“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Finalmente! Curso de Inglês Fonético Online!


Eu estava ansiosa para escrever esse post! Se a razão de ser desse blog é, com muitos esforços e limitações, traduzir e disponibilizar em língua portuguesa algum material que é encontrado na língua franca de hoje (o Inglês), vocês podem imaginar que nada poderia ser melhor do que cada aluno ou profissional ter um conhecimento básico da língua inglesa, para ter acesso direto a toda essa riqueza de material que ainda não foi traduzido, e para poder avançar em seus estudos práticos ou acadêmicos cristãos! Eu creio que ter acesso à língua franca de uma época – o grego e o latim no passado, e o inglês, na atualidade - é o segredo que explica porque os reformadores e as grandes mentes do passado puderam avançar tanto em seu conhecimento das Verdades de Deus. E por isso, eu vejo claramente a grande necessidade de alunos e professores brasileiros aprenderem a língua inglesa – de verdade!

Como aluna formada em curso de Inglês, e professora de Inglês para crianças, Já há muito tempo esperava que surgisse um material mais eficiente para o ensino dessa língua estrangeira. Você suspeita, como eu, que existe alguma coisa errada com os cursos de inglês disponíveis na educação elementar, e mesmo nas tão aclamadas escolas de inglês? Você já sentiu que você, seus filhos ou seus alunos passam anos estudando em cursos de inglês, seja na escola primária, seja em escolas especializadas, que focalizam ora a gramática, ora a memorização de vocabulário aleatório, mas não conseguem avançar como esperariam, e progridem muito lentamente, especialmente quando se trata de entender o inglês falado, ou de falar e pronunciar corretamente?

Minha opinião é que isso pode ser um problema com o método de ensino de Inglês como segunda língua. Sabemos que nenhuma criança de dois anos aprende a falar Português sem ter contato com a língua por meio de todos os seus sentidos - vendo, ouvindo, repetindo, apontando, etc., e nenhuma criança em idade pré-escolar aprende a ler e a escrever em Português sem partir do B-A-BA. Se isso é verdade em nossa língua materna, por que esperaríamos que uma segunda língua possa ser aprendida de maneira totalmente diferente?

Por isso, eu recomendo o recém-lançado curso de inglês à distância da A BEKA: “Inglês como Segunda Língua”  produzido pela conhecida A Beka Academy, uma escola cristã norte-americana com sede em Pensacola, na Flórida, e especializada na produção de material impresso e visual-auditivo da maior qualidade para ensino à distância, muito conhecido nos Estados Unidos, os quais tenho pessoalmente testado e aprovado na “homeschool” dos meus filhos. Acho que seria útil para crianças e adultos estudarem em casa, para famílias aprenderem inglês juntos, para grupos de alunos que queiram se reunir uma vez por semana para fazer uma ou mais aulas ou mesmo como um programa completo de inglês para a educação elementar, para ser usado numa sala de aula equipada com uma tela de bom tamanho, e com a presença de um professor que saiba inglês apenas para organizar, supervisionar e auxiliar os alunos que estarão assistindo o curso.

Estes são os principais pontos fortes desse curso que me levam a recomendá-lo:

1-      Ele imerge o aluno ao máximo na língua inglesa, enfatizado a visualização, o ouvir, a fonética, a leitura e a repetição prática.

2-      Ele força o aluno a entender a segunda língua, sem que o aluno possa recorrer constantemente à língua materna para explicações e comandos, pois o professor realmente só fala em Inglês.

3-      Ele tem três níveis, que se adaptam ao seu conhecimento atual e o encaminham até um inglês bem avançado, servindo para crianças e adultos, e se aprofundando a ponto de preparar para exames como o TOEFL.

4-      Ele pode ser feito totalmente à distância: a matrícula, o pagamento, o download dos vídeos e dos materiais escritos são realizados totalmente online. Só o que você precisa é de um computador e internet.

5-      É barato! Cada nível custa $99 dólares para um indivíduo ou $299 para grupos ilimitados de alunos, apropriado para ser usado em salas de aula de escolas ou para um grupo que queira se reunir para fazer o programa.

6-      É um programa cristão, e é raro encontrar um programa de inglês eficiente e cristão: você não precisará se expor a vocabulário de festa de Halloween, ou a letras de músicas não-apropriadas.  A A BEKA não é uma escola de linha doutrinária reformada, mas aí já seria querer demais em Português... Ou quem sabe um dia?

Você pode encontrar mais informações (em português!), assistir a um vídeo de apresentação e ainda ver uma demonstração de uma aula em cada nível no site:



Acredito que vocês não ficarão desapontados com esse curso, e estou ansiosa para ouvir a opinião de indivíduos ou de escolas brasileiras que começarem a descobrir e a usar esse material!
Karis B. G. Anglada Davis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário