesis 1:26, onde encontramos o verbo na forma plural: “Façamos, pois, o homem à nossa imagem...” – as quais o restante das Escrituras identifica como o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou a Trindade divina. Deus é ainda um espírito puro, portanto incorpóreo e invisível, a não ser na pessoa divino-humana de Jesus Cristo, o Filho. Somente o cristianismo bíblico apresenta um Deus pessoal e auto-suficiente e essa concepção básica da visão de mundo cristã tem implicações para todas as áreas da vida e do pensamento, para a história e para a filosofia da educação. A implicação básica é que, por ser quem é, Deus é Senhor e Soberano absoluto da História da Educação e tem todo o poder e todo o direito de decretar e dirigir todo o curso da vida humana no mundo de acordo com o conselho da sua própria vontade.

A Pessoa de Deus e a História da Educação


O Deus da Bíblia que se apresenta ao homem no Éden como criador e soberano é o pressuposto principal e o Fato mais importante da educação cristã, tanto no sentido histórico como filosófico. Historicamente, a origem da educação humana é encontrada em Deus, nos seus pensamentos, contidos e esquematizados em seus decretos eternos. Ele tinha um projeto e alvo educativo que Ele transmitiu para o homem que criou, mas Ele não é como os deuses pagãos ou como o deus impotente do arminianismo cujos planos são condicionados pela vontade humana. O Deus criador revelado no Éden é também o Deus da providência, aquele que controla, através de suas leis, toda a história humana segundo a sua vontade soberana, sendo capaz de fazer cumprir cada um dos seus intentos: “Somente a fé reformada sustenta a idéia bíblica de um Deus que, desde toda a eternidade, é soberano, que sabe o que quer e é capaz de atingir o seu alvo sem sombra de dúvida. Somente essa posição pode desafiar o não-cristão no campo da educação”.[5] Ainda em seus importantes “Ensaios” educacionais, Van Til faz uma alegoria comparando a história humana a um navio dirigido por Deus:

Deus está no controle da história e tudo o que acontece, acontece por causa de sua determinação última. (...) Deus é o capitão do navio. Ele fez o navio e ele controla o vento e os mares. Ele escolheu os marinheiros. Ele lhes ofereceu uma rica recompensa no final da jornada. Ele fará o navio chegar ao seu destino.[6]

 

Deus tinha um plano educacional para Adão no Éden e para a humanidade que descenderia dele, e Ele irá realizar cada um de seus decretos eternos, apesar das limitações humanas e mesmo apesar do pecado. Essa é a segurança e o fundamento da história educacional cristã: em que ela se baseia nos propósitos eternos de Deus para o homem e para o mundo. A educação cristã está firmada exatamente no fato de que o Deus do Éden não precisa de educação. Não há nada desconhecido para ele. Nada o limita, e os seus planos não podem mudar. Ou o Deus da Bíblia ordena a educação do homem, como assevera a educação cristã, ou o homem ordena a educação de Deus, como o faz a história educacional secular,[7] cujos deuses são determinados pelos caprichos e filosofias humanas da época. Machen esclarece:

Por trás de todos os eventos da história humana, por trás de todas as mudanças na inconcebível vastidão do universo, por trás do próprio espaço e do tempo, existe um propósito misterioso dAquele para quem não existe antes ou depois, aqui ou além, para quem todas as coisas são presente e diante de quem todas as coisas estão descobertas e patentes, o Deus vivo e santo.[8]

Machen  nos lembra ainda que esse propósito eterno de Deus abraça tudo, tanto as coisas grandes como as pequenas; os grandes eventos educacionais como os pequenos. O mesmo Deus que decretou e levou a efeito a educação de Moisés no Egito, a de Daniel na Babilônia, a formação do apóstolo Paulo e a explosão das escolas cristãs após a reforma protestante, também ordena os pequenos começos de nossas escolas, capacita cada um de nossos professores, motiva cada um de nossos esforços de glorificá-lo por meio da educação, e realiza os seus planos redentivos e de promoção do seu reino por meio de eventos aparentemente insignificantes. Sempre que virmos, na história, jovens sendo educados na visão de mundo cristã, e aplicando as verdades de Deus ao seu conhecer, lembremo-nos sempre de que eles não chegaram ali pela sua razão ou inteligência, nem pelo mero esforço de seus pais, mas porque Deus está agindo neles e por meio deles.

Ninguém se engane, nem desanime: a história educacional cristã é a obra de Deus na história. Ela se baseia em fatos históricos, muitas vezes sobrenaturais. A história da filosofia educacional crista não é a evolução de um ponto de vista, como o são as filosofias seculares; ela é uma implicação das verdades e das obras de Deus na história do seu povo. Como disse alguém, Cristo está pessoalmente envolvido nessa obra! O Deus que se revela na Bíblia como o criador dos céus e da terra é soberano Senhor de toda a história e de toda a nossa história educacional, controlando todos os acontecimentos e circunstâncias de nossa vida, do aprendizado cristão que recebemos de nossos pais, ao curso vestibular que passamos, para o bem do seu povo, para a promoção do seu reino, para a consumação do seu plano e para a sua própria glória.

A Pessoa de Deus e a Filosofia da Educação


Também a filosofia educacional cristã baseia-se totalmente nesta concepção de um Deus absoluto e pessoal, que é distinto e independente do mundo natural e que não se confunde com um princípio impessoal, com uma causa racional que precisa ser provada, nem com um ideal universal. O Deus do Éden é criador e infinito, e tudo o mais é finito e limitado, tendo sido criado por Ele e estando total e inteiramente sujeito a Ele. Deus é, portanto, o princípio da filosofia educacional cristã. Porque esse Deus pessoal que se revela na Bíblia concebeu e ordenou a educação do homem, inventou e iniciou o processo educacional educação, a educação cristã, assim como a educação do Éden, tem o seu ponto de partida em Deus, e pode ser chamada, nesse sentido, de Téo-referente:

Isto não significa que o fator humano seja “ignorado em algum sentido, mas ele não é o ponto de partida. O que pensamos sobre Deus indica o que fazemos no campo da educação” (...) considerando que Deus iniciou o processo de comunicação e a busca de comunhão com o ser humano, a educação cristã encontra nele sua motivação e orientação no esforço de levar as pessoas a responderem corretamente a ele.[9]

O pensamento fundamental subjacente a tudo que gostaríamos de dizer sobre educação é que Deus é o mestre por excelência. Ele é quem estabelece toda a verdade; ele é quem deseja que os homens conheçam a verdade; ele nos concede mentes curiosas e reflexivas para buscarmos a verdade, compreendê-la e usá-la; ele nos concede o supremo privilégio de trabalhar em parceria com ele no processo de ensinar e aprender.[10]

Deus é também o meio ou a norma da filosofia educacional cristã. Por ser quem é, o Deus do Éden e da Bíblia tem toda a autoridade para prescrever como a educação do homem deve se realizar. A sua palavra revelada é a palavra final em toda disputa educacional; a sua lei é a norma e o critério para toda decisão pedagógica e para a própria compreensão do mundo. A seleção de conteúdos, as práticas e métodos de ensino, os relacionamentos escolares, tudo precisa ter o “amém” de Deus, precisa estar de acordo com a vontade de Deus revelada em sua palavra, e precisa ser realizado por meio dEle, ou seja, na força que Ele supre, pois Deus sempre concede força e capacita-nos a realizar aquilo que ele nos ordena e que está de acordo com a sua agenda. Por estar, no que se refere às suas normas, centrada na pessoa de Deus e na Sua lei, a filosofia educacional cristã é chamada de teocêntrica, em contraste com as filosofias antropocêntricas (que ignoram a Deus e têm como norma e centro o homem e a sua vontade):  

Enquanto a educação secular suprime questões espirituais, se esforça por manter Deus fora da sala de aula e, consequentemente, da vida dos professores e alunos, a educação cristã enfatiza que o “temor de Deus é o princípio do conhecimento” (Pv. 1:7). A perspectiva cristã de educação é, ao mesmo tempo, teocêntrica e teo-referente. Teocêntrica porque a existência de Deus, seus atributos e sua interação com o mundo criado tornam-se pontos de partida para o entendimento do educador cristão acerca da realidade que o cerca e da qual ele faz parte. Majestade e misericórdia de Deus, por exemplo, são verdades centrais nas abordagens sobre geografia, história, ciência, ética e outras matérias. Seria incoerente para o educador cristão discutir metafísica, biologia ou qualquer outra disciplina à parte da realidade da existência, soberania e providência de Deus.[11]

Deus é também o fim ou propósito da filosofia educacional cristã, a qual busca sempre colocar Deus diante das crianças e as crianças diante de Deus; Deus está sempre presente na sala de aula, no ensino de cada disciplina, estando todos os assuntos relacionados a ele. Somente quando a pessoa de Deus recebe o peso devido a ela na educação é que esta é capaz de glorificar a Deus.  Assim, porque ela entende que o mundo e tudo o que ele contém, incluindo a educação, não pode ser entendido à parte da existência de Deus,[12] e porque os fatos estudados pela educação são unificados e encontram seu sentido último em Deus e não em esquemas humanos, a filosofia educacional cristã pode ser chamada de teísta:

Há apenas uma filosofia capaz de unificar a educação e a vida. Essa filosofia é a filosofia do teísmo cristão. O que se faz necessário é um sistema educacional baseado na soberania de Deus, pois em tal sistema, tanto o homem quanto o estudo da química serão colocados em seu devido lugar, nem tão elevados, nem tão baixos. Em tal sistema haveria um propósito último para o homem, que serviria para unificar e para servir de critério em todas as suas atividades. Faz-se necessário uma filosofia que esteja em consonância com o maior credo da cristandade, a Confissão de Fé de Westminster. Em tal sistema, Deus, assim como o homem, teria seu lugar apropriado. Somente isto fará a educação bem-sucedida, pois a desintegração social, moral, política e econômica de uma civilização não é nada mais que o sintoma e o resultado de um colapso religioso. As abominações da guerra, da peste e da catástrofe econômica são punições pelo crime, ou melhor, pelo pecado que é o esquecer-se de Deus.[13]

A centralidade da pessoa de Deus tem infinitas implicações para a filosofia educacional cristã, mas elas podem ser resumidas no fato de que, diferentemente da educação que rejeita ou ignora a Deus, a educação cristã põe a criança face a face com este Deus. Ela trata a criança como uma personalidade que deve refletir a pessoa de Deus. Ela põe a criança num universo pessoal em que cada fato criado, incluindo o ser humano, revela e reflete as leis e a vontade de Deus. Ela cerca a criança de um ambiente moral em que as leis de Deus (espirituais, morais, sociais, estéticas, etc.) são supremas. Ela coloca o aluno em plena dependência do Deus único e verdadeiro, que é a motivação, o padrão e o alvo de toda a sua vida e educação.

O Conhecimento do Autor


Como seria de se esperar em uma Pessoa que é absoluta e ilimitada, o conhecimento divino é também perfeito e ilimitado. Ele conhece e interpreta os fatos antes que eles ocorram, porque, na realidade, ele determina todos os fatos e acontecimentos de acordo com a sua vontade soberana, sábia e perfeita, que visa a sua própria glória. Ele conhece o fim desde o princípio, porque ele ordenou desde a eternidade o princípio, o meio e o fim de todas as coisas, acontecimentos e suas inter-relações. Ele é soberano e executa toda a sua vontade livremente, sem que ninguém o possa resistir. Além de possuir um conhecimento absoluto e perfeito, Deus é caracterizado pela sabedoria, aquele tipo de conhecimento correto, útil e bom, do qual Ele é a própria fonte e personificação. A sabedoria divina brilhava no contexto da criação e permeava e dirigia também a educação excelente do homem no Éden. No livro de Provérbios, a sabedoria personificada assim descreve a sua presença no início do mundo e da história educacional do homem:

O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. (Provérbios 8: 22-31)

Não somente a sabedoria é proveniente de Deus, como também não podemos sequer falar em “conhecimento” à parte de Deus. Conhecimento não é uma abstração ou um conceito geral, superior e independente de Deus; ele se origina e provém de Deus de maneira que a Sua mente é a fonte da verdade sobre todos os fatos. Van Til explica que a verdade não é uma abstração à qual tanto Deus como o homem estão sujeitos. A verdade tem sempre relação com uma mente ou se torna abstrata e sem sentido, e ela não procede da mente humana, mas da mente de Deus.[14] Por isso é que dizemos que toda a verdade é de Deus. Sim, todo o conteúdo da educação – toda a verdade – é de Deus.

Este autor prossegue explicando que Deus é incompreensível para nós, mas não para si mesmo. Nós sequer compreendemos a nós mesmos e o mundo visível ao nosso redor. Mas Deus “conhece o seu próprio ser em suas profundezas em um só ato eterno de conhecimento... nesse sentido o conhecimento de Deus é totalmente diferente do nosso. Nós nunca podemos conhecer as profundezas do nosso ser. (...) O conhecimento de Deus é tão incomunicável quanto o seu ser”.[15] O conhecimento de Deus é absoluto e está totalmente contido Nele, em contraste com conhecimento humano que é dependente de Deus ou derivado do conhecimento divino; contudo o conhecimento humano é da mesma natureza do conhecimento divino, ou seja, é análogo ou de Deus. Se o conhecimento humano fosse totalmente diferente em sua natureza, não haveria possibilidade de conhecermos a verdade de Deus. Assim, a educação cristã reconhece e ensina que Deus é a fonte da verdade e que a própria lógica humana não legisla, mas precisa se submeter à lógica de Deus e ao raciocínio de Deus para que possa descobrir a verdade. Todos os fatos da educação cristã têm Nele a sua origem e interpretação.

O fato do Deus da Bíblia ser um Deus que conhece todas as coisas e que é infinitamente sábio em seus pensamentos, intentos e ações constitui tanto um fundamento como um instrumento para a educação. Fundamento na medida em que estudar as ciências, história, etc., é estudar a sabedoria divina revelada na sua criação e na providência. E um instrumento visto que, sendo Deus o Senhor de todo conhecimento verdadeiro e de toda sabedoria, só Ele pode conceder aos homens esses dons essenciais ao crescimento educacional. O conhecimento da verdade e a sabedoria não estão dentro dos alunos, mas devem ser buscados com esforço e diligência nAquele que é a única fonte de todo o bom e verdadeiro conhecimento:

Se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento (...) Porquanto a sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será agradável à tua alma. (Provérbios 2:3-6, 10)

O Caráter do Autor


O autor da educação cristã é apresentado na Bíblia também como um ser moralmente santo, verdadeiro, fiel, bom, amoroso, gracioso e justo. Mesmo o Éden nos revela os aspectos principais do caráter moral desse Deus pessoal: na constatação divina de que tudo o que criara era bom; na perfeição e harmonia das coisas criadas; no amor de Deus manifestado em seu relacionamento com o homem, dando-lhe tudo o que era necessário para sua felicidade; na veracidade de suas palavras e revelações; e ainda na justiça dos mandamentos de Deus.

A absoluta santidade de Deus é a somatória de todos os seus atributos morais e consiste na única fonte da moralidade cristã, que é, por isso, imutável. Por isso a educação cristã afirma que não pode haver valores morais constantes à parte da religião, pois nada menos que a santidade de Deus pode determinar o que é absolutamente bom e santo para vida humana. Desta feita, uma educação que se proponha a valorizar os princípios morais precisa partir do fato de que é a perfeição imutável do Ser divino quem os estabelece e que não se pode esperar que os alunos pratiquem uma moral sã à parte da dependência da graça e da bondade do único doador da santidade.

De especial importância educacional é o atributo divino da veracidade. Ela significa que o ser divino é único e real, que o seu conhecimento é perfeito e infalível, e ainda que Ele é fiel em seus relacionamentos, palavras e promessas. Esse atributo de Deus ainda garante a confiabilidade do conhecimento humano, a validade da informação dos sentidos e das instituições da razão e da consciência, e principalmente a confiabilidade das palavras inspiradas.[16]

O inabalável equilíbrio entre o perfeito amor e a perfeita justiça de Deus distingue o Deus da Bíblia de todos os falsos deuses de todas as épocas, sustenta o seu governo soberano, inspira as suas leis e permeia a sua inescrutável providência, como aquela que puniu o seu próprio filho por amor de pecadores caídos. Finalmente, a união de todos os atributos de Deus gera o que a Bíblia chama da glória de Deus, a qual demanda dos homens sempre o louvor, a adoração e a obediência em todas as suas ações. Por ser quem é, Deus deve ser cultuado e servido, e não há propósito mais supremo para a educação cristã do que o louvor da glória de Deus. O teólogo e educador Jay Adams explica que glorificar a Deus na educação:

... é atribuir a Ele o peso total ou a devida importância de todas as qualidades que Ele já possui. É atribuir a Ele tudo que Ele realmente é. E fazer tudo (incluindo matemática) para a glória de Deus significa fazer o que quer que seja de tal maneira que a totalidade do peso do relacionamento de Deus com isto seja reconhecido. Glorificar a Deus significa, portanto, fazer Deus pesado ou importante à vista de alguém ou para os olhos de outros, ou ambos.[17]

O Autor na História


Há ainda uma observação fascinante sobre Deus no Éden: ali aprendemos que o Autor da história educacional  participa pessoalmente da história humana. Na pessoa do Filho, Deus se faz presente no princípio, no meio e no fim da história da educação. A Segunda Pessoa da Trindade divina adentra a história humana como mediador entre Deus e o mundo. Ele é, pessoalmente, o princípio de todas as coisas. Ele era o conselheiro da Trindade que, reunida, resolveu: “Façamos...” (Gn.1:26). Ele é a Sabedoria em Pessoa falando em Provérbios 8:22-31. Ele é o Alfa, a primeira causa, o princípio, o começo (Apocalipse 1: 8,17). Ele esteve presente no primeiro ato de criação[18] e continua presente em toda história humana.

Ele adentraria o espaço e o tempo bem no centro da história, mas estava presente desde o seu começo, assim como estará no seu fim. Jesus Cristo, antes de encarnar, era o próprio Verbo, a própria Palavra de Deus, que chamou a luz e todas as demais coisas à existência. (João 1:3) Ele é quem sustenta todas as coisas com o seu poder: “Nele tudo subsiste” (Colossenses 1:17). Sabemos também que o Filho de Deus é o iniciador e o mediador de todo pacto ou relacionamento que possa ser feito entre Deus e os homens. Ele é a própria vida prometida e representada na “árvore da vida plantada no paraíso de Deus”, e a fonte de toda vida natural, espiritual e eterna.

Deus, o Filho, é também o Ômega, o fim, o propósito da existência de todas as coisas e o alvo a que todos os acontecimentos se dirigem. Ele é o fim de toda atividade humana. E mais, Ele é pessoalmente O Fim com o qual tudo e todos haverão de se encontrar no final da história e prestar contas. Deus, o Pai, quis que tudo existisse por causa dele, por meio dele e para ele, que tudo se reunisse nele, que tudo servisse para a sua glória e para a sua exaltação (Rm. 11:36). Jesus Cristo permanece para sempre como o verdadeiro governante e herdeiro do mundo criado. A educação só é teocêntrica quando ela eleva Aquele a quem o Pai elevou, ou seja, quando ela se centra em Cristo. Qualquer educação que se proponha a ser verdadeiramente cristã precisa tê-lo como seu centro e Senhor; como seu princípio, meio e fim; precisa ter olhos para ver Cristo no Éden e na sala de aula, para ensinar Cristo em toda disciplina, para servir e agradar a Cristo em todos os seus intentos.

 

Ao deixarmos esse capítulo, concluímos com uma citação do teólogo Herman Bavink em sua Paedagogische Beginselen, que parece incluir e relacionar todas as aplicações que temos feito sobre a importância 1) da visão do início da história, 2) da revelação e 3) da pessoa de Deus como princípios fundamentais da educação cristã-reformada:

A Bíblia é o livro que orienta o homem também no mundo presente. Isso é evidente se alguém simplesmente lembrar que a Escritura nos fornece uma visão da natureza que não pode ser equiparada por qualquer outra; que ela apresenta uma explicação da origem, da essência, e dos destinos dos homens que tem sido buscada em vão pela ciência e pela filosofia; que ela nos dá um guia para a história do mundo e da humanidade sem a qual ficaríamos perdidos em um caos de eventos. E tudo isso a Escritura nos apresenta de uma forma que é apropriada para eruditos e simples, para idosos e crianças. Aquele que é intruído nas Escrituras e é educado por ela, é levado a uma posição vantajosa da qual ele contempla a grande totalidade das coisas. O seu horizonte se estende até os confins da terra. Ele abrange em seu pensamento o começo e o fim da história. Ele sabe o seu próprio lugar na história, porque ele vê a si mesmo e a todas as coisas primeiramente em sua relação com Deus, de quem, por quem, e para quem todas elas são.[19]

 

Aplicação Educacional  Sobre a Pessoa de Deus como Autor da Educação


Pressupostos e Princípios:


- A existência do Deus pessoal que se revela na Bíblia é o pressuposto essencial da educação cristã. A Pedagogia cristã não precisa se preocupar em provar para ninguém a sua existência. No fundo, todas as pedagogias seculares sabem que Ele existe e estão, como tolos, enganando a si mesmas e aos seus seguidores dizendo que não há Deus. Elas têm se extraviado e se tornado inúteis. Que a nossa teoria pedagógica declare destemidamente o nome do Deus Criador, e apegue-se com firmeza à palavra da revelação e à visão de mundo teísta, téo-referente e teocêntrica.

- A pessoa de Deus é o alicerce da educação cristã. A existência do Deus pessoal e absoluto da Bíblia é o fundamento da filosofia educacional cristã. Solano Portela afirma que o ser, a existência, o conhecimento, o caráter, a lei, e o propósito de Deus são, por sua vez, o alicerce ontológico,  metafísico, epistemológico, ético, nomístico e teleológico da educação[20]. Isso significa que todas as nossas teorias e práticas se derivam desses pressupostos ligados à pessoa de Deus. A singularidade e a dignidade do aluno, a possibilidade e a unidade do conhecimento verdadeiro, o conteúdo de nosso currículo, a existência de uma lei objetiva e de valores absolutos, a necessidade da disciplina e a afirmação de nossos alvos educacionais, todas essas coisas estão firmadas na pessoa de Deus. E se a educação cristã e a educação não-cristã discordam em seu fundamento e pressuposto principal, não pode haver muita coisa em comum entre nós. Na realidade, o pensador Cornelius Van Til diria que nós não temos nada em comum, nem um porcento, e devemos ter muito cuidado em nosso relacionamento com a pedagogia secular! Seja qual for o contato que tivermos com ela - o que para nós, educadores brasileiros, é constante e inevitável, seja em nossos cursos de pedagogia, em nossos livros didáticos, com nossos colegas de profissão, etc. – devemos ter sempre em mente essa diferença, essa antítese essencial, tanto para não adotarmos impensadamente idéias e práticas que ignoram ou rejeitam o nosso Deus, como para testemunharmos dEle mantendo nossa confissão e procedimento firme e consistente diante do mundo incrédulo. Nós devemos ser, como educadores, sal na terra e luz no mundo, e que comunhão pode haver entre a luz e as trevas, entre a educação teo-referente, teocêntrica e teísta, e a educação humanista, antropocêntrica e idólatra?

- Como autor da educação, Deus tem um plano educacional para cada pessoa e situação histórica, e a pedagogia cristã deve buscar compreendê-lo. Nosso programa precisa estar alinhado ao Dele. As implicações desse princípio são muitas: 1) A filosofia educacional cristã deve buscar compreender o plano e projeto educacional de Deus, não inventar os seus próprios esquemas. Ela busca identificar e imitar o plano de Deus, pois só assim será bem-aventurada e bem sucedida no que realizar. 2) No final das contas, só o plano de Deus será realizado. Será inútil batalhar para estabelecer algo diferente da vontade de Deus. Ou esse projeto não irá avante, ou no fim esses esforços serão perdidos. Se, contudo, estamos conscientemente e concordemente agindo do lado de Deus, podemos estar certos de que o Deus soberano e todo-poderoso nos abençoará, e as obras das nossas mãos serão estabelecidas. 3) E mais, se afirmamos que o próprio Deus participa pessoalmente da história humana, estando presente no início, no meio e no fim de cada empreendimento educacional cristão, e sendo cada um de nós personagens no meio dessa história, abarcados pelo plano de Deus, então podemos estar certos de que Deus está presente, na pessoa de seu filho e de seu espírito, agindo na educação do seu povo, em nós e por meio de nós. Ele se preocupa pessoalmente com a nossa educação. 4) Se o plano de Deus é centrado em Cristo, na bendita Pessoa divina que adentrou a história humana para redimir o homem e sua educação, então o projeto educacional cristão coletivo e individual deve estar centrado em Cristo, deve buscar enxergar a sua presença a cada momento educativo, deve ouvir a sua voz e imitá-lo em tudo.

- A pedagogia cristã deve pôr o aluno face a face com Deus. Ela faz isso quando vê a Deus como o fato principal e todos os demais fatos educacionais como originados e dependentes dEle. A educação invariavelmente se ocupa com fatos (ontológicos, psicológicos, relacionais, cognitivos – na teoria educacional; e históricos, numéricos, lingüísticos, etc. – no conteúdo curricular ) e todos devem ser devidamente relacionados a Deus. Ele deve ser reconhecido e exaltado como o criador e mantenedor de todos os fatos, como quem tem a autoridade de ordenar o modo de funcionamento de cada fato, como aquele que chama as coisas à existência, sendo a própria fonte da vida, da sabedoria, da luz, da Palavra, e do verdadeiro significado de tudo o que existe. Portanto, seja no ensino curricular, nos relacionamentos escolares, no desenvolvimento de atitudes, na administração da disciplina, na elaboração e imposição das regras escolares, o aluno deve ser sempre confrontado com a existência, com a presença, com a vontade, com o conhecimento, com as leis e com a verdade de Deus.

Direcionamentos Práticos:


- Não busque provar para seus alunos (como se eles devessem chegar a essa conclusão por sua razão ou julgamento crítico) que existe um Deus, mas afirme ou pressuponha a existência de Deus. Eles sabem que Deus existe. A criação proclama a existência do seu autor. E use frequentemente textos como o Salmo 14 e Romanos 1 que declaram a tolice e a perversão que é o negar a Deus.

- Refira-se sempre a Deus como uma pessoa, ou seja, um ser com racionalidade, sabedoria, vontade, sentimentos, atributos morais, e mostre como toda a sua criação, (especialmente nós, como seres pessoais) reflete e revela seus atributos pessoais. Recentemente ouvi uma série de palestras sobre nutrição proferidas por uma aclamada professora norte-americana, em que ela fazia frequentes afirmações como “a mãe natureza sabia que...”, “a natureza colocou esse nutriente...”, “a natureza nos fez com a capacidade de ...”, e num momento ela chegou a dizer: “a mãe natureza, em sua infinita sabedoria...” Você percebe o contraste entre a educação secular e a cristã? Sem poder negar a imensa sabedoria revelada no funcionamento do corpo humano e dos componentes nutricionais encontrados na criação, essa professora falhou em não atribuir essa qualidade à Pessoa Divina que a estabeleceu. A teoria da evolução faz exatamente isso: ela atribui toda a ordem, a verdade, a personalidade, a inteligência que há no mundo à algo impessoal, ao acaso. Como educadores cristãos, nós precisamos ver e declarar a racionalidade, a moralidade, a vontade e os próprios sentimentos de Deus em todos os fatos educacionais.

- Enfatize para as crianças, sempre de maneira positiva, a autoridade de Deus e de sua Palavra sobre a nossa vida. Sempre que os seus alunos lhe fizerem a pergunta: Por quê? (Por quê isso funciona assim? Por quê isso é bom? Por quê isso é verdadeiro? Por quê isso é justo? Por quê eu devo agir assim?) responda-lhes, em última instância, apontando para a pessoa de Deus: Porque Deus fez assim. Porque Deus julga que é bom. Porque Deus diz assim. Que seus alunos aprendam assim a relacionar a explicação de todas as coisas à Deus.

- Cuidado para nunca ignorar, nem rejeitar, nem diminuir a importância de Deus e do seu relacionamento com cada assunto/fato curricular. Busque, em cada assunto ensinado, relacionar esse aspecto da criação com Deus como o autor de toda a verdade. Que a totalidade do peso do relacionamento de Deus com a matemática, com a botânica, com os agentes comunitários,  com os astros celestes, com as instituições humanas seja reconhecido. Glorificar a Deus na educação requer nada menos do que isso.

- Encare um aspecto de seu trabalho de professor/administrador/supervisor como sendo o de colocar seus alunos, professores ou colegas face a face com Deus: com seus atributos gloriosos, com a sua glória revelada na criação, com sua vontade revelada nas leis naturais e nos mandamentos bíblicos, como dependentes dele para sua motivação, padrão e alvo de toda a sua vida a educação. Não tema orar com eles, no início, no meio ou no fim de uma aula, reunião ou encontro ocasional. Não tema cantar um hino ou canção de louvor diante da glória dos atributos de Deus estudados numa matéria. Não tema agradecer a Deus pela sua presença e revelação no âmbito educacional.

- Veja-se a si mesmo em sua posição de educador e a cada um de seus alunos como decretos vivos de Deus a desenrolarem-se na história, como parte do seu plano eterno e poderoso. Em vista de seus fracassos, não se desespere; em vista do seu sucesso, não se orgulhe. Em vista de uma circunstância difícil ou de um problema complicado, lembre-se de que eles foram especificamente decretados por Deus para este exato momento e com um propósito bom. Em face de um aluno excepcionamente debilitado, quem sabe surdo, altista ou cego, saiba que foi Deus quem o pôs nas suas mãos para o bem dele e seu. Não creio que haja uma verdade mais libertadora e confortante para o educador cristão do que a da pessoa soberana e bondosa de Deus. Coloque cada aula e situação nas mãos de Deus e peça que Ele se faça presente e aja; e ore para que Deus use seus esforços de acordo com o seu plano e para a sua glória.



[1] Van Til, Cornelius. Essays on Christian Education (Ensaios sobre Educação Cristã) (Phillipsburg: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1979), p. 39.
[2] Pratt, Jr., Richard L. Every Thought Captive (Todo Pensamento Cativo) (Phillipsburg: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1979), p. 13.
[3] Calvino, João. Beeke, Joel R. (Ed.) 365 Days with Calvin (356 dias com Calvino) (Grand Rapids: Reformation Heritage Books & Day One Publications, 2008),10 de fevereiro.
[4] Kuyper, Abraham. Calvinismo (São Paulo: Cultura Cristã, 2002), p. 66.
[5] Van Til, Essays, p. 81.
[6] Ibid., p. 85.
[7] Ibid., p. 131.
[8] Machen, The Christian View of Man, p. 34.
[9] Santos, Valdeci. Educação cristã: conceituação teórica e implicações práticas. In: Matos, Alderi; Lopes, Augustus, et al (orgs). Fides Reformata: Edição especial – Educação. (Revista do Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ), vol. XIII, no 2. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008), p. 164.
[10] Bayne, Stephen. God is the teacher. In: FULLER, Edmund (org). The Christian idea of education. (New  Heaven, Connecticut:Yale University Press, 1975), p. 255.
[11] Santos, op.cit, p. 163.
[12] Clark, Gordon H. A Christian Philosophy of Education. (Uma Filosofia Educacional Cristã) (Jefferson: The Trinity Foundation, 1988), p. 23.
[13] Ibid., p. 21-22
 
[14] Van Til,. Christian Apologetics, p. 10
[15] Ibid., p. 6.
[16] Hodge, A. A. Confissão de Fé de Westminster comentada por A. A. Hodge. (São Paulo: Os Puritanos, 1999), p. 84.
[17] Adams, Jay E. Back to the Blackboard: Design for a Biblical Christian School. (Phillipsburg: Presbiterian and Reformed Publishing Company, 1982), p. 23.
[18] A sabedoria personificada em provérbios 8:22-31 é frequentemente associada com a pessoa do Filho, e assim sendo, temos neste provérbio uma maravilhosa descrição da participação de Deus, o Filho, na obra da Criação e no início da história humana.
[19] Engelsma, David J. Reformed Education, p. 25-26.primeira citação?
[20] Cf. Fides, p. 149.

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